O Grupo Bernardo da Costa tem um Departamento da Felicidade, uma ideia que surgiu em 2017. “Mas ideia tem uma base que é a cultura organizacional que existe na empresa desde 1957”, afirma Ricardo Costa, CEO do Grupo. “O que eu fiz foi adaptar esta cultura organizacional aos novos tempos”.
Ricardo Costa acredita que o segredo do sucesso está nas pessoas e por isso pensou: “Por que não termos um departamento que cuide das pessoas que são o nosso maior ativo?”.
Este é um departamento que leva a cabo inúmeras iniciativas sempre com o objetivo de promover o bem-estar dos seus colaboradores.
As viagens do Departamento da Felicidade
Uma das iniciativas promovida pelo Departamento da Felicidade é uma viagem para um destino paradisíaco. “É proibido falar de trabalho nessa semana”, conta Ricardo Costa.
Ricardo Costa adianta ainda que esta abordagem também traz consigo alguns desafios. “Comecei a perceber que para algumas pessoas a viagem estava a ser um constrangimento”. Em alternativa à viagem, há a possibilidade de receber um salário extra. "No primeiro ano 40% escolheram a viagem, atualmente a percentagem já virou", afirma.
Veja ou reveja o episódio na íntegra: Conversas sem Preço com Ricardo Costa.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #conversas sem preço,
- #cultura organizacional,
- #empresas,
- #felicidade,
- #liderança
Deixe o seu comentário