A segurança das crianças é um dos temas que mais preocupação gera entre os pais. Segundo dados da Associação Portuguesa de Segurança Infantil (APSI), cerca de 30% das mortes de crianças tiveram como origem a queda em altura de edifícios, sobretudo de varandas e janelas (Fonte: APSI, 2014 - Quedas em Crianças e Jovens – Um estudo retrospetivo 2000-2013).
Em Portugal, não existe legislação específica que proteja de forma eficaz as crianças relativamente às quedas em altura de varandas e janelas. Nem nos projetos novos, nem nas obras de renovação das janelas antigas. Por esse motivo, este ponto deve ser um fator a ter em conta para as famílias que têm crianças pequenas e que pretendem substituir as suas janelas antigas por novas janelas eficientes.
Como proteger a abertura das janelas eficientes pelas crianças?
Ao instalar novas janelas eficientes tenha em conta a necessidade do reforço da segurança na sua utilização, neste caso, pelas crianças. Assim, solicite que as suas janelas eficientes estejam dotadas de mecanismos de segurança contra a abertura inadvertida por parte das crianças, evitando possíveis consequências, desde quedas em altura, quebra de vidros e/ou ferimentos por entalamento.
Nestes casos, para maior proteção das suas crianças, as suas janelas eficientes podem ser dotadas de:
• Vidros duplos temperados de segurança, para que em caso de quebra as crianças não se magoem (vidros como os dos nossos carros).
• Muletas com chave para que todas as janelas da sua casa possam ser fechadas, impedindo a sua abertura pelas crianças.
• Inversão do sentido de abertura das janelas oscilo-batentes para que intuitivamente as crianças não as possam abrir. Neste caso, a muleta abre primeiramente a função oscilante, impedindo a criança de abrir a janela.
Ao substituir as suas janelas antigas por novas janelas eficientes está também a proteger aqueles que mais gosta: as suas crianças!
Leia ainda: Certificado Energético: o que é e como o pode obter
Janelas eficientes ajudam a reduzir fatura energética
Além da questão de segurança abordada anteriormente, é importante ter em consideração que a substituição de janelas antigas contribui para uma redução dos encargos, a melhoria do isolamento térmico e acústico.
A colocação de janelas eficientes contribui para a redução do consumo energético em até 40% e isto, refletir-se-á na diminuição do valor da fatura energética mensal. Ao mesmo tempo assegura-se que um melhor isolamento acústico e um melhor nível de proteção ao arrombamento (anti-intrusão).
De realçar que não é suficiente adquirir uma janela eficiente. A instalação por parte de profissionais qualificados é, igualmente, de extrema importância. Além de o material de fabrico ter de respeitar determinadas características. Para que garanta a qualidade das janelas, estas devem ser atestadas através de uma Etiqueta Energética que tenha a classe A ou A+.
Leia ainda: Obras em casa? Há novos apoios à eficiência energética
Investir na instalação de janelas eficientes
A substituição de janelas é um bom investimento e, pode ter enormes vantagens para os proprietários dos edifícios: cada 1.000 euros investidos na melhoria destes elementos pode traduzir-se em ganhos até 1.500 euros ao final de 10 anos ou até 3.700 euros ao final de 25 anos.
Os benefícios proporcionados podem ser diretos (poupança de energia) e indiretos (mais conforto e menos gastos com a melhoria da saúde), bem como a valorização do seu património (aumenta o valor da venda ou do arrendamento do imóvel).
As janelas eficientes têm capacidade de melhorar a qualidade de vida, quer ao nível do ruído, quer ao nível da temperatura. Além disso, é possível conseguir reduzir a fatura energética, uma vez que as janelas eficientes podem proporcionar uma redução do consumo energético de até 40%.
João Ferreira Gomes é licenciado em Arquitetura (1998), pós-graduado em Gestão Empresarial (2002) e mestre em Construção (2007). Fundou e preside a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes – e integra a direção da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário - e da EUROWINDOOR. É coordenador de seminários técnicos na FCT-Universidade Nova de Lisboa.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário
Um comentário em “Segurança das crianças: Como pode uma janela eficiente evitar quedas?”