Este ano, a Black Friday assinala-se no dia 24 de novembro. Para muitas pessoas, esta é uma data que leva a um consumo mais excessivo. Afinal, o que não falta são anúncios de oportunidades únicas que permitem a compra de produtos a preços de sonho neste dia. Contudo, não é novidade que as compras por impulso podem levar à tomada de más decisões, seja pelas condições não serem tão vantajosas como parecem ou por colocarem o orçamento familiar em risco.
Dito isto, se quer aproveitar a Black Friday para fazer as suas compras de Natal ou adquirir algo que realmente lhe faz falta ou deseja há muito tempo, faça uma análise antes de comprar o que quer que seja.
Muitos consumidores já estão conscientes de que os preços apresentados nesta altura do ano nem sempre correspondem aos descontos anunciados. Neste ponto, para ter a certeza que está a fazer um bom negócio, é fundamental que analise os preços dos produtos algumas semanas antes. Assim, tem a certeza de que aquela promoção é real e não está a ser vítima de uma campanha de marketing desonesta.
Contudo, não olhe só para os preços antes de fazer compras na Black Friday. Existem outros fatores que são importantes de analisar. Neste artigo, saiba o que deve ter em atenção.
Leia ainda: Cuidados a ter na Black Friday: 8 dicas para aproveitar os descontos
Leia as reviews dos produtos que pretende comprar na Black Friday
A leitura de reviews de produtos, serviços e até de lojas online tornou-se um passo essencial antes de fazer qualquer compra. No fundo, as reviews representam a opinião de outros consumidores e transmitem-lhe mais ou menos confiança sobre algo que quer comprar.
Aliás, um estudo realizado pela BrightLocal em 2021, revelou que 87% dos participantes admitiram ler pelo menos uma review antes de se dirigirem a um negócio local. Já 94% dos participantes confessaram que bastou uma review negativa para evitarem a visita a uma loja.
Embora este estudo aborde mais o impacto das reviews a nível empresarial, a verdade é que estas avaliações têm um impacto muito significativo nas tomadas de decisões. E quando tem dúvidas se um produto tem realmente qualidade ou uma loja online é de confiança, as reviews mostram-lhe a experiência de outros consumidores, desde o grau de satisfação até a problemas específicos que podem ter surgido durante o processo de compra.
Suponha que pretende comprar um computador na Black Friday e viu o modelo que procura com uma excelente promoção numa loja que não conhece. Nesta situação, é importante verificar se essa loja tem reviews positivas e o que é que outros clientes têm a dizer sobre a mesma. No caso de não existir qualquer avaliação sobre a loja, talvez seja melhor dar um passo atrás e optar por uma alternativa mais segura.
Já se estiver a pensar comprar um produto na Black Friday, mas tem dúvidas sobre a sua qualidade, faça uma pesquisa sobre o mesmo em vários sites. Caso encontre várias reviews, leia-as com atenção e não se foque apenas na classificação geral. Depois, se ficar convencido perante a avaliação dos outros consumidores, pode procurar uma loja de confiança onde este produto esteja com uma campanha promocional interessante.
Garantia: Certifique-se do que está coberto e quais as condições
Desde janeiro de 2022 que os bens móveis (novos e recondicionados) vendidos numa loja tradicional ou online beneficiam de uma garantia de três anos. No entanto, é preciso ter em conta que existem algumas nuances que afetam os efeitos da garantia dos produtos.
Por exemplo, imagine que compra um produto e este vem avariado ou existem problemas com a sua instalação dada a falta de instruções. Neste caso, para acionar a garantia, basta possuir o talão de compra/fatura do produto. Aqui, dificilmente a loja irá levantar problemas.
Mas, atenção, que ao longo dos três anos de garantia nem sempre é tão simples conseguir a resolução de um problema. Por isso, antes de comprar qualquer produto, deve informar-se se a garantia do produto dá direito à restituição do dinheiro, à substituição do produto ou ao seu arranjo. Por lei, no decorrer da garantia, o consumidor pode pedir a reparação ou substituição do bem, e esta deve ser efetuada a título gratuito e num prazo razoável que, por norma, não deve superar os 30 dias.
Outro dos pontos a ter em consideração é que, em certos equipamentos ou produtos, a garantia só cobre determinados componentes. Se estivermos a falar de produtos de valor elevado, por vezes, fazer um seguro pode compensar se este cobrir qualquer problema que venha a ocorrer enquanto a apólice estiver ativa. Além disso, pode fazer contas e pensar se, perante o desconto que está a obter ao comprar o produto na Black Friday, vale ou não a pena fazer uma extensão da garantia.
Leia ainda: Garantia dos bens móveis alargada para três anos
Atenção ao prazo de entrega em compras online na Black Friday
O prazo de entrega em compras online varia muito de loja para loja, e pode ser mais longo se estiver a fazer uma encomenda de uma loja online estrangeira. No entanto, todos os consumidores têm direito a saber qual é o prazo máximo estipulado para receberem a sua encomenda. E normalmente, esta é uma informação que apenas está descrita nas políticas de entrega e devoluções de cada loja. Sempre que o prazo máximo para a entrega não for cumprido, então o cliente tem direito a reclamar.
Por exemplo, de acordo com as normas em Portugal, o tempo máximo para a entrega costuma rondar os 30 dias. Se a sua encomenda não for entregue dentro deste prazo, só depois de passar esta data é que se considera que a encomenda está atrasada. E aqui tem duas opções: Entra em contacto com a loja e faz um acordo sobre um novo prazo da entrega ou pede o cancelamento da encomenda.
Contudo, é preciso ter em conta que em alturas onde existem mais encomendas, como é o caso da Black Friday, podem ocorrer atrasos nas entregas. Por isso, se está a pensar em comprar as suas prendas de Natal na Black Friday, tenha em conta que estas precisam de chegar em menos de um mês. Caso veja que a política de entregas estipula um prazo superior, arrisca-se a fazer uma compra e chegar à altura do Natal sem prendas para oferecer aos seus amigos e familiares.
Leia ainda: Encomenda online atrasada? Saiba o que fazer e que direitos tem
Entregas em casa ou em pontos de entrega?
Em alturas em que as lojas enfrentam desafios para responderem a todas as encomendas que têm, e entrega-las a tempo e horas, é preciso pensar qual é a melhor forma de receber as suas compras. Quando faz compras online, a maioria das lojas entrega as encomendas a uma distribuidora, ficando esta responsável pelo transporte da encomenda até sua casa, se tiver sido essa a opção que selecionou.
Embora receber as suas encomendas no conforto do seu lar seja bastante vantajoso, principalmente se não existirem custos acrescidos, nem sempre tem como saber a que horas é que a sua compra vai ser entregue. E a menos que esteja em teletrabalho e não saia de casa no dia previsto para a entrega, esta opção pode não ser a mais vantajosa para si.
Afinal, se não estiver ninguém em casa, a sua encomenda vai voltar para trás. Por norma, no dia seguinte, existe uma nova tentativa de entrega. Mas se a situação persistir, pode ter que ir buscar a sua encomenda aos armazéns da transportadora que podem situar-se a vários quilómetros da sua morada.
Claro que, se estivermos a falar de uma encomenda de grandes dimensões, a entrega em casa é sempre a opção mais benéfica. Caso contrário, mesmo que tenha veículo próprio, pode não conseguir transportar o produto que comprou. Mas caso a encomenda tenha uma dimensão menor, deve pensar se não é mais benéfico escolher um ponto de entrega (pick up point) perto da sua casa.
Assim, mesmo que esteja a trabalhar ou precise de sair, pode levantar a sua encomenda quando for mais conveniente para si. Além disso, hoje em dia, existem cada vez mais pick up point espalhados de norte a sul do país. E dado que os custos para as empresas podem ser menores quando as encomendas são entregues nestes pontos, o custo de envio (se não for gratuito) é tendencialmente menor.
Informe-se bem sobre as políticas de devolução numa loja física ou online
Por fim, antes de finalizar qualquer compra na Black Friday deve informar-se sobre as políticas de devolução da loja em questão. Para ter uma ideia, existe uma diferença clara entre devolver um produto com ou sem defeito, mas também há diferenças entre as devoluções numa loja física e numa loja online.
Por exemplo, se vai comprar um produto numa loja física, saiba que nenhum comerciante é obrigado a aceitar trocas ou devoluções quando o artigo não tem qualquer defeito. No entanto, existem muitas lojas que permitem a troca dos produtos, com o objetivo de fidelizar os clientes. Mas não dê este direito como garantido, uma vez que não existe qualquer obrigatoriedade legal. O melhor é perguntar se o produto pode ser trocado ou devolvido e qual é o prazo máximo para tal.
Já nos produtos com defeitos, desde o dia 1 de janeiro que, se fizer uma compra e o defeito se manifestar no prazo de 30 dias, pode pedir de forma imediata a troca do bem ou o reembolso do valor.
Quanto às lojas online, as regras são diferentes. As compras feitas na internet, exceto as que sejam relativas a produtos personalizados e as que não podem ser trocadas por motivos legais, podem ser devolvidas no prazo de 14 dias a contar do momento em que a encomenda foi entregue ao consumidor. No entanto, há lojas online que estipulam prazos mais longos para a devolução. Mas é preciso ler bem as condições e a forma como esta devolução deve ser feita para garantir os seus direitos.
Leia ainda: Como comprar com consciência na Black Friday?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário