Fazer obras em casa, comprar eletrodomésticos ou pagar uma reparação inesperada do automóvel são alguns dos motivos para pedir um crédito pessoal online. Afinal, é justamente para financiar bens e serviços que existe este tipo de empréstimos, ao contrário de outros mais específicos, como o crédito habitação.
Aliás, uma das diferenças do crédito online em relação a outros empréstimos é que não tem de justificar para que precisa do dinheiro, e o montante pedido é rapidamente disponibilizado na sua conta.
Não se esqueça, contudo, de que em qualquer empréstimo há cuidados a ter. Deixamos-lhe alguns dados a ter em conta antes de avançar para esta opção.
Leia ainda: Crédito pessoal: O que se pode fazer para baixar a prestação?
Diferenças entre o crédito pessoal online e o tradicional
Antes de perceber o que distingue um crédito pessoal online e um crédito tradicional, deve tomar nota dos limites do empréstimo.
- Pode pedir um montante máximo de 50 mil euros, caso o faça a uma instituição financeira de crédito;
- Por outro lado, se pedir o empréstimo a um banco, esse limite ascende a um máximo de 75 mil euros.
Dito isto, a principal diferença entre um crédito pessoal online e um crédito pessoal tradicional é, no fundo, a rapidez e a facilidade que caracterizam o primeiro. Beneficia, igualmente, da comodidade de poder tratar de tudo sem sair de casa.
Além disso, é também comum um crédito pessoal online oferecer uma taxa de juro ligeiramente inferior ou que existam campanhas promocionais atrativas com oferta de descontos.
Aliás, estas características tornam o empréstimo pessoal online muito mais atrativo, o que certamente pode justificar o peso dos pedidos de créditos ao consumo. Dados do Banco de Portugal sobre os novos créditos aos consumidores, relativos a maio de 2024, mostram que quase um terço refere-se ao crédito pessoal. Já quando se olha para os montantes envolvidos, o peso do crédito pessoal ascende a cerca de 44%.
Quem pode pedir um crédito pessoal online?
A resposta é simples: qualquer pessoa com mais de 18 anos, que resida em Portugal e que possa comprovar os seus rendimentos tem a possibilidade de pedir crédito pessoal online.
No entanto, é imperativo fazer contas antes de tomar uma decisão. Tal como com qualquer outro crédito, é fundamental ter capacidade para pagá-lo. E, aqui, importa calcular a sua taxa de esforço.
Assim, antes de pedir um empréstimo pessoal online, some todas as despesas e prestações que tem a seu cargo. Depois, divida esse valor pelo seu rendimento mensal, e multiplique por 100.
Com esta fórmula simples, ficará a saber se existe possibilidade de aprovação do seu pedido de crédito pessoal online. Por norma, os bancos e as instituições financeiras de crédito consideram a taxa de esforço máxima de 33%.
Leia ainda: Pedido de crédito pessoal: Conheça as características e os custos
Quais são os requisitos para pedir um crédito pessoal online?
Antes de avançar com um pedido de crédito pessoal online, deve considerar alguns fatores importantes, a saber:
- Ter uma situação profissional estável: se trabalha por conta de outrem, terá a sua vida facilitada no momento de pedir crédito pessoal online. Contudo, se desenvolve uma atividade profissional em regime independente, a aprovação poderá não ser tão simples;
- Taxa de esforço adequada aos rendimentos: a taxa de esforço para a obtenção de um empréstimo pessoal online não deverá ultrapassar os 33% do rendimento global;
- Não ter histórico de incumprimento: no Mapa de Responsabilidades de Crédito, disponibilizado pelo Banco de Portugal, as entidades financeiras têm acesso ao seu comportamento perante o crédito. Portanto, se tiver problemas anteriores de incumprimento, a aprovação do crédito pessoal online poderá ser mais difícil.
Além destas recomendações, deverá utilizar um simulador de crédito pessoal, também disponível nos sites dos bancos e das instituições financeiras de crédito. Dessa forma, terá uma indicação de quanto irá pagar e qual a taxa de juro aplicada.
Que documentos são necessários?
À semelhança de outros tipos de empréstimos, também o crédito pessoal online na hora exige alguns documentos. Só assim o banco ou a instituição financeira de crédito podem avaliar o seu pedido.
Em geral, os documentos solicitados são os mesmos em todas as instituições, salvo raras exceções:
- Cartão de Cidadão;
- Comprovativo de morada (faturas de água, luz, gás ou telecomunicações em nome de quem pede o empréstimo);
- Declaração de IRS mais recente e respetiva Nota de Liquidação;
- Recibos de vencimento;
- Contrato de trabalho ou comprovativo de vínculo laboral.
Quais os prazos para obter um crédito pessoal online?
Uma das vantagens do crédito pessoal rápido online é, sem dúvida, a brevidade na resposta. No entanto, terá de contar com os prazos de aprovação, que podem variar consoante as instituições.
Por regra, a resposta chega em poucas horas ou, no máximo, até 48 horas após entregar toda a documentação. Em caso de aprovação, o dinheiro é colocado na conta entre 24 e 48 horas depois.
Seja qual for a razão que o leva a ponderar pedir um crédito pessoal online, não deixe de fazer contas e de avaliar se tem condições para avançar. Lembre-se de que, em caso de incumprimento, o seu nome será adicionado à lista de devedores do Banco de Portugal, colocando em causa outros empréstimos que possa querer pedir no futuro.
Leia ainda: O que precisa de saber sobre mini créditos rápidos online
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário