Os fundos PPR são instrumentos de poupança de longo prazo por excelência que lhe permitem, em simultâneo, ter vantagens fiscais únicas, no panorama dos produtos de investimento em Portugal, e capitalizar os rendimentos no longo prazo.
A capitalização dos rendimentos no longo prazo é determinante para que possa atingir com sucesso os seus objetivos financeiros relativos à sua reforma.
Quais as vantagens de investir num fundo PPR?
Em primeiro lugar, o efeito da capitalização de rendimentos. Sendo o PPR um produto de investimento que permite o crescimento da poupança no longo prazo, o efeito da capitalização de rendimentos é o seu melhor aliado para atingir os seus objetivos financeiros no longo prazo e atingir a sua independência financeira.
Veja este exemplo: Se investir inicialmente 5.000 euros, e realizar reforços mensais de 100 euros, assumindo uma rendibilidade anual de 8%, o seu valor final de reforma seria 15 vezes superior num período de 40 anos face a um período de 10 anos e 5 vezes superior face a um período de 20 anos.
10 anos
20 anos
40 anos
Em segundo lugar, podemos considerar a eficiência fiscal e as cláusulas de resgate sem penalização. Os fundos PPR possuem um conjunto de vantagens fiscais e cláusulas de resgate sem penalização exclusivas a este tipo de produto de investimento.
Benefícios fiscais dos PPR
Ao subscrever ou reforçar um PPR pode ter acesso a uma dedução à coleta de até 20% no IRS, com limites em função da idade:
- Até aos 34 anos, a dedução tem o valor limite de 400 euros, caso aplique 2.000 euros ao PPR nesse ano;
- Dos 35 aos 50 anos, a dedução tem o valor limite de 350 euros, caso aplique 1.750 euros ao PPR nesse ano;
- E a partir dos 50 anos, a dedução tem o valor limite de 300 euros, caso aplique 1.500 euros ao PPR nesse ano.
Em termos do imposto sobre rendimentos aplicado às mais-valias, caso resgate o PPR dentro das condições de resgate sem penalização, esta taxa estará na ordem dos 8%. As condições de resgate sem penalização, são as seguintes:
- Resgate devido a reforma por velhice ou invalidez;
- Resgate a partir dos 60 anos se estiver investido no PPR há mais de 5 anos;
- Resgate devido a desemprego de longa duração (ou do cônjuge);
- Resgate devido a doença grave de membro do agregado familiar;
- Resgate para pagamento de prestações de crédito à habitação;
Caso resgate o PPR fora das condições de resgate sem penalização, o imposto será no valor de 21,5%, se resgatar o PPR durante os primeiros 5 anos de investimento. A tributação diminui quanto mais tempo mantiver as suas poupanças neste tipo de produto:
Se resgatar o PPR entre os 5 e os 8 anos de investimento a tributação será de 17,2%. A taxa desce para 8,6%, caso o seu dinheiro esteja investido há mais de 8 anos, isto para pelo menos 35% da totalidade das entregas na primeira metade do período contratado.
Adicionalmente, os PPR sem capital garantido permitem também a transferência do capital investido entre diferentes entidades, sem encargos e impostos adicionais. Caso o PPR seja de capital garantido, a taxa máxima que uma entidade pode cobrar para garantir a transferência do PPR é igual a 0,5% sobre o montante transferido. O que significa que se transferir 1.000 euros, no máximo terá de pagar 5 euros para transferir o PPR.
Porquê investir no PPR SGF Doutor Finanças?
O PPR SGF Doutor Finanças é uma solução de investimento simples, eficiente e inovadora, no panorama nacional de PPR, que lhe permite poupar e acumular património para a sua reforma.
A estratégia de investimento testada e comprovada internacionalmente há várias décadas, por milhares de investidores, nomeadamente em países como EUA, Reino Unido, Países Nórdicos e até na vizinha Espanha, baseia-se em quatro princípios básicos, que em conjunto, permitem melhorar a rendibilidade, ajustada pelo risco, de uma carteira de investimentos:
- Gestão Passiva (ou Indexada): Carteira indexada às três principais classes de ativos financeiros: ações, obrigações e matérias-primas e implementada exclusivamente através de ETF;
- Extrema Diversificação: investimento em 11.000 títulos diferentes a nível mundial que lhe permite reduzir os denominados riscos específicos de exposição a empresas, setores ou países;
- “Comprar, Manter e Ajustar”: O investimento é realizado numa ótica de longo prazo, apenas sendo realizados os chamados rebalanceamentos sistemáticos com o objetivo de controlar o risco da carteira. Não são realizadas transações de natureza especulativa ou de curto prazo;
- Comissões fixas estruturalmente baixas: As comissões fixas do PPR SGF Doutor Finanças são significativamente mais reduzidas face aos fundos PPR com nível de risco equivalente, sendo estas de 1%, comparativamente aos 2,62% cobrados em média por fundos comparáveis no mercado, apresentando uma redução de custos equivalente a 72%.
(Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. O rentabilidade varia de acordo com a evolução do valor dos ativos que constituem o património dos Fundos de Pensões e está dependente de flutuações dos mercados financeiros. Não existe garantia de rendimento mínimo. As rentabilidades passadas não constituem garantia de rentabilidade futura. Os Regulamentos de Gestão dos fundos estão disponíveis em PPR SFG Doutor Finanças . A entidade gestora é a SGF.)
A Dolat Capital, Empresa de Investimento, S.A. é regulada pela CMVM (Nº Licença: 368). A nossa missão é propor-lhe um plano de investimentos personalizado, ultra diversificado e com custos radicalmente baixos. Acreditamos convictamente que o investimento através de fundos índice e da metodologia “Comprar, Manter e Ajustar” são a forma mais eficiente de investir o seu dinheiro. Não perca tempo, comece já hoje a investir numa carteira inteligente, com menos comissões e melhor rendibilidade.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário