No Doutor Finanças sentimos que, no momento de adquirir casa, uma das questões que a grande maioria das famílias procura saber é se existe alguma instituição financeira que financie o crédito habitação a 100%.
Neste artigo vamos responder-lhe a essa questão e mostrar como pode conseguir um crédito habitação a 100%.
A 1 de Julho de 2018 entrou em vigor uma nova lei para a concessão de novos créditos, aprovada pelo Banco Portugal a 30 de Janeiro de 2018. Esta medida introduziu limites a alguns dos critérios usados na avaliação da capacidade dos clientes cumprirem as suas obrigações, abrangendo a concessão de novos créditos à habitação, créditos com garantia hipotecária ou equivalente e créditos ao consumo.
Esta medida determina que nenhuma instituição financeira pode financiar mais do que 90% do valor da escritura de aquisição, sendo que esse mesmo imóvel não poderá ter nenhum outro crédito associado como garantia hipotecária nos 24 meses subsequentes à escritura da aquisição.
Resumindo, o Banco de Portugal recomendou que o rácio LTV (loan-to-value) deve ser inferior ou igual a 90% do valor solicitado para créditos para habitação própria e permanente – ou seja, os bancos não devem emprestar 100% do valor de avaliação ou aquisição (dependendo do valor mais baixo).
Esta medida foi resultado da crise financeira que assolou Portugal nos últimos anos e que fez com que os bancos se retraíssem na concessão de crédito.
Embora o país se encontre numa fase mais favorável, onde os bancos já começaram a conceder novamente crédito para comprar casa, estes preferem continuar a manter o mínimo de risco possível, incentivando os portugueses a constituir uma poupança.
Contudo, e embora não seja simples, ainda existe uma forma de conseguir o financiamento do valor total do crédito imobiliário através da compra de um imóvel do banco.
Aquisição de casas do banco a 100%
Neste momento, a melhor opção e mais simples, para conseguir um crédito habitação a 100% passa por adquirir um imóvel do banco. Para quem desconhece esta alternativa, nós explicamos. Devido à crise económica, que já referimos, foram muitas as famílias que não conseguiram pagar o seu crédito habitação e, por consequência, tiveram que entregar a sua casa ao banco. Contudo, e ainda nos dias de hoje, são muitas as pessoas que perdem o seu imóvel para o banco por falta de pagamento. Pode encontrar estes imóveis através de:
- Balcões das instituições bancárias;
- Websites de redes de mediadores imobiliários parceiros dos bancos;
- Websites especializados na compra, venda ou arrendamento de imóveis;
- Websites imobiliários das próprias instituições financeiras.
Se estiver à procura de casa, e esta lhe parecer a opção mais viável para si, não se esqueça que não deve olhar só para as taxas de juro, como também ver o custo total do crédito que terá de pagar. Escolha um imóvel cujo um financiamento detenha uma prestação mensal adequada à sua carteira. Estas medidas podem ajudá-lo a não se endividar e não lhe acontecer o mesmo que aconteceu ao antigo proprietário da casa.
No entanto, se sente que precisa de ajuda para encontrar o melhor crédito habitação, pode contar connosco. O Doutor Finanças procura, de forma gratuita, as melhores soluções para si e para a sua carteira.
Leia ainda: Dicas para que o seu crédito habitação seja aprovado.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #Crédito habitação,
- #financiamento,
- #financiamento a 100%
Deixe o seu comentário
15 comentários em “Financiamento a 100% no crédito habitação: É possível ou não?”