A prestação do crédito habitação é, regra geral, a despesa que mais pesa no orçamento familiar. Mas pode reduzir este encargo. Sabe qual é o spread do seu crédito? Talvez esta seja uma boa altura para analisar as opções que existem no mercado e calcular o impacto na sua prestação.
Reduzir a prestação mensal do crédito habitação é possível. A transferência de crédito é uma forma para conseguir condições de financiamento mais acessíveis do que as atuais.
O primeiro passo é mesmo ver que ofertas existem no mercado. E depois compará-las com as condições atuais do seu empréstimo. Para saber se esta é uma opção vantajosa para si recorra à Calculadora de Transferência de Crédito Habitação do Doutor Finanças e faça as contas.
Para utilizar esta ferramenta tem de saber as características do seu atual crédito habitação e as novas condições de empréstimo, nomeadamente: o montante em dívida, o spread e o prazo.
Depois de introduzir estes dados, a calculadora faz a comparação entre a sua prestação atual e o valor da sua nova prestação, bem como lhe dá a poupança que será gerada.
Nesta calculadora ficará ainda a saber qual o valor total de juros que paga, conseguindo assim comparar a poupança mensal mas também na totalidade do financiamento.
Reduzir encargos com a transferência do crédito habitação
A maior vantagem da transferência de crédito é poder ter um financiamento com uma prestação mensal mais baixa.
Apesar de a calculadora lhe mostrar a poupança na prestação, com base no spread e no prazo do crédito, a verdade é que a redução de encargos pode não ficar por aqui.
Ao mudar de banco, poderá ter a oportunidade de reavaliar produtos que não utiliza, como cartões de crédito e outros produtos que teve de adquirir na altura em que fez o seu crédito e que lhe consomem uma parte relevante do seu orçamento familiar.
Além disso, há a possibilidade de rever os seguros associados ao crédito habitação. Trocar os seguros de vida e multirriscos pode gerar poupanças consideráveis.
Fez o seu crédito habitação há mais de dois anos? Então não se deixe acomodar e saiba que outras ofertas existem no mercado. É possível que tenha uma boa surpresa.
Leia ainda: Poupar em tempos de covid-19: O que ganho em transferir o meu crédito habitação?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário
3 comentários em “Transferir o crédito habitação? Esta calculadora ajuda-o a saber quanto pode poupar”