A educação financeira é ainda tão pouco desenvolvida e vista como algo muito completo para ser aprendido. Porém, apenas com poucos hábitos podemos mudar a nossa vida financeira.
Fazer as melhores escolhas financeiras está ao alcance de todos.
A missão do Doutor Finanças é promover mais literacia financeira e a importância da poupança no dia a dia. As finanças pessoais não devem ser vistas como algo complexo e desinteressante. Dominando a gestão do seu tempo e dinheiro, com a aposta numa educação financeira sólida, vai ajudar a que se consiga dar resposta aos desafios financeiros diários, com que se depara.
A literacia financeira é um instrumento de educação muito importante que contribui para a consolidação de conhecimentos e a compreensão dos conceitos financeiros, com impacto na capacidade melhorada de tomar decisões mais informadas e capazes no que toca à gestão do seu dinheiro.
Por ser tão relevante na gestão do orçamento familiar e na construção de uma vida financeira mais saudável, deixamos-lhe 5 razões porque deve investir na sua educação financeira.
1. Os produtos financeiros e as suas alternativas não param de aumentar.
Com o desenvolvimento financeiro e tecnológico a que temos assistido, é normal que surjam nas esferas das finanças pessoais novos e complexos ativos financeiros. A educação financeira fornece-lhe ferramentas valiosas e muito práticas para que possa acompanhar este constante desenvolvimento, porque só assim se torna possível garantir que as escolhas que faz, são as melhores e as mais adequadas à sua carteira.
2. Para desenvolver ferramentas de poupança.
Quanto mais cedo começar a desenvolver hábitos de poupança, mais recursos económicos vai preservar para acautelar o seu futuro. Esta é uma das principais razões pelas quais deve apostar no reforço da sua educação financeira.
Poupar é de longe o primeiro passo para conseguir construir a sua segurança económica e financeira, dispondo de um fundo de maneio,a que pode recorrer em caso de necessidade. Quanto mais cedo tiver a capacidade de exercitar e trabalhar estes hábitos de poupança, melhor.
3. Através da educação financeira, consegue planear um futuro mais sustentável.
Com as poupanças devidamente asseguradas e estabilizadas, deve ponderar colocar o dinheiro a trabalhar para si, investindo o mesmo em produtos e aplicações financeiras, com taxas de rentabilidade atrativas, sempre tendo em consideração o risco associado.
4. Para poder discutir estratégias de gestão de investimentos.
Imagine-se a definir juntamente com o seu gestor de conta ou consultor financeiro, o melhor plano de investimentos para fazer render o seu dinheiro. Isto só é possível se possuir uma base de conhecimentos financeiros muito sólida, tendo como ponto fundamental uma educação financeira na mesma medida. Para além de que não tem de estar sempre dependente do consultor para o apoiar, embora seja numa primeira fase aconselhável. Acredite: vai-lhe ser muito útil.
5. Para ter conforto e estabilidade financeiras.
Ninguém se preocupa mais com as suas finanças pessoais do que você. Daí ser muito importante que todas as decisões sobre o rumo que dá ao seu dinheiro tenha em linha de conta os seus conhecimentos adquiridos na parte da educação financeira. Se tiver uma boa educação financeira, terá a independência necessária para garantir que toma as melhores decisões.
Leia mais artigos sobre o assunto:
- As várias etapas da vida financeira: como gerir o orçamento aos 20, 30 e 40 anos
- A Literacia Financeira Infantil: porque dar mesada aos meus filhos?
- Dicas para gerar poupança nas diferentes fases da vida
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #educação financeira,
- #literacia financeira
Excelente artigo! Mas para nos, adultos, onde podemos obter essa literacia financeira?