Sabia que crianças que aprendem a lidar com dinheiro desde cedo têm maior probabilidade de se tornarem adultos financeiramente responsáveis e bem-sucedidos?
De acordo com o estudo "Bem-Estar Financeiro em Portugal: Uma Perspetiva Comportamental", desenvolvido pelo Doutor Finanças, em parceria com a Laicos - Behavioural Change, em 2024, jovens entre 18 e 34 anos estão abaixo da média quando o tema é o nível de conhecimento financeiro. Este mesmo grupo também é o que possui menos comportamentos de planeamento e os níveis mais altos de de ansiedade financeira.
A boa notícia é que este é um cenário reversível. É possível atuar hoje para que os jovens do futuro possam ter mais conhecimento sobre literacia financeira. É por este motivo que a Academia Doutor Finanças acredita que a educação financeira infantil é um dos investimentos mais valiosos que pode fazer no futuro dos seus filhos.
Leia ainda: Conhecimento financeiro: Portugal atrás da Alemanha de há 15 anos
Porquê investir em educação financeira infantil?
- Desenvolvimento de competências essenciais: Ao aprender a lidar com dinheiro, as crianças desenvolvem competências importantes como planeamento, organização, tomada de decisões e resolução de problemas.
- Prevenção de problemas financeiros: Crianças com educação financeira têm menos probabilidade de se endividar, gastar de forma impulsiva e tomar decisões financeiras arriscadas no futuro.
- Construção de um futuro próspero: A educação financeira infantil abre portas para um futuro mais próspero e seguro, permitindo que os seus filhos concretizem os seus sonhos.
Como a Academia Doutor Finanças pode ajudar
Em parceria com o Bison Bank, o Doutor Finanças criou o Banco de Horas, com o objetivo de levar conhecimento financeiro a mais pessoas, por parte de entidades que não têm como suportar o custo da formação. A primeira edição desta iniciativa pretende realizar 100 sessões em escolas, ONG, universidades, organismos públicos, associações e outros organismos associados.
Contacte a Academia Doutor Finanças e partilhe esta iniciativa com a instituição de ensino dos seus filhos. Esta é uma oportunidade de ajudar os adultos do futuro a construir uma vida financeira brilhante.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário