Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e embaixador da União Europeia para os Direitos do Consumidor, foi o convidado do primeiro Conversas sem Preço de 2021. Sob o tema "O consumidor num mundo digital", foram abordadas questões como o aumento do consumo online, a alteração do comportamento dos consumidores durante a pandemia e ainda a literacia digital.
O responsável explicou como funciona o Portal da Queixa, que é atualmente considerado um "barómetro de qualidade", mais do que um livro de reclamações digital. Pedro Lourenço não tem dúvidas de que “a reputação das marcas passou a estar nas mãos dos consumidores”.
Pedro Lourenço afirmou ainda que "reclamar é um dever" de todos os consumidores, pois só assim vão ajudar a melhorar a qualidade dos serviços prestados.
O comportamento dos consumidores durante a pandemia também foi tema nesta conversa. "Depois de 'desconfinar', notou-se que o consumidor adotou um comportamento mais digital, embora tenha sido quase empurrado numa fase inicial, mas depois percebeu as vantagens que tinha", afirmou.
Pedro Lourenço deu ainda dicas sobre cuidados a ter com as compras online. "As dificuldades que os consumidores foram apresentando foram do ponto de vista da sua literacia digital", apontou. O CEO do Portal da Queixa salienta que quanto mais conhecimento os consumidores tiverem, melhores serão as suas decisões.
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