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Cartão de crédito roubado ou perdido? Saiba o que fazer

O seu cartão de crédito foi roubado e não sabe o que fazer para evitar surpresas? Veja como impedir que seja usado indevidamente.

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Cartão de crédito roubado ou perdido? Saiba o que fazer

O seu cartão de crédito foi roubado e não sabe o que fazer para evitar surpresas? Veja como impedir que seja usado indevidamente.

Caso lhe roubem um cartão de crédito ou, por exemplo, o perca, deve estar preparado para ver as suas informações pessoais e financeiras ficarem, rapidamente, comprometidas. Nestes casos, lembre-se, quanto mais tempo demorar a agir, maior a probabilidade de o seu dinheiro ser usado indevidamente.

Neste contexto, importa que fique a conhecer os principais passos a dar e como pode proteger-se no futuro.

Contacte a entidade credora ou banco

No momento em que se aperceber que perdeu ou lhe foi roubado o seu cartão de crédito, deve contactar de imediato o seu banco ou entidade credora. Embora estes contactos ou linhas de apoio estejam sempre disponíveis online, deve guardar estes números no seu telemóvel, para o caso de surgir uma situação urgente. Além disso, se tiver mais do que um cartão de crédito, é recomendável que guarde, pelo menos, os números do cartão para que seja mais fácil para o banco cruzar a informação.

Estes "pequenos" cuidados podem fazer a diferença, visto que quanto menos tempo demorar a reportar a situação, menor a probabilidade do cartão ser utilizado indevidamente. Ainda assim, garanta que estes dados se encontram num local seguro. Evite também guardar informações sensíveis em papel, nomeadamente o código de segurança (números que constam na parte de trás do cartão).

No momento em que comunicar ao banco que pretende cancelar o cartão, quando tentarem utilizá-lo para fazer um pagamento, levantamentos em dinheiro (como o cash-advance), ou outras operações, já não será possível. Todas estas operações serão automaticamente bloqueadas, salvaguardando potenciais custos adicionais fruto da utilização indevida do cartão.

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Altere as suas credenciais de acesso

Nestas situações, deve alterar de imediato o PIN do cartão. Por segurança, altere também as suas credencias de acesso ao homebanking, especialmente se as palavras-chave forem exatamente iguais ou facilmente decifráveis. Assim, consegue impedir terceiros de acederem a outras informações pessoais e financeiras. Assim, deve evitar utilizar códigos ou nomes que possam ser encontrados, rapidamente, num documento pessoal.

Além disso, se utilizar a mesma palavra-chave em sites que tenham os seus cartões de crédito configurados ou outras contas de pagamentos online (como o Paypal), também é recomendável que altere as credenciais. Na prática, todos os locais que um desconhecido possa aceder indevidamente, constituem um risco. Por isso, evite também utilizar as mesmas credenciais em locais diferentes.

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Verifique as coberturas do seu cartão de crédito

Dependendo dos seguros associados ao seu cartão de crédito, este pode ter várias coberturas, nomeadamente em caso de roubo ou extravio. Por exemplo, pode ter direito a uma indemnização em caso de levantamentos na rede Multibanco até um valor máximo definido na sua apólice. No entanto, para ter direito a esta indemnização, deve comunicar estas situações à polícia.

Ainda assim, saiba que, regra geral, tem de pagar os valores movimentados por terceiros até um máximo de 50 euros. Especialmente, se não tiver qualquer seguro associado ao cartão. Tenha também em consideração que, caso existam situações de incumprimento deliberado, por negligência, ou fraudulentas, pode ter de pagar um valor superior. Depois de ter comunicado ao banco que o seu cartão foi roubado, não pode ser responsabilizado por quaisquer movimentos indevidos, exceto nas situações acima referidas.

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Mulher a procurar cartão que perdeu na carteira

Monitorize os movimentos da sua conta bancária

Depois de detetar que perdeu o seu cartão ou que foi roubado, deve monitorizar, regularmente, os movimentos da sua conta bancária. Até comunicar o roubo ao seu banco e cancelar o acesso ao seu cartão, podem surgir movimentos na sua conta bancária. Isto pode acontecer principalmente em pagamentos online, em que geralmente é apenas necessário o número do cartão, validade e código de segurança. Atualmente, alguns bancos já exigem validações adicionais, nomeadamente a introdução de um código enviado para o telemóvel, antes de realizar um pagamento.

Apesar destas soluções, não deve ficar totalmente despreocupado. Especialmente, se remover a necessidade de autenticação de dois fatores para pagamentos até um determinado valor, ou certificar transferências / pagamentos a certas entidades. Desta forma, o sistema não vai pedir qualquer validação adicional e fica mais vulnerável a utilizações por parte de terceiros.

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Bloqueie imediatamente o cartão de crédito

Outra forma de minimizar os danos é bloquear, imediatamente, o cartão no homebanking ou através da aplicação móvel do seu banco. Depois, caso recupere o seu cartão, pode rapidamente desbloquear o acesso, podendo utilizá-lo novamente sem quaisquer complicações. Ainda que exista esta possibilidade de bloqueio, esta solução não substitui o cancelamento total do cartão por parte do banco. Isto é, deve sempre comunicar ao seu banco a intenção de cancelar o seu cartão.

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Não se esqueça de alterar os pagamentos automáticos

Depois de cancelar o seu cartão, não se esqueça de verificar pagamentos que, geralmente, podem estar configurados para serem debitados automaticamente. Isto acontece, frequentemente, em pagamentos online, nomeadamente na subscrição de serviços, como a Netflix ou Spotify. Tendo em conta que o pagamento desses serviços se encontra associado a um cartão de crédito ou conta de pagamentos online (como o Paypal), se cancelar o cartão que está configurado, o pagamento será recusado. Em determinados casos, esta recusa de pagamento pode levar ao cancelamento da subscrição ou, no pior dos casos, a custos adicionais desnecessários para reativá-la.

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O que fazer para minimizar danos no futuro?

Existem algumas formas de prevenir maiores danos, no futuro, em caso de perda ou roubo do seu cartão. Monitorizar os movimentos regularmente é uma boa prática, pois consegue rapidamente identificar todas as transações. Em caso de necessidade, pode rapidamente bloquear o acesso na aplicação do seu banco, bem como desligar as funcionalidades contactless do cartão.

Utilizar a autenticação de dois fatores para pagamentos online é também uma mais valia, pois exige que a pessoa que tenha acesso ao cartão, também tenha acesso ao seu telemóvel.

Manter uma palavra-chave difícil de adivinhar é outra forma de se proteger em caso de roubo.

A somar a isto, utilizar palavras-chaves diferentes é essencial para garantir que, no pior dos casos, apenas um acesso é afetado.

Por fim, ao efetuar pagamentos online, garanta que está a comprar num site fidedigno e nunca partilhe as suas credenciais de acesso.

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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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