A ferramenta financeira que aqui colocamos à sua disposição permite converter entre Taxa Anual Efectiva e Taxa Anual Nominal Bruta, a TAE e TANB. Desta forma, verá facilitada a comparação de depósitos entre bancos (porque uns anunciam as taxas nominais - TANB - e outros as taxas efectivas - TAE).
Se quiser converter de TAE para TANB, deve usar o quadro do lado esquerdo. No caso de querer converter entre TANB e TAE, deve usar o quadro da direita.
Em qualquer dos casos o preenchimento é extremamente simples. Coloca a taxa (TAE ou TANB) e o número de períodos num ano e obtém imediatamente a taxa respectiva (TANB ou TAE). O número de períodos num ano corresponde à periodicidade com que os juros são pagos. Exemplo: num depósito a 90 dias, se os juros forem pagos mensalmente, deve colocar 12, pois existem 12 meses num ano. Se o mesmo depósito a 90 dias só pagar juros no vencimento (ao fim de três meses, portanto), deve colocar 4, pois existem 4 períodos de três meses num ano.
Esperamos que esta ferramenta seja mais um suporte à escolha do melhor investimento para o vosso dinheiro. 🙂
Olá Pedro,
Muito , muito obrigada por explicar de forma tão simples ” as nossas contas “.
… tem noção de quanto está a ajudar os seus concidadãos ? MUITO!
Bem haja.
Maria
Hum, percebi. Obrigada.
@m.elis,
Já estou a ver!
Para o cálculo dos juros utiliza-se a taxa nominal.
A taxa real é a taxa que representa o custo do crédito já descontando a inflação. O que isto quer dizer é que uma TAE de 5% é diferente quando a inflação é 6% ou quando a inflação é 2%.
Olá Pedro,
Segundo o IAPMEI não é a mesma coisa. Eis o que eles explicam (fonte: site IAPMEI – temas de A a Z):
Taxa Nominal
A taxa de juro nominal é a taxa que obrigatoriamente deve ser indicada em todos os contratos de crédito ou nas aplicações, e corresponde ao período de um ano.
Taxa Efectiva
Quando existem capitalizações dentro do período da taxa nominal, esta não reflecte o valor efectivo da taxa. Assim, torna-se necessário converter a taxa nominal em taxa efectiva.
Taxa Real
Taxa real é a taxa efectiva corrigida pela taxa de inflação do período da operação.
Não entendo muito bem!
Para efeitos de cálculo de determinação de juros qual usamos?
Desde já obrigada
@m.elis,
Confesso que o termo taxa real é-me desconhecido, embora penso que poderá estar associada (ou mesmo ser um sinónimo) à taxa efectiva.
Acho muito interessante este conversor, mas quando falamos em taxas fico sempre com algumas dúvidas.
Já ouvi falar em taxa nominal, taxa real e taxa efectiva e são conceitos diferentes. Se relativamente à nominal parece claro, quanto à real e efectiva pensei que significavam o mesmo. E parece que não.
Se alguém me esclarecer, agradeço.
m.elis
Viva,
Se não der muito trabalho, gostaria de ver como se deduz estas fórmulas de conversão das taxas.
Em resoosta ao comentário sobre a TAEG, claro que ha interesados, é votar ca para fora esses calculos todos e mais alguns, eu por exemplo gostava que fosse feito uma tabela em que se pudesse introduzir, o spread, classe de bonificação, numero de agregados familiares, TRCB (taxa de referencia para o calculo de bonificações , etc, etc, uma vez que os bancos não nos mostram esses calculos, aja quem o faça, para que outros como eu que não tiveram possibilidades de tirar um curso de contabilidade tambem fique a saber algo, para que nós posamos comparar o que os bancos nos ocultam, no meu caso tenho que me dirigir ao banco sempre que queira saber qual o valor da minha bonificação que o estado me dá, que só assim é que consigo calcular o valor do juro.
Continuem
Obrigado
Manuel Luís
Este Blog tem-se sido especialmente útil
numa altura em que devemos estar especialmente atentos às alterações que tão rapidamente se operam no mundo financeiro,
Obrigado
Eu acabei de fazer um deposito Premier no Caja Duero durante 3 meses à taxa de 6,347% TANB