Bibliotecas Municipais
A primeira sugestão é utilizar a Biblioteca Municipal da sua zona de residência/trabalho. Do que conhecemos a variedade é muito grande e normalmente tem outros meios interessantes além de livros: CDs áudio, DVDs, áudio-livros, entre outros.
O processo é muito simples. Dirige-se à biblioteca, inscreve-se e depois é só "pedir emprestado" o que quiser consultar, levar para casa e utilizar com toda a comodidade, tudo sem pagar um tostão. Em Lisboa, por exemplo, pode levar um total de 5 livros em simultâneo, que pode manter durante 15 dias e renovar duas vezes.
Se por acaso a biblioteca onde se dirigiu não tiver o livro pretendido mas o mesmo estiver noutra biblioteca, pode requisitá-lo que o mesmo irá ser transferido para a biblioteca que lhe for mais conveniente.
Por fim, resta-nos dizer que vários municípios (arriscariamos dizer que quase todos) dispõem de um site para as bibliotecas, que permite consultar o catálogo e, em certos casos, efectuar pedidos de reserva e renovações.
Na Internet
Outra forma de ler livros de forma gratuita é através da Internet. Vários sites disponibilizam gratuitamente (e de forma legal) variados livros clássicos ou contemporâneos não sujeitos a direitos de autor. Embora exista um maior número de livros disponibilizados noutras línguas que não o Português, também é possível encontrar uma grande variedade de livros na língua de Camões.
Segue uma lista de sites onde pode procurar:
- Projeto Gutenberg
- ManyBooks.net
- Feedbooks.
Espero que estas sugestões lhe sejam úteis. Se já utiliza (ou passou a utilizar) a biblioteca do seu município ou conhece outros sites (legais) com livros gratuitos, por favor deixe um comentário.:)
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #educação,
- #grátis,
- #livros,
- #poupança
Recomendo vivamente o projecto português http://www.winkingbooks.com.
A plataforma http://www.winkingbooks.com permite que após um registo gratuito cada utilizador crie o seu inventário de livros que já não quer, obtendo com isso pontos para trocar por livros do seu interesse. Quando alguém (destinatário) lhe pede um livro, você (remetente) envia-lho por correio a seu cargo, havendo uma troca de livros por pontos. Posteriormente, você passará a destinatário quando pedir um livro a alguém, trocando neste caso pontos por livros, recebendo o livro em sua casa, de graça.
Permite-se assim que a comunidade Winking Books leia mais livros por valores simbólicos, constituindo este projecto uma prestação de serviço de leitura a todos os que quiserem ler MAIS, por MUITO MENOS!
A melhor maneira de ler livros em perfeito estado e actuais será mesmo a Fnac. É admitido e na Fnac do Colombo é quase encorajado pois até têm uns bancos corridos para as pessoas se sentarem a ler.
Cumprimentos.
Acrescento, também, outro site que tem muita váriedade,
o Google Livros:
http://books.google.pt/
Ainda há o Bookcrossing
http://www.bookcrossing.com/
Make the world a library
Discover the joy of sharing your books with the world
and following their journeys
Outra forma excelente de ler livros à borla é trocar com os amigos. E assim até temos críticas e livros aconselhados à nossa pessoa e estado de espírito.