O novo ano começa em casa para grande parte dos portugueses. Este pode ser um bom momento para olhar para o orçamento anual, diminuir despesas e conquistar poupança.
Uma das melhores práticas e das mais recomendadas no universo das finanças pessoais é a elaboração de orçamentos. Sejam eles de férias, mensais ou anuais. O que importa é ter a perceção do estado das finanças, pessoais ou familiares, e procurar o equilíbrio. Se já fez o seu orçamento anual e está desconfortável com o resultado final, peça apoio, não deixe que este ano evolua para uma situação insustentável.
Calcule os rendimentos no novo ano
Comece pelo mais simples e mais agradável: analisar os rendimentos. Simule o seu salário líquido para 2022, de forma a saber ao cêntimo quanto é que vai ganhar por mês. Adicione rendimentos extras fixos, como trabalho em part-time ou freelancer. Desta forma consegue totalizar o montante ao qual, de seguida, irá subtrair as despesas e tentar encontrar o equilíbrio financeiro para a sua carteira. Este é um passo crucial para, no fim do processo, saber como diminuir despesas.
Analise encargos gerais
Nas despesas gerais contemplam-se as contas de casa mensais como luz, água, gás, renda (se for o caso), prestação de crédito habitação e outros - caso existam. Mas também as do dia a dia: alimentação, transporte, comunicações. Se estiver a fazer uma análise anual, identifique também os gastos pontuais que tem ao longo do ano e que são mais ou menos previsíveis: pagamento de seguros, manutenção e imposto automóvel, aniversários, férias, início do ano letivo, natal, etc.
Quando terminar faça uma nova revisão para garantir que não se esqueceu de enumerar nenhuma despesa.
Renegoceie créditos e procure diminuir despesas
É comum que do balanço entre rendimentos e encargos resulte pouca margem. E quando isso acontece, a variável mais simples de se alterar é a dos encargos. Conseguir rendimento extra, embora seja possível, exige, na maioria dos casos, despender de tempo.
Então, a solução passa por voltar às categorias dos encargos e analisar onde se pode diminuir despesas:
- Pode procurar fornecedores de energia ou telecomunicações que ofereçam opções mais competitivas;
- Pode negociar com o seu banco a renegociação do empréstimo da casa ou mesmo ponderar transferir para outro banco com melhores condições - se tiver crédito habitação;
- Onde também pode poupar alguns euros todos os meses é nos seguros: de vida, multirriscos da casa, saúde ou automóvel;
- E ainda, no caso de ter vários créditos a decorrer, pode juntar as prestações numa única e poupar com o crédito consolidado.
Os profissionais especializados do Doutor Finanças podem apoiá-lo nestas renegociações, a diminuir as despesas e a conquistar a folga orçamental que precisa para começar o ano de forma mais tranquila. Aproveite estes dias em casa e analise connosco o potencial de poupança:
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário