Está a estudar a melhor forma de melhorar a eficiência energética da sua casa? Precisa de decidir onde investir? De facto, tornou-se incontornável a importância, a nível ambiental e económico para as famílias, da eficiência energética das suas casas. Cada vez mais esta é uma preocupação e prioridade.
Neste artigo, explicamos-lhe que opções tem ao seu dispor de forma a que possa decidir em quais pode investir e, assim, obter maiores poupanças.
Eficiência energética
Ao investir na eficiência energética da sua habitação, além de estar a diminuir a sua pegada ecológica e consequentemente a ajudar o ambiente, vai também poupar na sua fatura de eletricidade e da água. Outra vantagem é o aumento do conforto térmico de sua casa, o que se traduz numa valorização da mesma.
Se gostaria de investir na eficiência energética, mas neste momento não tem disponibilidade financeira, deve procurar informar-se sobre a política de pagamentos das várias ofertas existentes no mercado. Muitas vezes, as empresas possibilitam o pagamento em prestações sem acréscimo de custos.
Pode ainda estudar os apoios existentes, como por exemplo, o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis. Através deste Programa, os candidatos pode ser reembolsadas, ainda que parcialmente, do valor gasto em equipamentos que permitam melhorar a eficiência energética das habitações. Para tal deve ficar atento ao lançamento destes apoios e preparar a sua candidatura.
Pode ainda analisar a concessão de crédito com condições vantajosas para quem pretende comprar equipamentos para produção de energia renovável.
Investir em painéis solares
Os painéis solares estão entre as opções para quem quer poupar na fatura da energia. Existem dois tipos de painéis solares: os fotovoltaicos e os térmicos.
Os painéis solares fotovoltaicos geram eletricidade através da luz solar, já os painéis térmicos geram calor para aquecer a água.
O investimento inicial nos painéis solares pode ser considerado um pouco elevado, contudo, o valor investido é facilmente recuperado pois a sua fatura de eletricidade vai diminuir significativamente.
Ao instalar painéis solares, pode optar por vender a energia que não consome. Os valores não são muito elevados, mas é uma possibilidade que deve ter em conta.
Leia ainda: Vender excedente de painéis solares compensa? Saiba que passos dar
Investir em bombas de calor
As bombas de calor podem ser a sua escolha para investir, caso pretenda aquecer água consumindo pouca energia. Isto deve-se ao facto destes equipamentos extraírem calor do ar ou da terra e, desta forma, consomem pouca energia elétrica.
Tal como no caso dos painéis solares, vai ter de fazer um investimento inicial, contudo, a médio prazo consegue recuperar o valor investido.
Leia ainda: Sistemas de produção de água quente: Entre que opções pode escolher?
Melhorar o isolamento térmico
Um deficiente isolamento térmico de uma habitação é uma das razões do aumento da fatura de eletricidade. Isto porque facilmente se perde o calor que se gera no interior para o exterior do edifício o que leva a um maior consumo de energia para aquecer a casa.
Logo, deve verificar o isolamento térmico da sua casa, nomeadamente, cobertura, paredes, portas e janelas. Opte por janelas eficientes, de preferência com caixilharia em PVC e com vidros duplos, pois além de evitar a perda de calor vai aumentar o conforto acústico.
Investir em lâmpadas LED
Substitua as lâmpadas de sua casa por lâmpadas LED. Estas, além de terem uma duração superior às incandescentes permitem poupar mais energia.
Escolha eletrodomésticos mais eficientes
Ao optar por eletrodomésticos mais eficientes, de preferência com classificação energética A (verifique sempre as etiquetas), vai estar a ajudar o ambiente e simultaneamente a reduzir o valor da sua fatura de eletricidade.
Verifique a eficiência energética dos eletrodomésticos que tem em casa e se tiver essa possibilidade substitua-os por equipamentos mais eficientes.
Leia ainda: As novas certificações energéticas: o que precisa de saber
Autoclismos com descarga dupla ou interrupção de descarga
A instalação de autoclismos com o sistema de descarga dupla ou com interrupção de descarga, pode permitir-lhe gastar muito menos água. Por isso, este investimento também deve ser considerado neste seu planeamento rumo à eficiência energética.
Instale chuveiros e torneiras mais eficientes
Antes de tomar a sua decisão quanto ao investir em eficiência energética, pondere ainda a possibilidade de substituir os chuveiros e as torneiras de sua casa por uns mais eficientes. Esta troca pode permitir-lhe gastar menos água e, desta forma, poupar na fatura no final do mês.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário