Crédito

O que precisa de saber sobre mini créditos rápidos online

Os mini créditos rápidos online são uma solução simples para obter crédito, mas têm alguns riscos. Saiba quais os cuidados a ter.

Crédito

O que precisa de saber sobre mini créditos rápidos online

Os mini créditos rápidos online são uma solução simples para obter crédito, mas têm alguns riscos. Saiba quais os cuidados a ter.

As despesas fazem parte do dia a dia, mas nem sempre são programadas. Perante situações inesperadas que exigem dinheiro disponível com brevidade, os mini créditos rápidos online podem surgir como uma opção a considerar.

Mas serão a melhor solução? Que valores cabem nestes mini créditos rápidos online? E quais os cuidados a ter? Iremos então explicar-lhe para que possa tomar uma decisão esclarecida.

O que são mini créditos rápidos online?

Os mini créditos rápidos online são, como o próprio nome indica, soluções rápidas e com condições mais flexíveis do que os empréstimos “normais”, porque financiam valores mais baixos.

Como tal, o processo para pedir um mini crédito é simples, realizando-se totalmente através da internet. Dessa forma, não exige a apresentação de muita documentação, o que facilita a análise por parte dos bancos.

Além de poupar tempo ao enviar toda a documentação através da internet, também não precisa de se deslocar para assinar o contrato de crédito. Basta, pois, recorrer à assinatura digital e pode concluir todo o processo sem sair de casa.

Ao recorrer aos mini créditos rápidos online consegue, então, obter uma resposta ao seu pedido em 24 horas. Regra geral, depois de concluído todo o processo, o dinheiro ficará disponível na conta em menos de 48 horas.

Leia ainda: Crédito ao consumo: O que deve saber antes de avançar

Quais são os valores dos mini créditos online?

Os mini créditos rápidos online existem para enfrentar despesas de menor dimensão, pelo que os valores de financiamento são mais baixos.

Este crédito rápido online pode ser uma boa opção para pequenas obras em casa (sem ter de comprovar a sua execução por intermédio de orçamentos), para um arranjo do carro que não estava nos planos ou para uma viagem inesperada. Por norma, os bancos disponibilizam montantes entre os 500 euros e os 5 mil euros.

Como pedir um mini crédito rápido online em Portugal?

Para pedir um crédito pessoal rápido, basta recorrer aos simuladores online disponibilizados pelas entidades financeiras ou intermediários de crédito e preencher os campos. Deve indicar o tipo de crédito que pretende, o valor a obter e em que prazo tenciona liquidar o empréstimo.

Contudo, a rapidez e facilidade, aliadas a baixos valores de empréstimo, significam também prazos de pagamento mais curtos. Ao pedir um mini crédito rápido online, é possível que não tenha disponíveis prazos de pagamento superiores a sete anos.

Embora se trate de um processo com pouca burocracia, há sempre documentos que tem de entregar e requisitos obrigatórios a cumprir, nomeadamente ter 18 ou mais anos e ser residente em Portugal.

Assim, tome nota de alguns elementos de que vai precisar:

  • Cartão de cidadão como documento indispensável de identificação;
  • Comprovativo de morada, que pode ser uma fatura de água ou luz;
  • Comprovativo de IBAN para identificar a conta em que receberá o dinheiro;
  • Últimos três recibos de vencimento;
  • Última declaração de IRS para comprovar que tem rendimentos que lhe permitam pagar o crédito;
  • Mapa de responsabilidades, um documento que pode obter junto do Banco de Portugal, com informação detalhada sobre todos os outros créditos.

Cuidados a ter com os créditos

As ofertas de mini créditos rápidos online são comuns na internet e há entidades a operar no mercado sem autorização, pelo que pode deparar-se com esquemas fraudulentos. Para evitar cair numa destas situações, deve pedir financiamento apenas a instituições financeiras certificadas pelo Banco de Portugal.

Além disso, outro ponto a ter em atenção é a assinatura de um contrato de crédito urgente online. Antes de assinar qualquer documento que o comprometa com a instituição financeira à qual pediu financiamento, deve consultar a Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE).

A FINE é um documento que lhe permite aceder a toda a informação sobre o contrato em questão, e é obrigatório por lei que todas as instituições financeiras o forneçam.

Por fim, antes de pedir mini créditos rápidos online, avalie a sua situação financeira para se certificar de que conseguirá liquidar o empréstimo. Em caso de incumprimento, terá de pagar juros pelo atraso e a situação será comunicada ao Banco de Portugal, o que o colocará na lista de devedores e o impedirá de pedir novos créditos.

Leia ainda: MTIC e TAEG: Os melhores amigos na comparação de propostas de crédito

Alternativas aos mini créditos rápidos online

Recorrer a um crédito pessoal online tem sempre algum risco envolvido, particularmente se a sua situação financeira já for complexa. Assim, em alternativa aos mini créditos online, há outras opções a considerar.

  • Consolidar créditos: se tiver mais do que um crédito ativo, pode optar por juntar todos os seus empréstimos num único contrato com prazo de pagamento mais alargado e uma taxa de juro mais vantajosa;
  • Renegociar: outra opção aos mini créditos rápidos online passa por contactar a sua entidade financeira e tentar renegociar os seus créditos;
  • Cartões de crédito: pode pedir um cartão de crédito, especialmente se a urgência for grande e o valor que necessita for baixo. No entanto, trata-se de uma opção com taxas de juro elevadas.

Agora que sabe o que são os mini créditos rápidos online e os cuidados a ter, está preparado para analisar se faz sentido para as suas necessidades. Não se esqueça de ponderar todos os prós e contras de contrair um crédito pessoal rápido e de se assegurar de que está a fazê-lo junto de entidades credíveis e devidamente certificadas.

Leia ainda: O que é uma consolidação de créditos?

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.