Sobre o estudo
A população portuguesa apresenta um nível de literacia financeira baixo, o que está a afetar o seu bem-estar financeiro e, consequentemente, o seu bem-estar geral. Por exemplo, 53% dos portugueses sente-se insatisfeito com a sua vida financeira e quase metade refere que experiencia stress devido à sua condição financeira. Estes números reforçam a necessidade de uma investigação profunda e a definição de planos de ação capazes de dar resposta a este cenário.
O estudo "Bem-Estar Financeiro em Portugal: Uma Perspetiva Comportamental", desenvolvido pelo Doutor Finanças, em parceria com a Laicos - Behavioural Change, pretende fazer um retrato da situação financeira dos portugueses, abrindo novas perspetivas para a definição caminhos que sejam capazes de dar resposta às necessidades das pessoas no que diz respeito à sua vida financeira. O projeto conta com a chancela científica da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL) e da NOVA Information Management School (NOVA IMS). Assim, em janeiro de 2024 foram recolhidas respostas de 800 pessoas, entre os 18 e os 75 anos, com naturalidade portuguesa e a residir em Portugal à data de participação no estudo.



Conceito de Bem-Estar Financeiro
O conceito de bem-estar é central para descrever a experiência humana e, considerando que o aspeto financeiro das nossas vidas é central para o desenrolar das mesmas, é imprescindível olharmos também para o nosso bem-estar financeiro.
Bem-estar financeiro descreve a capacidade que as pessoas apresentam de processar informação económica e tomar decisões informadas acerca de diversos tópicos relacionados com finanças. Pode ser definido como uma condição financeira positiva, que inclui um lado objetivo, ao nível dos rendimentos e bens e um lado subjetivo que diz respeito à avaliação pessoal que fazemos das nossas finanças.
Principais resultados

64% dos portugueses apresenta um baixo conhecimento financeiro.

Apenas 39% dos portugueses consegue fazer face a uma despesa inesperada de 2.000 euros.

72% dos portugueses não desenvolveu qualquer tipo de plano financeiro para a reforma.

1 em cada 4 portugueses tem dificuldades em pagar as contas e cumprir as suas obrigações financeiras.

45% dos portugueses nunca investiu. Desses, apenas 38% já considerou fazê-lo.

O nível atual de conhecimento financeiro em Portugal é inferior ao nível de conhecimento na Alemanha há 15 anos.
Gráfico 1. Comparação da percentagem de pessoas em cada país que acertaram as 3 questões de conhecimento financeiro, em diferentes momentos.

Metade dos portugueses sentem-se ansiosos com as suas finanças pessoais
Gráfico 2. Percentagem de pessoas que experienciaram emoções negativas.