Finanças pessoais

Como ver débitos diretos no multibanco?

Ver débitos diretos no multibanco é uma forma simples de controlar que entidades podem efetuar cobranças da sua conta. Saiba como verificar.

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Como ver débitos diretos no multibanco?

Ver débitos diretos no multibanco é uma forma simples de controlar que entidades podem efetuar cobranças da sua conta. Saiba como verificar.

Fazer pagamentos por débito direto traz inúmeras vantagens. Afinal, estamos a falar de uma forma de pagamento automática, que evita esquecimentos dos prazos limites e de ficar com dívidas pendentes. Além disso, quando celebra alguns contratos, como eletricidade e gás natural ou seguros, pode ter direito a um pequeno desconto. Contudo, se ainda não tem o hábito de usar este método de pagamento, pode ter algumas dificuldades em ver débitos diretos no multibanco e fazer a gestão dos mesmos.

Para conseguir controlar o dinheiro que sai da sua conta e ver os débitos diretos que tem ativos, a seguir explicamos o que fazer.

Leia ainda: Faça uma “limpeza” aos seus débitos diretos

Ver débitos diretos no multibanco leva poucos segundos

Embora o débito direto seja uma forma prática e vantajosa de fazer pagamentos, deve consultar regularmente o seu extrato bancário e saber quais os débitos diretos que tem ativos. Desta forma, consegue controlar o dinheiro que sai da sua conta e detetar algum erro rapidamente.

E é bastante simples e rápido ver os débitos diretos que tem ativos. Para ver débitos diretos no multibanco, insira o seu cartão e o código de segurança. Depois selecione a opção consultas e, por fim, autorizações de débito.

Se não quiser deslocar-se a um multibanco, pode fazer esta consulta através do homebanking ou dirigir-se ao balcão que gere a sua conta bancária.

Leia ainda: Homebanking: poupe tempo e dinheiro

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Como controlar e gerir os débitos diretos

Para quem está a utilizar o débito direto pela primeira vez ou não utiliza esta forma de pagamento com regularidade, pode desconhecer todas as suas funcionalidades.

Assim, saiba que os débitos diretos permitem:

  • Definir limites de cobrança: desde a validade (fixar a data até quando autoriza estes pagamentos), periodicidade (como, por exemplo, mensal ou anual) até ao valor máximo cobrado por cada débito direto.
  • Inativar débitos diretos: o que faz com que um pedido de pagamento não seja satisfeito. Mas atenção, a inativação não é o mesmo que cancelar um débito direto (explicamos mais abaixo).
  • Bloquear débitos diretos a determinadas entidades: criando uma lista de entidades autorizadas e outra lista onde não dá a sua autorização.

Contudo, nem todas estas funcionalidades são possíveis de efetuar através do multibanco ou do homebanking. No caso de pretender definir certos limites, bloqueios ou até uma inativação, estas funcionalidades estão disponíveis no multibanco, homebanking ou, presencialmente, num balcão. Mas se quiser cancelar um débito direto, vai ter de dirigir-se junto do credor.

A diferença entre inativar e cancelar um débito direto

Inativar e cancelar um débito direto podem parecer as mesmas operações. Mas, na verdade, não são o mesmo. Quando inativa um débito direto de uma entidade específica junto do seu banco, esta não vai conseguir efetuar cobranças. Contudo, esta opção pode gerar alguns problemas, como ficar numa situação de incumprimento. Afinal, a entidade vai continuar a emitir as suas faturas, mas o serviço não está a ser pago.

Para não ficar em dívida e efetuar o seu pagamento por outra modalidade que não seja automática - isto se o contrato se mantiver com essa entidade - deve dirigir-se ao seu banco e pedir o cancelamento desse débito direto. Assim que este seja concretizado, passa a pagar as suas faturas de forma manual.

Leia ainda: Débitos diretos: Como posso cancelar? 

Deve agir perante uma cobrança indevida após o cancelamento de um débito direto

Após proceder ao cancelamento de um débito direto, se for feita uma cobrança indevida tem direito a pedir o reembolso do montante junto do banco. Segundo o Banco de Portugal, tem oito semanas para exercer este direito.

Se quiser pedir uma retificação perante uma cobrança não autorizada ou executada de forma incorreta, tem 13 meses para apresentar o pedido, a contar da data do débito.

Leia ainda: O que acontece ao cancelar um débito direto?

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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