Crédito

Prazo do crédito pessoal não pode durar mais de sete anos

Pedir um crédito pessoal vai ter novas regras, a partir de abril. O prazo máximo deixa de ser os atuais 10 anos para sete.

Crédito

Prazo do crédito pessoal não pode durar mais de sete anos

Pedir um crédito pessoal vai ter novas regras, a partir de abril. O prazo máximo deixa de ser os atuais 10 anos para sete.

Há novos limites no crédito ao consumo. O crescente aumento de financiamento concedido às famílias levou o Banco de Portugal a voltar a impor travões nos novos contratos de crédito pessoal.

O supervisor decidiu reduzir o limite de prazo no crédito pessoal de dez para sete anos. Mas há exceções: os créditos pessoais que têm como finalidades a educação, a saúde e as energias renováveis, desde que devidamente comprovadas – até agora não era exigido qualquer comprovativo -, mantêm o limite de dez anos. As alterações entram em vigor a 1 de abril de 2020

Estão abrangidos pelo novo limite os créditos pessoais sem finalidade específica e com finalidade lar, a locação financeira de equipamentos e o crédito pessoal com outras finalidades. 

“Estes desenvolvimentos ocorrem num contexto caracterizado por um ainda elevado nível de endividamento das famílias”, refere o Banco de Portugal em comunicado.  

Leia ainda: Que tipos de crédito pessoal existem?

Além disto, o regulador passa também a limitar a 10% as exceções de novos contratos de crédito em que a taxa de esforço ultrapasse os 60%.  

Escapam ao novo limite empréstimos de montante inferior a dez salários mínimos - cerca de 6.350 euros -, créditos destinados a regularizar situações de incumprimento, linhas de descoberto e cartões de crédito. Para estes financiamentos, o prazo máximo mantém-se nos dez anos.

Também o crédito automóvel está excluído do novo prazo. Apesar de não ser considerado um crédito pessoal, o Banco de Portugal insere este tipo de financiamento na categoria de crédito ao consumo.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

7 comentários em “Prazo do crédito pessoal não pode durar mais de sete anos
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.