Banca

A minha primeira conta: O que ponderar antes de escolher o banco

Escolher o banco onde abrir a primeira conta é um passo importante. Com tantas opções é necessário avaliar determinados aspetos.

Banca

A minha primeira conta: O que ponderar antes de escolher o banco

Escolher o banco onde abrir a primeira conta é um passo importante. Com tantas opções é necessário avaliar determinados aspetos.

Atualmente, existem muitos bancos a operar em Portugal, o que torna mais difícil escolher onde queremos ter uma conta, especialmente se for a primeira. Para tomar esta decisão, vai precisar de comparar as condições dos diferentes bancos. Só assim pode escolher a opção mais certa para si.

Que bancos existem em Portugal?

Hoje em dia, em Portugal, existem dezenas de bancos a operar. Diante de uma oferta tão diversificada, antes de abrir a sua primeira conta bancária, vale a pena explorar o mercado e perceber qual é o melhor para si.

Entre os mais conhecidos e mais usados pelos portugueses constam a Caixa Geral de Negócios, Novo Banco, Millennium BCP, BPI, Montepio e Santander Totta.

Contudo, nos últimos anos têm surgido outros, tais como, Banco CTT ou o ActivoBank, sendo que este último já vem refletir a evolução digital que atravessa todo o setor.

Leia ainda: Encerrar uma conta bancária, pode ser feito por si ou pelo banco

Diferentes bancos para diferentes tipos de clientes

Para cada tipo de cliente existe um tipo de banco. Por exemplo, existem bancos que estão mais focados na população ativa, ou seja, nos trabalhadores. Existem ainda aqueles que, ainda assim, privilegiam os estudantes e ainda existem outros que reforçam a sua oferta com condições especiais para quem viaja muito.

Se é trabalhador, os bancos que oferecem vantagens como a conta ordenado, podem ser os mais acertados. São contas à ordem, mas que lhe dão mais opções por ser trabalhador. Estas opções são, por exemplo, salário adiantado, transferências gratuitas e ausência da taxa de manutenção.

Se é estudante, algumas das melhores opções podem estar nos bancos que oferecem condições especiais, como taxa de movimentação e transferências grátis. Algumas universidades de Portugal têm protocolos com estes bancos e quando fizer a matrícula será aberta uma conta com o banco escolhido pela instituição.

Para quem viaja bastante é importante ser cliente de um banco que facilite a vida financeira enquanto estiver fora. Ou seja, que permita o uso do seu cartão noutros países, que sejam feitos depósito ou pagamentos e transferências na moeda local. Alguns bancos têm ainda uma opção de seguro de viagem e levantamentos gratuitos noutra moeda, mas, atenção, cobram uma taxa de manutenção mais alta.

Entre que tipos de conta pode escolher?

De um modo geral, no mercado nacional, os bancos oferecem quatro opções. Cada tipo de conta tem as suas funções e ofertas específicas. É preciso avaliar as condições de cada uma para perceber qual se adequa melhor às suas necessidades.

A conta de serviços mínimos vai oferecer-lhe, tal como o nome indica, os serviços básicos, como pagamentos, transferências e levantamentos. Uma das vantagens destas contas é o facto de serem gratuitas até um determinado limite de operações.

A conta à ordem, para além dos serviços básicos, inclui também um cartão de crédito e pode dar acesso a empréstimos, como o crédito habitação, por exemplo. Esta conta pode incluir uma taxa de manutenção.

A conta poupança acaba por ser uma forma de colocar algum dinheiro de lado. A oferta é igualmente diversificada, por isso, deve analisar bem as condições associadas. Isto porque, por vezes, o rendimento gerado pode ser bastante baixo em relação àquilo que estava à espera.

Contudo, o caminho da poupança também se faz via investimento. As opções disponíveis, que vão desde os títulos, fundos a ações, também devem ser bem analisadas, sendo que podem permitir-lhe obter lucros mais elevados.

Conta multimoeda

Existem algumas plataformas para enviar dinheiro que oferecem uma opção de conta multimoeda, ou seja, vai poder converter o dinheiro que depositar em qualquer moeda de que precise.

Um exemplo deste tipo de plataformas é a Wise. Quando aderir, vai receber um IBAN (international bank account number). Esta pode ser uma boa opção para si se viajar muito.

jovens estão a planear poupança consultando oferta online

Banco online: que vantagens lhe pode trazer?

Em Portugal, já existem bancos 100% online. A título de exemplo, para além do já referido ActivoBank, pode ponderar os serviços do N26 ou do Revolut.

Estes bancos são inteiramente online, ou seja, não têm balcões físicos e todas as interações são feitas a partir do site ou da sua aplicação (app). Algumas pessoas podem ver neste modelo uma desvantagem, uma vez que, muitos preferem ir até um espaço físico, contudo, os bancos online têm ganho cada vez mais clientes.

A principal vantagem de escolher um banco online é o facto de disponibilizarem contas com um funcionamento simples e não cobrarem comissões.

Cartão de crédito

Nem todos os bancos entregam aos seus clientes um cartão de crédito. Muitas vezes, para ter direito a esta oferta é preciso cumprir alguns requisitos, nomeadamente auferir rendimentos mínimos, os quais devem ser devidamente comprovados. Os cartões de crédito têm um limite de plafond que é determinado com base nos rendimentos que ganha.

Apesar de um cartão de crédito ser uma proposta bastante tentadora, deve avaliar a TAEG (taxa anual de encargos efetiva global). Faça contas: para além de ter de pagar o valor que gastou do cartão, também vai ter de pagar as taxas.

Se ter um cartão de crédito é importante para si, estude a oferta dos bancos que têm esta opção e compare as condições associadas.

Leia ainda: Está atento às suas comissões bancárias?

Comissões de manutenção

Alguns bancos, dependendo do tipo de conta que escolher, cobram as chamadas comissões de manutenção de conta. Estas comissões são uma taxa que tem de pagar todos os meses e referem-se aos movimentos que faz, desde levantar dinheiro, fazer transferências e pagamentos.

Alguns bancos, cobram valores mais altos que outros, podendo chegar a atingir os 200 euros, por ano, em comissões.

Assim, cada vez mais, as pessoas procuram bancos com comissões mais baixas ou, até mesmo, que não cobrem qualquer valor.

Que documentos precisa para abrir a sua primeira conta?

Depois de verificar os pontos anteriormente referidos, chegou a hora de, finalmente, abrir a sua primeira conta. Cada banco tem as suas condições e requisitos para as diferentes contas que disponibiliza, mas existem alguns documentos comuns a todos.

Ou seja, vai precisar de ter consigo um documento de identificação. Este pode ser um cartão de cidadão ou um título de residência. Tem ainda de apresentar o seu NIF (número de identificação fiscal) e um comprovativo de morada. Pode ainda ser-lhe pedido cópia do contrato de trabalho ou outro documento que comprove os rendimentos.

Outro ponto importante e que deve ver com atenção é o primeiro depósito. A maioria dos bancos pede que seja feito um depósito quando uma conta é aberta. Porém, alguns, consoante o tipo de conta que escolher, não fazem esta exigência.

Se tiver mesmo de cumprir o requisito e fazer um primeiro depósito, não vai poder escolher o seu valor, já que existe um valor mínimo. Analise a oferta já que o valor varia de banco para banco.

Leia ainda: Bancos: quanto anda a pagar em comissões sem saber?

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.