Tem alguma liquidez disponível e gostaria de acabar com algum dos seus créditos mas não sabe qual? Quer acabar com os seus créditos e precisa de ajuda para definir a sua estratégia? Neste vídeo, o Doutor Finanças explica-lhe como decidir o crédito a amortizar.
Como amortizar créditos?
Se quer acabar rapidamente com os seus créditos, deverá procurar seguir as seguintes etapas:
- Retirar mapa de responsabilidades do Banco de Portugal;
- Classificar os seus créditos;
- Iniciar a amortização seguindo a regra do Doutor Finanças.
Como retirar o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal?
A primeira etapa consiste em retirar o seu mapa de créditos. Muitas pessoas pensam que é preciso deslocarem-se a uma das delegações do Banco de Portugal. No entanto, já é possível fazer tudo de forma segura e online, no portal do Banco de Portugal. Será solicitado que coloque o seu número de contribuinte e a sua senha de acesso ao portal das finanças. Instantaneamente irá ser descarregado para o seu computador o mapa do último mês disponível.
Como classificar os meus créditos?
Alguns consultores dizem que a melhor estratégia para amortizar os créditos passa por começar a amortizar os contratos com o montante em dívida mais reduzido. Defendem esta estratégia por uma questão de motivação, o que pode fazer algum sentido.
O Doutor Finanças defende que deveremos começar a amortizar o crédito com a taxa de juro mais alta. E defendemos isto por um motivo muito simples: os créditos com taxas de juro mais altas são os mais caros. Logo, se acabarmos primeiro com os mais caros iremos libertar mais dinheiro todos os meses.
Para melhor compreendermos esta estratégia pensemos na taxa de juro como o retorno de um investimento. Qual o investimento que prefere, um investimento com taxa de retorno de 20% ao ano ou um investimento com taxa de 3%? Rapidamente percebemos que o investimento mais interessante é aquele com a taxa de juro mais alta...
Iniciar a amortização dos créditos!
Depois de identificados e classificados todos os créditos deveremos iniciar o caminho. Pagamos o crédito com a taxa de juro mais elevada e depois de o fazermos deveremos utilizar a liquidez que sobra para liquidar o crédito seguinte e assim sucessivamente. Pode parecer que irá demorar demasiado tempo para liquidar todos os créditos. É verdade. Demora tempo. Mas é uma estratégia que resulta e que acabará por lhe trazer a liberdade que deseja.
A renegociação de créditos pode apressar o processo
Quem contacta o Doutor Finanças tem em média 7 créditos e pode pensar que a estratégia apresentada acima demora muito tempo e que precisa de resolver o problema de forma mais assertiva e imediata. Para estas pessoas poderá fazer sentido conhecer em maior detalhe a solução de consolidação de créditos e a solução de renegociação de créditos. São duas estratégias com grande sucesso para libertar liquidez e trazer-lhe a liberdade que deseja.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #amoritzação,
- #amortização de créditos,
- #amortizar crédito,
- #consolidação de créditos,
- #consolidar créditos,
- #renegociação de créditos
Tenho um crédito outomovel de 12000€ s amortizar 4000€ qual será a percentagem retirada de desse valor com juros d 0.5