Lembra-se dos 12 desejos que pediu às 00h de dia 1 de janeiro de 2020? Quantos deles conseguiu cumprir neste ano, tão atípico por causa da pandemia? Mesmo que não seja pessoa de superstições, com a entrada do novo ano certamente que traça alguns objetivos. Se a conquista de umas finanças saudáveis está entre eles, neste artigo enumeramos 4 estratégias para que possa pôr mãos à obra e começar já a trabalhar para o concretizar.
Se se começar a preparar já, com uma estratégia definida, o impacto dos imprevistos (que acontecem sempre) diminui.
Não espere pelo mês de janeiro de 2021 para procurar a saúde das suas finanças - quanto mais rapidamente fizer a consulta e definir o “tratamento”, mais rápida será a recuperação. Conte com o apoio do Doutor Finanças neste processo, numa "receita" com 4 grandes passos!
Analise e poupe no seu crédito habitação
A taxa euribor continua em terreno negativo, os spreads dos bancos também estão mais baixos. Então, se ainda não analisou e renegociou as condições do seu crédito habitação, de que está à espera para poupar? Há bancos a praticarem spreads abaixo de 1%.
Ao fazer as contas e agregar o ajuste a várias despesas, pode conquistar uma grande poupança. Mas só nesta parcela do orçamento pode poupar dezenas ou até mesmo centenas de euros todos os meses. A solução pode passar por negociar com o seu banco ou transferir o crédito para outra instituição.
No entanto, lembre-se que a equação de poupança com a negociação do empréstimo da casa pesam também variáveis como comissões, seguros e outros produtos. Não deve apenas olhar para o spread.
Se precisa de apoio nesse processo de análise que pode ser demorado e complexo, conte com a equipa do Doutor Finanças.
E os seguros? Contribuem para umas finanças saudáveis?
Na jornada da conquista de umas finanças saudáveis, deve também passar pelos seguros: de vida e multirriscos (contemplados obrigatoriamente num crédito habitação), de saúde, automóvel, de animais de estimação, entre outros. Para além dos prémios finais, há questões que merecem a sua análise cuidada, como é o caso das coberturas duplicadas.
Tal como na renegociação do crédito habitação, recolher e comparar propostas e analisar todos os detalhes para que se chegue à melhor solução, pode demorar tempo e ser um processo complexo. Se não tem disponibilidade, recorra a um mediador, como é o caso do Doutor Finanças que encontrará a melhor solução para o seu caso específico.
Contra o desequilíbrio financeiro, consolidar, consolidar!
Se tem mais do que um crédito, considere juntá-los todos num só e assim conseguir condições mais favoráveis. Melhor ainda: conseguir assim poupar dezenas/ centenas de euros todos os meses.
O crédito consolidado é, em muitos casos, a salvação de famílias de sobreendividadas. Mas a verdade é que não precisa de estar nesse cenário para recorrer a esta solução. A consolidação de créditos é válida para todos aqueles que pretendem ter mais folga orçamental no final de cada mês e, com isso, poupar. Ideias para aplicar essa folga certamente que não faltam, mas nós damos uma ajuda:
- Constituir um fundo de emergência;
- Aplicar num PPR;
- Juntar para mais tarde amortizar este mesmo crédito consolidado;
- Investir num produto de baixo risco (porque na verdade ainda tem uma dívida - no crédito consolidado - e não pode arriscar-se a perder esse dinheiro).
Leia também: Posso ganhar dinheiro fazendo um crédito consolidado?
O Doutor Finanças tem uma equipa especializada em Crédito Consolidado pronta para o apoiar neste passo tão importante na conquista de umas finanças saudáveis.
Poupar em várias frentes
Renegociar o crédito habitação, os seguros e consolidar crédito são os 3 grandes passos que deve dar rumo à conquista de umas finanças saudáveis. No entanto, existem muitas outras frentes diárias, menos burocráticas e muito concretas que o podem auxiliar neste grande objetivo para 2021:
- Rever serviços: telecomunicações, água, luz, serviços de streaming, ginásio, ect.
- Orçamentar anual e mensalmente: antecipar despesas e preparar-se da melhor forma para as suprimir, sem desequilibrar as contas.
- Hábitos de poupança: em casa, no trabalho ou em outros contextos há inúmeros atos que podem levar a uma grande poupança. E é tudo uma questão de hábito, garantem os mais experientes.
Não deixe para o próximo ano o que pode começar a fazer já neste! Se o objetivo é ter umas finanças saudáveis em 2021, prepare já o caminho e leve a cabo algumas mudanças.
Não dê 2020 por perdido, ainda há cerca de 2 meses para conseguir equilibrar e alinhar o caminho para o novo ano. Registe no papel a estratégia e os objetivos e revisite-os com frequência. Conte com o apoio do Doutor Finanças nessa jornada! Podemos ajudá-lo a equilibrar as suas finanças sem que tenha de sair de casa e sem custos.
Leia também: 7 dicas para melhorar o futuro da sua vida financeira
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário