Na maioria das instituições financeiras, o spread mínimo praticado já está abaixo de 1%. No entanto, há bancos que estão a ir mais longe, com ofertas de 0%. Atualmente, este é o valor mais baixo do mercado.
Esta oferta é válida, tanto para quem procura fazer a aquisição de um imóvel, como para quem procura melhores condições no seu atual crédito habitação. Por exemplo, se já tem um crédito habitação há alguns anos, o mais certo é que tenha contratado o empréstimo com um spread muito superior ao praticado atualmente pela maioria dos bancos.
Mas se os juros estiveram em alta, porque é que existem bancos a oferecer spreads mais baixos?
Primeiro, é necessário recordar que o spread – que, em conjunto com o indexante, forma a Taxa Anual Nominal (TAN) nos contratos com taxa variável - é a margem de lucro aplicada pelo banco a determinado empréstimo.
Por isso, numa altura em que os juros ainda est\ao elevados têm dificultado o acesso ao crédito a muitas famílias, e agravado a prestação a outras tantas, os bancos têm procurado oferecer condições mais competitivas para continuarem a captar clientes. Ou seja, a estratégia comercial da instituição de crédito pode passar por reduzir a sua margem de lucro, refletida no spread.
É garantido o spread de 0% em todos os contratos de crédito?
Não. Estas condições não se aplicam a todos os contratos, uma vez que estão condicionadas ao cumprimento de determinados limites relativos ao LTV (Loan-to-value), taxa de esforço e prazo do financiamento, assim como à contratação de produtos associados, como é o caso dos seguros.
Atenção: Spread mais baixo não indica crédito mais barato
Para ter acesso ao spread mínimo, muitas vezes terá de contratar outros produtos - como os seguros de vida e multirriscos ou um cartão de crédito - que podem acabar por encarecer o seu crédito habitação.
Imaginemos, por exemplo, que determinado banco lhe oferece o spread mais baixo do mercado. No entanto, em contrapartida, terá de contratar junto da mesma entidade, o seguro de vida e o seguro multirriscos, assim como um cartão de crédito. Esse cartão terá uma anuidade, e os seguros podem ser mais caros comparativamente a seguradoras concorrentes. No fim de contas, o que pagará a mais pelos seguros e pelo cartão pode não compensar a diferença no spread.
Conte com um intermediário de crédito para encontrar a melhor solução
Num momento em que todos os bancos tentam atrair clientes, pode ser fulcral a ajuda de um intermediário de crédito, certificado e experimente, para encontrar um crédito ajustado às suas necessidades.
No Doutor Finanças, contamos com uma equipa de doutores focados em obter as melhores soluções do mercado para si e para a sua carteira. E todo este serviço sem qualquer custo.
Preencha o formulário abaixo e será contactado em breve por um dos nossos especialistas, que avaliará o seu caso e dará seguimento às negociações.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário