Finanças pessoais

Comissões bancárias: Quanto pago para usar o cartão no estrangeiro?

Antes de uma viagem ao estrangeiro, é importante que confirme as comissões bancárias que o seu banco cobra pelo uso do cartão.

Finanças pessoais

Comissões bancárias: Quanto pago para usar o cartão no estrangeiro?

Antes de uma viagem ao estrangeiro, é importante que confirme as comissões bancárias que o seu banco cobra pelo uso do cartão.

Antes de partir para uma viagem no estrangeiro, deve perceber de que forma é que o seu cartão funciona no destino. Não só deve confirmar a marca (se for Visa ou Mastercard, por exemplo, não deverá ter problemas), mas também as comissões bancárias que o seu banco cobra pelas operações feitas fora de Portugal.

Fique a par das taxas que pode ter de pagar por usar o cartão no estrangeiro.

O que acontece no Espaço Económico Europeu?

Se viajar dentro do Espaço Económico Europeu (EEE), o seu banco tem de lhe cobrar as mesmas comissões que cobra em Portugal. Fazem parte do EEE os 27 Estados-membros da União Europeia, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

Assim, se em Portugal não paga para levantar dinheiro num ATM ou para pagar as compras, também não vai fazê-lo quando estiver num destes países. Noutro exemplo, se paga comissões pelo adiantamento de numerário a crédito, vai pagar o mesmo valor nos países do EEE.

No entanto, pode ter de pagar pela conversão cambial se for para um destino no EEE cuja moeda não seja o euro. São exemplo disso a Bulgária, a Chéquia, a Hungria, a Polónia, a Roménia, a Suécia, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega. Assim, deve confirmar se o seu banco cobra alguma comissão nestes casos e qual o valor.

Por exemplo, se a comissão for de 1% e o valor da compra ou levantamento convertido for de 100 euros, irá pagar um euro de comissão.

Nota: Alguns bancos cujos preçários consultámos alargam a igualdade de comissões a destinos como Suíça, Mónaco, San Marino, Andorra ou Vaticano.

Leia ainda: 7 dicas para poupar numa viagem ao estrangeiro

Comissões bancárias fora do Espaço Económico Europeu

Quando viaja para um país fora do Espaço Económico Europeu deixa de se aplicar a legislação europeia e passa a estar sujeito a comissões bancárias quando usa o cartão. Como cada banco tem os seus preços, deve verificar junto do seu quais as taxas e qual o valor de cada uma.

Consultámos os preçários de 11 bancos para ajudar a perceber que comissões pode ter de pagar quando usa o cartão no estrangeiro. Todos os valores apresentados têm como referência julho de 2024.

Levantamentos

Os levantamentos são a operação que implica mais comissões bancárias quando usa o cartão noutro país, pelo que deve limitá-los ao máximo quando estiver fora de Portugal. Além disso, tenha em consideração que as taxas pelo uso de cartões de crédito são superiores às dos cartões de débito.

Na análise que fizemos, considerámos apenas os levantamentos feitos em ATM.

Comissão fixa

Quer levante 10 ou 100 euros, vai pagar sempre o mesmo valor, uma vez que é uma comissão fixa expressa em euros. Nos preçários que consultámos, os valores estão entre os 2,50 euros e os 4,25 euros, tanto no crédito como no débito.

Comissão variável

É uma comissão percentual, ou seja, depende do montante que levantar e pode rondar os seguintes valores:

  • Crédito: entre 3,33% e 4,50%
  • Débito: entre 0,33% e 3,33%

Comissão por transação internacional

Dependendo do banco, pode ter outras designações, como comissão de serviço interbancário ou comissão de serviço internacional. Mais uma vez, é uma comissão percentual, pelo que tem como base o valor que levantar.

Tanto no uso de cartões de crédito como de débito, os valores que consultámos estão entre os 1,70% e os 3,85%.

Comissão de conversão cambial

Nem todos os bancos apresentam claramente uma comissão de conversão cambial nos seus preçários. Ainda assim, em todos aqueles em que é possível encontrar esta taxa, a comissão é de 1% sobre o valor convertido em euros.

Compras

Quando fizer compras num país não pertencente ao Espaço Económico Europeu, vai pagar a comissão de transação internacional. O valor é o mesmo aplicado nos levantamentos, ou seja, entre 1,70% e 3,85%. Como dissemos anteriormente, nem todos os preçários que consultámos apresentam a comissão de conversão cambial, pelo que deverá confirmar com o seu banco se esta vai ser aplicada ou não.

Por fim, saiba que todas as comissões estão sujeitos a Imposto do Selo de 4%.

Há comissões que não vai conseguir evitar

Dentro ou fora do Espaço Económico Europeu, há comissões que não consegue evitar. Isto porque, ao contrário de Portugal, há países em que pode ter de pagar para usar um ATM. Uma vez que esta comissão não está dependente do seu banco em Portugal, terá sempre de pagá-la quando levantar dinheiro.

Leia ainda: Vou viajar para o estrangeiro: Que cartões bancários devo levar?

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.