O conforto das nossas casas é algo que nos move a procurarmos, constantemente, as melhores soluções para que o nosso bem-estar e o da nossa família esteja assegurado.
Se atendermos à questão do conforto térmico, continuamos a ter em Portugal, casas que não têm as melhores condições de conforto térmico e acústico.
Janelas velhas: inverno frio, verão quente
Durante o inverno, temos mais frio dentro de casa do que na rua, tendo como consequência o agravamento de diversos problemas de saúde. Por outro lado, quando chega o verão, as casas ficam demasiado quentes, a sua construção não impede que o calor entre para dentro das habitações.
Com isso, consumimos energia para nos aquecermos e para nos arrefecermos, sendo que a maioria dessa energia sai imediatamente pelas frestas das janelas velhas (cerca de 40% da energia que consumimos para este efeito não tem qualquer efeito no conforto da nossa casa), não se conseguindo na mesma o objetivo desejado.
Leia ainda: Outro inverno a passar mais frio em casa do que na rua?
Substituição de janelas reduz o ruído em casa
No caso do isolamento acústico, continuamos a ter habitações em que escutamos todo o tipo de ruídos exteriores, sobretudo quando as nossas casas se localizam junto a estradas com imenso tráfego, junto a linhas de caminho-de-ferro ou em zonas próximas do corredor de aterragem dos principais aeroportos.
O conforto acústico das nossas casas deveria exigir que possamos disfrutar do silêncio, sem que nenhum ruído exterior nos possa incomodar. Infelizmente, não é isto que acontece em muitas das casas que frequentamos, pois não?
Além disso, quando temos casas que têm janelas antigas como podemos garantir a segurança das nossas crianças e a segurança anti-roubo? Não podemos. Costuma-se dizer que temos de por “trancas à porta”... neste caso, às janelas!
Leia ainda: Qual o impacto das janelas eficientes na melhoria do isolamento acústico?
Como melhorar o conforto e segurança geral das nossas casas?
Deste modo, para garantirmos que temos uma casa com conforto térmico e acústico, ao mesmo tempo que garantimos a segurança anti-roubo e das nossas crianças (contra quedas em altura), necessitamos de tomar uma decisão que terá impacto decisivo na nossa qualidade de vida: substituir as janelas antigas por novas janelas eficientes.
Resolve, apenas com uma alteração, três importantes problemas que contribuem de forma decisiva para uma maior comodidade da sua casa!
A correta escolha sobre a solução das novas janelas eficientes representará um investimento no seu conforto, na sua saúde e, obviamente, no valor do seu imóvel. Além disso, contribui ainda para uma poupança do custo da sua fatura da energia.
Num momento em que existem programas públicos de apoio à substituição de janelas antigas por novas janelas eficientes, é uma oportunidade a não desperdiçar.
Leia ainda: Passos para aquisição de janelas eficientes e candidatura ao Fundo Ambiental
João Ferreira Gomes é licenciado em Arquitetura (1998), pós-graduado em Gestão Empresarial (2002) e mestre em Construção (2007). Fundou e preside a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes – e integra a direção da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário - e da EUROWINDOOR. É coordenador de seminários técnicos na FCT-Universidade Nova de Lisboa.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário