A nova entrevista da rubrica “Dentro da carteira de” dá-nos a conhecer melhor a Adelaide Miranda, escritora do livro “Guia Prático da Educação Financeira”, que já aqui apresentámos. Saiba quais suas motivações para escrever o livro, se pratica as dicas que lá aconselha e quais são os seus melhores conselhos de poupança.
Adelaide Miranda nasceu em Luanda a 13 de Novembro de 1980 e, com apenas 3 anos, mudou-se com os pais para Portugal onde cresceu e formou-se em Engenharia Química pelo ISEL.
Adelaide é hoje uma empresária de sucesso mas, para o conseguir, teve que aprender a gerir as suas finanças. Esta é uma aprendizagem que deve começar cedo mas, infelizmente, não é uma matéria dada na maioria das escolas e nem sempre é uma preocupação dos pais ensinar os filhos como podem gerir a mesada ou semanada que lhes vão dando. Como resultado, muitos são os jovens que pouco ou nada sabem sobre finanças pessoais, o que na maioria dos casos se traduz mais tarde numa vida financeira adulta desastrosa.
1. Qual é o seu 'background' na área das finanças?
O meu background na área de finanças é a escola da vida.
Na altura em que decidi comprar o meu primeiro imóvel em Portugal senti necessidade de reavaliar os meus gastos por forma a juntar dinheiro para o depósito (entrada inicial) pedido pelo banco. Por essa altura comecei a apontar todos os valores gastos e a alocar valores mensais para necessidades básicas e pequenas extravagâncias.
Acedi a vários blogs sobre gestão financeira e deparei-me com o livro "O Homem Mais Rico da Babilónia", e fez-se luz!
2. O que a motivou a escrever um livro de poupança dirigido ao público adolescente?
Num episódio familiar de uma sobrinha, em que houve uma pequena discussão entre ela e a mãe sobre a melhor forma de gastar dinheiro que ela havia ganho no Natal, apercebi-me que na realidade começamos a manejar dinheiro desde novos e que se aprendermos logo de ínicio da melhor forma, podemos evitar erros crassos e ter uma relação muito mais saudável com o dinheiro.
3. O que vamos encontrar em "Guia Prático da Educação Financeira?"
Vamos encontrar dicas. Dicas fáceis de colocar em prática, que aprendi com o "Homem Mais Rico da Babilónia" e que mudaram a minha visão e relação com as finanças pessoais.
4. Acha que a literacia financeira em Portugal é suficiente? Mudaria alguma coisa no atual programa de ensino das escolas nesse sentido?
Acho que a literacia financeira em Portugal e em vários países da Europa é insuficiente. No atual programa de ensino eu sugeria a inserção de uma disciplina "Gestão de Finanças Pessoais" e que esta fizesse parte do plano do ensino secundário.
5. Para ensinar um adolescente a poupar desde cedo qual é o primeiro passo, a primeira coisa que lhe devemos ensinar?
10% Dica número 1. Paga-te a ti primeiro. Guarda sempre 10% daquilo que tu receberes. Importante, Essencial e Obrigatório!!!
6. Quais são as suas três dicas de poupança favoritas?
- Paga-te Primeiro: guarda sempre 10% daquilo que receberes.
- Vive sempre dentro das tuas possibilidades. Faz a alocação do dinheiro mediante o teu salário. Não gastes mais do que não tens e não faças planos com algo que não recebeste.
- Aumenta a tua capacidade de ganhar. Instrui-te. Faz cursos. Arranja formas de ganhares mais.
7. Coloca as dicas do seu livro em prática na sua vida pessoal?
Sim. Coloco. Devo confessar que há alturas em que é mais complicado anotar os gastos todos, mas sempre que faço um deslize apercebo-me que o preço a pagar é alto demais e mais vale manter a rotina.
8. O dinheiro para si é...?
Uma ferramenta que faz parte do nosso dia a dia cuja função é nos servir. Garantir as nossas necessidades básicas e permitir conforto.
9. Que extravagância faria se lhe saísse o Euromilhões?
Abria várias sucursais da minha agência imobiliária Luso Star Apartments, Lda. E abria vários centros de workshops do meu projeto Schola Vitae.
Ou seja, aumentava a minha capacidade de ganhar...
Esperamos que tenha gostado de conhecer a Adelaide e que se deixe inspirar pelo seu Guia Prático de Educação Financeira. 🙂
Espreite aqui as entrevistas anteriores da rubrica “Dentro da carteira de…”:
- Dentro da carteira de... Artur Mariano, co-fundador da ArrowPlus
- Dentro da carteira de… Mariline Pinto, autora do Contas à Vida 360º
- Dentro da carteira de… Benjamin Davis, autor de “From Cents to Retirement”
- Dentro da carteira de… Krystel Leal, autora do Nomadismo Digital Portugal
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #adelaide mirande,
- #Doutor Finanças,
- #finanças pessoais,
- #guia prático de educação financeira,
- #literacia financeira,
- #livros sobre finanças pessoais
Deixe o seu comentário
Um comentário em “Dentro da carteira de… Adelaide Miranda, autora do livro “Guia Prático da Educação Financeira””