O verbo “comprar” acompanha-nos diariamente e, por isso, é essencial estarmos atentos às garantias dos produtos que compramos. É aqui que entra a tecnologia e, entre as soluções que podem ajudar nesta gestão, a nova aplicação (app) Keep Warranty, desenvolvida em Portugal, gratuita e disponível para Android e iOS, pode ajudar a melhorar o seu orçamento familiar.
Esta app tem como objetivo ajudar os utilizadores a organizarem as faturas daquilo que compram. Permite ainda definir alarmes para quando as garantias estiverem a terminar.
Sabia que tudo o que compra tem uma garantia? Quantas vezes já comprou alguma coisa e precisou da garantia e não a encontrou? Ou quantas vezes deixou caducar a garantia e podia tê-la usado? Pois bem, esta app pode ajudá-lo a evitar estas situações e a ter um melhor controlo das suas faturas e das respetivas garantias. Com ela pode poupar um valor significativo.
Pois bem, não é só o carro, casa ou eletrodomésticos que têm garantia. Se comprar uma peça de roupa, um acessório de moda, uns brinquedos, entre outras coisas, também têm uma garantia.
De acordo com a lei, todos os bens móveis têm, depois da recente alteração da lei que entra em vigor já a 1 de janeiro do próximo ano, três anos de garantia, exceto se o desgaste decorrer da sua normal utilização. Já os bens imóveis têm 5 anos.
Leia ainda:Garantia dos bens móveis alargada para três anos
Exemplos práticos
Quando compra uns sapatos, certamente espera que mantenham a qualidade por alguns anos; ao comprar um brinquedo é suposto que dure nas mãos de uma criança um tempo razoável; entre outros exemplos que podíamos dar. Ou seja, quando compramos algo é suposto que esse bem mantenha a qualidade durante algum tempo até começar a acusar o desgaste normal da sua utilização.
Por vezes, acionar as garantias de um eletrodoméstico ou qualquer outro equipamento, não é tarefa fácil. Em casos de avarias, são várias as situações em que temos de ser nós a suportar os custos porque não encontramos as faturas ou não nos lembramos se ainda está dentro do prazo.
Por outro lado, muitas vezes podíamos ter prolongado uma garantia. Ou seja, certamente já teve uma máquina de lavar loiça ou roupa a dar os primeiros sinais de que tem um problema. Já pensou que se tivesse prolongado a garantia logo nessa altura, teria dado muito jeito quando se avariou já fora da garantia? Deve, por isso, tentar antecipar problemas e evitar custos desnecessários.
Keep Warranty: o que é e como funciona?
Apesar de poder guardar sempre as faturas e garantias em papel, e considerar que não precisa de qualquer aplicação, as novas tecnologias estão cada vez mais presentes e podem ajudar muito neste tipo de tarefas.
Assim, a app chama-se Keep Warranty (traduzindo à letra, é uma espécie de guarda garantias) e é um método eficaz de organizar esses documentos e manter o controlo das garantias dos equipamentos, uma vez que a plataforma é orientada exclusivamente para o efeito.
Instala a aplicação, regista-se, tira foto à fatura assim que faz a compra, preenche os dados necessários e já não precisa de se preocupar mais com o assunto até a app o avisar da aproximação do fim da garantia.
A informação fica guardada na nuvem e mesmo que perca o telemóvel ou os originais, pode descarregar outra vez a aplicação e recuperar os seus dados. Claro que, tem de dar autorização para que guardem os seus dados. Deve ainda avaliar o que é da sua privacidade e o que pode estar na nuvem. Só regista o que quiser.
Recorde-se que, habitualmente, guardamos faturas e garantias da compra de um carro ou de eletrodomésticos de valor significativo, mas esquecemo-nos de fazer o mesmo quando compramos um brinquedo ou uma peça de roupa, por exemplo. A garantia sobre os produtos é um direito seu enquanto consumidor.
Leia ainda: Garantia automóvel: quais são os direitos na compra de um carro?
Vantagens
- Avisa por email do fim do prazo da garantia: uma semana antes e um dia antes;
- Pode guardar as faturas e garantias por categoria de despesa;
- Permite pesquisar pelo nome do equipamento ou por loja;
- Permite ver as garantias que estão a terminar;
- O aviso permite-lhe avaliar, por exemplo, se deve pedir uma extensão da garantia para algum equipamento ou não.
- É gratuita
Categorias de despesas
A app tem várias categorias dentro das quais pode registar as suas faturas e garantias. Por exemplo:
- Eletrodomésticos
- Tecnologias
- Brinquedos
- Puericultura
- Desporto e lazer
- Ferramentas
- Moda
- Carros e motas
- Entre outros.
São várias as compras que a maior parte da população se esquece que têm garantia, como por exemplo lâmpadas. Guarde sempre todas as faturas e garantias do que compra.
Guarde as faturas em papel
A utilização de uma app para digitalizar e guardar as faturas pode ser prática, mas não dispensa alguns cuidados. Se precisar de trocar um produto, pedir a sua reparação, substituição, redução no preço ou resolver o contrato, terá de provar que ainda está dentro da garantia. A melhor forma de fazê-lo é através da fatura, que inclui a data e o local onde o produto foi adquirido, e o respetivo preço.
Para alguns vendedores, é suficiente apresentar o número de contribuinte, o cartão de cliente ou uma cópia digital da fatura. Porém, outros podem desconfiar de que a cópia foi manipulada e exigir o documento real. Assim, mesmo que digitalize as faturas, não dispense a velha técnica de guardar as versões em papel numa pasta.
Em síntese, antes de mais, deve guardar todas as faturas e garantias do que compra. Por outro lado, se é adepto das novas tecnologias, não perca tempo e procure uma app que o ajude nesta tarefa e, assim, pode controlar e salvaguardar todas as suas compras no que a garantias diz respeito.
Leia ainda: Seguro e extensão de garantia de eletrodomésticos: Vale a pena?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário