Cartões de crédito são um meio de pagamento muito utilizado, mas também são "temidos" já que, quando usados de forma desregrada, podem trazer problemas.
Assim, quanto mais, e melhor, estivermos informados sobre a utilização de cartões de crédito, melhores decisões financeiras podemos tomar. Sabia que pode obter dinheiro de volta com o seu cartão de crédito? Sabia que o correto uso de um cartão de crédito pode beneficiá-lo quando quiser pedir um empréstimo?
Neste artigo, vamos abordar diversas situações nas quais compensa ter um cartão de crédito.
Atribuição de cashback
O termo cashback significa devolução de dinheiro. Por exemplo, se tiver um cartão de crédito com um cashback de 2%, significa que por cada compra que fizer com esse cartão recebe 2% do valor de volta. Ou seja, vamos supor uma compra de 500€, ao pagar com o seu cartão de crédito recebe 10€.
Porém, existem algumas situações que deve analisar antes de obter um cartão de crédito com modalidade cashback. Primeiro, deve optar pela melhor percentagem de cashback. Ao mesmo tempo, deve avaliar a anuidade e a taxa de juro associadas ao cartão. Quando os benefícios são maiores, podem fazer aumentar os encargos. Assim, deve perceber se compensa para uma certa percentagem de cashback, a anuidade e juros que vai pagar, pois, por vezes, por muito significativo que seja o benefício, pode não compensar perante os encargos.
Outra situação a ter em conta passa pelos limites impostos. Por vezes, para beneficiar da percentagem de cashback tem de ter gastos superiores a um certo valor. Nestes casos, deve utilizar estes cartões em despesas maiores, de modo a maximizar o reembolso no mês seguinte.
Leia ainda: Vai usar o cartão de crédito nas férias? 10 cuidados redobrados
Transações internacionais
Outra situação onde compensa ter cartões de crédito prende-se com as transações internacionais. Vai viajar para o estrangeiro? Ter um cartão de crédito nesta situação compensa, pois, estes são aceites em praticamente todo o mundo (ao contrário do que acontece com um cartão de débito normal).
No entanto, deve ter em atenção que as taxas associadas aos cartões de crédito variam consoante sejam países dentro ou fora da Zona Euro. Dentro da Zona Euro é possível fazer pagamentos com cartão com as mesmas comissões das transações nacionais. No entanto, fora desta zona já as comissões variam consoante o banco e o tipo de cartão.
Leia ainda: Vai pedir o primeiro cartão de crédito? Conheça alguns dos cuidados a ter
Melhor pontuação de crédito
O que é a pontuação de crédito? O método de pontuação de crédito, ou credit scoring, baseia-se no historial financeiro da pessoa que solicita o serviço, de modo a perceber o risco envolvido em conceder-lhe um empréstimo. Por outras palavras, passa por uma análise que as instituições financeiras fazem para determinar se o cliente é ou não um bom pagador. Dessa forma, quanto melhor for a sua pontuação de crédito, melhores as suas possibilidades de obter um empréstimo, quando necessário.
Qual a relação entre a pontuação de crédito e cartões de crédito? Tendo um cartão de crédito está automaticamente implícito o pagamento do valor que vai usando. Se o fizer de forma incorreta e falhar pagamentos, ou se atrasar, a sua pontuação diminui, o que poderá prejudicar a cedência de crédito. No entanto, quando utiliza os cartões de crédito corretamente, faz todos os seus pagamentos a tempo e horas, isto terá uma influência positiva na sua pontuação de crédito. Assim, se no futuro necessitar de pedir um empréstimo, a viabilidade do mesmo será muito mais facilitada.
Leia ainda: 10 dicas para liquidar “depressa” a dívida do cartão de crédito
Atribuição de descontos
Uma outra situação onde pode compensar ter cartões de crédito é a atribuição de descontos. São vários os cartões de crédito que em parceria com diversas entidades, oferecem descontos percentuais em várias áreas de consumo, tais como, saúde, bem-estar, entre outras. Estes descontos variam de cartão para cartão. No entanto, dispõe de diversas opções para usufruir de descontos em artigos ou serviços que usa habitualmente. Deve, no entanto, analisar quais os descontos disponíveis em cada banco, pois estes variam, assim como as comissões associadas ao cartão. Por muito que um cartão de crédito lhe ofereça descontos, se pagar mais em comissões do que o desconto que usufrui poderá não compensar.
Leia ainda: 6 razões para entregar o seu cartão de crédito
Ganho de milhas aéreas
Gosta de viajar? Se sim, existem cartões de crédito benéficos para si. Uma das vantagens de ter cartões de crédito é a oferta de milhas aéreas. Assim, poderá acumular milhas aéreas com as suas compras pagas com o cartão de crédito, que depois poderá trocar por viagens nas companhias aéreas associadas. Por exemplo, vamos supor que por cada euro que gasta acumularia uma milha. Depois, poderia trocar essas milhas por uma viagem de avião numa determinada companhia aérea, sendo que pode, ou não, ter prazo limite para gastar.
Leia ainda: Tem cartão de crédito? Saiba como funciona e quais os cuidados a ter
Atribuição de pontos
Outro benefício da utilização de cartões de crédito é a acumulação de pontos. Ao acumular pontos com as suas compras pagas com cartão de crédito pode, posteriormente, trocá-los por artigos e/ou serviços dentro de várias áreas como beleza, lazer, turismo, restauração, moda, entre outros. O sistema de atribuição de pontos tem benefícios e uma rede alargada de parceiros, no entanto, deve analisar a oferta de modo a garantir que as comissões não são excessivas e que lhe compensa. De salientar que nem todos os cartões de crédito têm comissões associadas.
Leia ainda: Sabe quais são as informações que integram um cartão de crédito?
Cartões Premium
Muitos cartões de crédito têm a modalidade premium. Neste caso, falamos de um cartão com muito mais benefícios, que tendencialmente é acompanhado de anuidades mais elevadas. No entanto, para quem usufrui da maioria destes benefícios pode ser compensatório.
Enquanto nos outros tópicos falamos de benefícios isolados, no caso dos cartões premium estamos a falar da concentração de todos esses benefícios e mais alguns. Um cartão premium pode oferecer milhas aéreas, sistema de pontos e descontos, seguros para viagens, descontos em combustíveis, pacotes de seguros com as mais diversas e completas coberturas, entre outros benefícios. Logo, é um cartão com mais custos, contudo, pode compensar quando soma tudo.
Lembre-se, na escolha de um cartão de crédito, como em qualquer decisão financeira que tome, deve garantir que está informado, de modo a escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.
Leia ainda: Tenho mesmo de utilizar o cartão de crédito no estrangeiro?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário