Crédito Pessoal

Procura um crédito pessoal fácil de aprovar? Conheça os passos

Nem tudo é simples quando falamos de um crédito pessoal fácil de aprovar. Conheça, então, os vários passos deste processo.

Crédito Pessoal

Procura um crédito pessoal fácil de aprovar? Conheça os passos

Nem tudo é simples quando falamos de um crédito pessoal fácil de aprovar. Conheça, então, os vários passos deste processo.

A promessa de um sonho realizado chega por correio eletrónico, por SMS, em anúncios nas redes sociais, em jornais e revistas ou, até, pela televisão. Há entidades que prometem dinheiro na conta em 24 ou 48 horas — ou, mesmo, em 30 minutos. O crédito pessoal fácil de aprovar pode ser uma boa ferramenta de financiamento urgente, mas para isso convém ter atenção a algumas questões.

Primeiro, importa considerar os passos a adotar: das várias fases a seguir neste processo aos documentos que deve reunir, para garantir o máximo de eficácia e celeridade. Além disso, para ter a certeza de que um crédito pessoal fácil de aprovar é uma boa solução para o que pretende, certifique-se de que tem condições de o liquidar e, também, de que não é vítima de fraude.

Partilhamos, então, toda a informação de que necessita.

Leia ainda: Pedido de crédito pessoal: Conheça as características e os custos

Quais as fases de um crédito pessoal fácil de aprovar?

Seja através do site de um banco ou de uma instituição financeira de crédito, de uma aplicação ou de um anúncio que viu nas redes sociais, o processo de concretização de um crédito pessoal fácil de aprovar passa por várias fases.

Simulação

Seja qual for a entidade ou a plataforma através da qual pretende contrair um empréstimo pessoal rápido, deverá começar por usar o simulador de crédito pessoal disponibilizado.

Nesta ferramenta, terá de selecionar o montante pretendido. Assim, ficará a saber quanto pagará mensalmente pelo crédito pessoal imediato, qual a taxa de juro aplicada, e qual o prazo mais adequado ao que pretende.

Pré-aprovação

Algumas entidades financeiras pré-aprovam o crédito pessoal online após a simulação apresentada ser aceite pelo cliente. No entanto, isto não significa que a decisão final esteja tomada. Para efetivar o crédito pessoal fácil de aprovar, terá então de entregar alguma documentação e aguardar uma resposta definitiva.

Análise financeira

Embora possa receber uma resposta imediata ao pedido de crédito pessoal, a entidade credora fará uma análise à sua situação. O objetivo é apurar se tem capacidade financeira para suportar este empréstimo, avaliar a taxa de esforço, e verificar se tem outros créditos junto da Central de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal.

Esta análise tem igualmente em conta a situação profissional, os rendimentos e as despesas mensais.

Aprovação

Se após o envio dos documentos, e a análise efetuada pela instituição de crédito, a sua situação for considerada adequada para a concessão de um crédito pessoal fácil de aprovar, receberá uma resposta positiva. A partir daí, o dinheiro estará na sua conta no período acordado com o banco ou a financeira.

Em relação a quanto tempo demora o valor a ficar disponível, saiba que os prazos de aprovação variam de acordo com as instituições. Mas, tratando-se de um crédito pessoal fácil de aprovar, há casos em que o depósito na conta é feito em 24 horas, enquanto outros demoram 48 horas.

Algumas entidades de crédito prometem uma resposta ainda mais rápida – em cerca de 30 minutos. No entanto, mesmo nestes casos, o depósito na conta do cliente acontece até 24 horas depois. 

Leia ainda: Tenho uma poupança extra. Devo amortizar um crédito pessoal?

Quais os documentos necessários para pedir um crédito pessoal fácil de aprovar?

À semelhança de outros créditos, também num crédito pessoal fácil de aprovar é necessário preparar e entregar alguns documentos, a saber:

Documento de identificação

Deverá enviar uma cópia do Cartão de Cidadão do proponente do crédito pessoal online, caso seja cidadão português. Se tiver outra nacionalidade, terá de comprovar a autorização de residência no país. Em qualquer um dos casos, certifique-se de que os documentos estão dentro da validade.

Comprovativo de morada

Pode ser uma fatura da luz, do gás, da água ou de telecomunicações no seu nome.

Demonstração de rendimentos

Comprovar os rendimentos mensais é um dos elementos mais importantes quando está perante um crédito pessoal fácil de aprovar. Habitualmente, os bancos e as financeiras pedem o envio dos três últimos recibos de vencimento, no caso dos trabalhadores por conta de outrem. No entanto, quando o financiamento é inferior a 7.500 euros, algumas entidades solicitam apenas o recibo do último mês.

Para quem trabalha por conta própria, deverá entregar a última declaração de IRS e a respetiva liquidação. Já se for reformado, o mais recente comprovativo do valor da reforma será o documento solicitado.

Comprovativo de IBAN

Para que o dinheiro chegue rapidamente à sua conta, e se o crédito pessoal fácil de aprovar não for feito através do seu banco, será solicitado um comprovativo de IBAN. Neste caso, algumas instituições financeiras pedem apenas um talão de multibanco com o IBAN, enquanto outras exigem um documento impresso retirado do site do banco.

Cuidado a ter contra fraudes

Ainda que a proposta pareça muito atrativa, há uma etapa que não deve descurar:  confirmar se a entidade a que vai pedir o crédito pessoal rápido faz parte da lista de entidades aprovadas pelo Banco de Portugal.

Caso verifique que não faz parte desta lista, não avance com o pedido de empréstimo, pois poderá ser vítima de burla. Há inúmeros casos de fraude, com promessas de crédito pessoal fácil de aprovar, pelo que todo o cuidado é pouco.

Agora que conhece os passos para obter um crédito pessoal fácil de aprovar, repense se realmente necessita de pedir um empréstimo pessoal rápido. Não deixe de fazer bem as contas, verificar se tem condições de pagá-lo e certificar-se de que será feito através de uma entidade credenciada.

Leia ainda: Crédito ao consumo: O que deve saber antes de avançar

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.