O Programa Edifícios Mais Sustentáveis 2021, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e gerido pelo Fundo Ambiental prevê o apoio à substituição de janelas antigas por novas janelas eficientes. Há apoio a fundo perdido com uma taxa máxima de comparticipação de 85% até ao limite de 1.500 euros.
Comece o ano com boas decisões!
A substituição de janelas antigas por novas janelas eficientes tem, neste momento, um programa de apoio (programa Edifícios Mais Sustentáveis), o qual prevê uma taxa máxima de comparticipação de 85% até ao limite de 1.500 euros. Agora que há uma nova oportunidade não a deixe fugir!
A 2.ª fase deste programa tem como prazo-limite o próximo dia 31.03.2022 e é uma oportunidade a não desperdiçar. Mas para não perder esta oportunidade de ter apoio à instalação de novas janelas eficientes, deve seguir alguns passos fáceis:
1. Procure janelas eficientes com etiqueta energética CLASSE+
As únicas janelas que são elegíveis nas candidaturas ao apoio são janelas que tenham classificação ‘A+’ com etiqueta energética CLASSE+.
Apenas as empresas aderentes ao sistema CLASSE+ podem emitir estas etiquetas. Neste caso, a Doutor Finanças Energia pode ajudar.
Leia ainda: Janelas eficientes contribuem para a redução da fatura energética
2. Solicitar orçamento de fornecimento e montagem
Para solicitar um orçamento de janelas eficientes deve enviar os seguintes elementos: medidas das janelas existentes (largura * altura) e fotos das mesmas, tipo de janelas pretendidas (correr, abrir, oscilo-batente...) e localização da casa (para verificação das condições de acesso e de montagem das janelas).
3. Seleção das empresas para solicitar orçamentos: Pontos a verificar
Quando solicitar um orçamento de janelas eficientes deve evitar cair na armadilha das empresas denominadas ‘piratas-das-janelas’, as quais desempenham a sua atividade de forma clandestina, sem o cumprimento dos requisitos legais como a posse de Alvará ou Declaração de Empreiteiro de Obras Particulares (IMPIC).
Deve ainda verificar se a empresa consta da lista de empresas fabricantes que aderiram ao sistema de etiquetagem energética CLASSE+ para que possa ter as respetivas etiquetas energéticas das janelas.
Leia ainda: Obras em casa? Há novos apoios à eficiência energética
4. Análise das propostas de orçamento
Uma proposta de substituição de janelas velhas por novas janelas eficientes corresponde ao fornecimento de produtos (janelas) e de um serviço (desmontagem das janelas existentes e montagem das novas janelas eficientes).
Deste modo, não está a comprar apenas um produto, mas um serviço. No que respeita ao produto deve comparar os seguintes itens: tipo de perfis utilizados na caixilharia, solução de vidro e de ferragens. Para uma melhor avaliação pode solicitar que as empresas lhe enviem a simulação das etiquetas energéticas das janelas constantes na proposta de orçamento.
Relativamente ao serviço deve verificar se contempla: a desmontagem das janelas existentes e envio para reciclagem e a montagem das novas janelas eficientes. Normalmente, não estão contemplados trabalhos de alvenaria e pinturas pelo que se necessitar deste serviço para complementar a montagem das janelas, deve exigir uma proposta de orçamento com este item.
Confirme igualmente se a empresa que lhe apresenta a proposta de orçamento tem serviço após-venda.
5. Adjudicação da proposta de orçamento selecionada
Após a análise e escolha da proposta de orçamento que corresponde às suas necessidades e que lhe oferece maiores garantias de fiabilidade da qualidade do produto e do serviço, deve proceder por escrito à respetiva adjudicação.
O serviço associado a estes produtos, rege-se pela legislação relativa às empreitadas de obras particulares, pelo que necessita ter um contrato de empreitada com a empresa à qual vai adjudicar os trabalhos, no qual devem estar bem refletidas as obrigações e deveres de cada uma das partes (do adjudicante e do adjudicatário). Para a elaboração do contrato, deve exigir cópia do Alvará da empresa.
Leia ainda: Qual o impacto das janelas eficientes na melhoria do isolamento acústico?
6. Preparação dos documentos para submeter candidatura ao Fundo Ambiental
Após a execução dos trabalhos e de efetuar o pagamento do serviço contratado, tem de solicitar à empresa que forneceu e instalou as janelas, os seguintes documentos obrigatórios: fatura e recibo com os produtos e trabalhos devidamente discriminados, declaração da empresa como membro aderente ao sistema de etiquetagem energética CLASSE+ e etiquetas energéticas de todas as janelas fornecidas e instaladas com a classificação A+.
Tem ainda de apresentar os seguintes documentos: fotos das janelas antigas e fotos das novas janelas eficientes (antes e depois), declarações digitais de não dívida à Segurança Social e às Finanças e Caderneta Predial.
Neste caso, para mais informações consulte toda a documentação sobre o Programa Edifícios Mais Sustentáveis, nomeadamente o Regulamento e respetivas FAQ, no site do Fundo Ambiental.
Leia ainda: Outro inverno a passar mais frio em casa do que na rua?
João Ferreira Gomes é licenciado em Arquitetura (1998), pós-graduado em Gestão Empresarial (2002) e mestre em Construção (2007). Fundou e preside a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes – e integra a direção da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário - e da EUROWINDOOR. É coordenador de seminários técnicos na FCT-Universidade Nova de Lisboa.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Bom dia eu gostava de aderir a esta iniciativa muito boa.
Cumprimentos
Jorge rosado
Olá,
Poderá encontrar informação geral sobre o fundo aqui.
Aqui poderá encontrar um conjunto de FAQs gerais.
Por último, aqui poderá aceder à plataforma de registo.