Encontrar a casa dos seus sonhos pode não ser tarefa fácil. Por vezes construir do zero pode ser a opção. Mas há várias questões a ter em conta. A primeira é, por exemplo, ter um terreno. Se não tem um terreno, saiba que hoje em dia já existem bancos que oferecem financiamento para a compra de terreno e crédito para construção.
O crédito para construção é um crédito habitação, mas com caraterísticas diferentes do crédito tradicional para aquisição. Depois de aprovado, o crédito é disponibilizado por tranches à medida que a obra for avançando. Durante o processo, haverá um perito que vai fazendo vistorias à obra, para que o banco possa ir libertando as parcelas do financiamento.
Neste tipo de crédito, vai poder beneficiar de um período de carência de capital cujo prazo máximo varia entre os 24 e os 36 meses, ou seja, durante este período, vai só pagar os juros, o que permite algum alívio financeiro no momento inicial do processo.
À semelhança do que acontece no crédito habitação, nos empréstimos para construção também não existe nenhuma entidade que financie a 100%. Alguns bancos vão emprestar no máximo 90% da avaliação do terreno e do projeto. Mas se pedir um crédito para aquisição de terreno e um crédito para construção, pode conseguir, por exemplo, 80% para o terreno e chegar aos 100% no da construção.
No caso de querer apenas um crédito para construir a sua casa, deve ter em conta que, para além da anterior aquisição do terreno, deve entrar com, pelo menos, 10% de capitais próprios do custo total da construção, uma vez que o montante disponibilizado é sempre com base na obra já feita.
De ressalvar que estes valores podem ser superiores, uma vez que vai depender do banco, do seu perfil enquanto cliente e da avaliação do projeto.
Leia ainda: Como funciona o crédito para construção de habitação?
Cuidados a ter antes de comprar um terreno para construção
Vantagens e desvantagens do crédito habitação para construir casa
Antes de avançar com a compra de um terreno, deve analisar toda a sua documentação. Deve pedir esses documentos ao proprietário e à Câmara Municipal. Junto da Câmara Municipal, deve consultar o Plano Diretor Municipal, para perceber se o terreno está apto para construção ou não. Já ao proprietário, deve solicitar a certidão de registo predial e a caderneta predial, documentos essenciais para saber se o terreno tem ónus ou encargos que podem vir revelar-se num mau negócio.
Depois, também convém saber se vai ter acesso a saneamento básico e se a zona já tem rede de comunicações e ligação à rede de gás e eletricidade.
Leia ainda: Cuidados a ter quando se compra um terreno para construir casa
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #construir casa,
- #Crédito habitação,
- #crédito para construção,
- #obras,
- #terreno
Deixe o seu comentário