A Euribor é um dos principais indicadores para a maior parte dos créditos habitação em Portugal. Trata-se de uma taxa de referência que reflete a taxa estimada que bancos da União Europeia cobrariam para emprestarem dinheiro entre si sem garantias, sendo calculada com base em múltiplos exemplos reais reportados por um painel alargado de bancos que realizam operações regulares nos mercados monetários europeus.
Esta taxa ou indexante de referência é calculada todos os dias sendo o seu valor resultante da média aritmética do conjunto de taxas selecionadas dos exemplos reais reportados pelos bancos..
A Euribor é calculada por referência a diferentes prazos: uma semana, um mês, três meses, seis meses e um ano. Todos os dias são anunciados os valores da Euribor para cada um destes prazos.
Por regra, a taxa de referência utilizada para cálculo da taxa de juro aplicável num contrato de crédito com taxa variável corresponde ao período em que essa taxa é revista. Por exemplo, num contrato de crédito associado à Euribor a três meses, a taxa de juro aplicável e, por consequência, o valor da prestação a pagar pelo cliente são revistas trimestralmente; num contrato com a Euribor a seis meses, a revisão será semestral.
Os créditos habitação em regime de taxa de juro variável vão estar, assim, sujeitos à flutuação da Euribor. A oscilação faz com que a prestação suba ou desça, em linha com aquela flutuação. Assim, é importante estar atento para perceber o impacto desta taxa nos seus encargos e evitar surpresas. Para minimizar o impacto destas flutuações, é comum os bancos utilizarem não a Euribor de um determinado dia mas sim a média aritmética da Euribor para o prazo relevante calculada por referência ao mês anterior ao da revisão da taxa e da prestação.
Pode consultar esta tabela com as médias mensais da Euribor e recorrer à Calculadora de Prestação de Crédito Habitação do Doutor Finanças para fazer contas e perceber o impacto da Euribor na prestação do seu empréstimo.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #Crédito habitação,
- #euribor
Gostaria de saber se o banco pode obrigar o cliente a fazer um acordo somente de Euribor a 12 meses. Estou a negociar com a CGD e pedi a 6 meses ao qual me foi respondido que não era possível. Será legal o banco decidir?
Olá, Amélia.
Sugiro que preencha o formulário de Crédito Habitação do Doutor Finanças. Em breve será contactada e pode colocar a sua questão.
Este processo não envolve qualquer custo ou compromisso.