Na realidade a questão tem uma resposta muito simples, mas que ao mesmo tempo não contempla toda a realidade. Em termos simplificados, devemos assumir que se a TAN do crédito habitação for superior à TAN do depósito a prazo então é preferível amortizar. Contudo, esta situação assume dois pressupostos que podem não ser exatamente verdade:
- É possível investir a poupança mensal na prestação do crédito habitação a uma taxa idêntica à do depósito a prazo com que estamos a comparar;
- Em caso de necessidade é possível voltar a contrair um crédito e obter liquidez financeira.
Com o objetivo de efetuar uma comparação entre as hipóteses (e tendo os pressupostos mencionados em mente), o financaspessoais.pt apresenta hoje uma ferramenta/simulador que lhe permite calcular qual a diferença (em termos de valor futuro) entre a opção de amortizar ou investir.
Este novo simulador é bastante útil pois para além de permitir efetuar uma comparação financeira pode ser utilizada isoladamente como simulador de prestações de crédito habitação, simulador de amortizações antecipadas, simulador de depósitos a prazo e análise comparativa. Na prática, o simulador permite-lhe responder às seguintes questões:
- Qual o impacto no crédito habitação de uma amortização antecipada, ao nível do valor da prestação mensal e do total de juros a pagar;
- Qual o rendimento esperado de uma aplicação ao longo de um determinado prazo (com juros capitalizáveis ou simples);
- Qual será financeiramente a opção mais vantajosa, investir no depósito a prazo ou amortizar no crédito habitação (assumindo prazos iguais e que a poupança mensal do Crédito Habitação é investida).
Para experimentar basta navegar até à página do simulador e carregar na imagem que está no início do artigo. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos por favor deixe um comentário. Teremos todo o gosto em ajudá-lo. 🙂
Leia ainda: Crédito Habitação: Transferir ou amortizar?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #amortização,
- #Crédito habitação,
- #créditos,
- #depositos a prazo,
- #investimentos
Parabéns pelo seu Blog!
E quanto a consolidação de créditos. Por exemplo: crédito habitação mais crédito formação (90000€ + 10000). Aconselha?
Olá,
Antes de mais parabéns pelo blog. Só é pena ser pouco actualizado mas não se pode pedir tudo 🙂
Já por várias vezes me deparei com esta situação… Sempre que vencem os juros penso que será agora que amortizo o empréstimo. Mas depois faço umas contas e vejo que a melhor opção é um depósito a prazo.
euribor3m + spread < Taxa líquida do depósito!
Para mim é uma situação estranha, saio beneficiado se tiver dinheiro para pagar o empréstimo mas é-me mais rentável aplicar o dinheiro em depósitos do próprio banco!!
Atenção aos seguros, obrigatórios e em função do valor em dívida.
Abraço
Legal o Post Pedro!!! Abraços e Sucesso!!!
Boas…
Excelente ferramenta… Muito util para Análise e comparação de diversas estratégias…
Com a ferramenta todos podemos estipular uma estratégia simples para liquidação antecipada do credito habitação, sempre tendo em conta o custo/beneficio de tal estratégia.
Parabéns…
Olá,
tenho acompanhado com grande interesse o seu blog, os meus parabéns.
A propósito de CH queria deixar aqui uma pergunta que é mais uma perplexidade. Tenho um CH acompanhado dos seguros de vida, feitos na seguradora do mesmo grupo do banco. Solicitei, já em dezembro do ano passado a actualização automática do capital dos seguros ao capital em dívida. Têm feito orelhas moucas dizendo sempre que hei-de receber os estornos com as data valor certas, mas continuam a cobrar sem actualizar o capital, de tal maneira que a última cobrança é cerca de 25% superior ao que é devido. Para meu espanto, vou-me convencendo que esta é a prática da generalidade dos bancos/seguradoras. Será isto verdade, ou estarei enganado? E se é, não vos espanta que as autoridade não façam nada, quando se viu tanto empenho em produzir e publicar a actual legislação?
Quando digo que pretendo actual sobre a autorização de débito em conta, para baixar o valor a cobrar, dizem-me “de boca” que não o posso fazer porque não é um débito directo.
Agradeço antecipadamente os vossos comentários.
vítor duarte
Amortizando no emprestimo reduz-se o capital em divida,
logo também reduz o valor de seguro a pagar (caso exista).
@Ana Cruz,
Sem conhecer mais detalhes não estou a ver forma de a obrigarem a assinar esse contrato, a não ser que haja alguma cláusula relevante.
Olá Pedro
Obrigada desde já pelo seu blog:-)
Gostava se possivel de um esclarecimento pois n consegui inscrever-me no forum:( (já enviei o registo mas n recebi nada)
Tenho um multi-opções que estava anexado a um CH que entretanto consegui liquidar, o spread do M-opções é de 0,85% e agora a CGD quer que eu assine um novo contrato com um novo spread de 2,60%, é legal o que eles estão a fazer? sou obrigada a assinar? dizem-me que sem o CH o spread n pode ser tão baixo mas o novo contrato diz por acordo das partes e lógicamente eu n estou de acordo, não me informaram de nada anteriormente antes de eu liquidar o CH e agora dizem que tenho de assinar sem me darem motivos lógicos e dentro da lei!
Será que me pode ajudar por favor?
Obrigada
Ana Cruz
Ferramenta impecável, obrigado…
Fantástica ferramenta.
Só é pena não dar para fazer download.
Cumps