Se está à procura de trabalho, a pensar mudar de emprego ou se é empresário, saiba que fazer networking pode abrir-lhe portas ou melhorar a sua carreira profissional. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a partilha de experiências e conhecimentos assume um papel crucial para destacar a sua marca pessoal. Além disso, um profissional com uma boa rede de contactos é uma mais-valia em alguns setores empresariais.
Caso pretenda saber de que forma o networking pode ser útil para os seus objetivos profissionais, fique a par das principais vantagens de criar uma rede de contactos. Saiba ainda como criar relações profissionais, onde deve marcar presença e retenha as dicas para manter estas relações fortes com o passar do tempo.
O que é networking?
É bem provável que a palavra networking lhe seja familiar, dado que, atualmente, é muito usada no contexto laboral e é presença regular em várias publicações nas redes sociais. Assim, trata-se de uma designação, em inglês, que se refere à capacidade de estabelecer uma rede de contactos, com o objetivo de melhorar as relações profissionais.
No fundo, fazer networking não é nada mais do que criar um núcleo específico de pessoas com quem temos afinidade profissional. Esta afinidade pode estar ligada ao desempenho de funções na mesma área profissional, mas, também, por partilharem objetivos semelhantes.
Mas, para que esta rede de contactos seja benéfica para todos os envolvidos, é preciso que haja reciprocidade entre todas as partes, tornando esta rede numa fonte de partilha.
Ou seja, com esta rede de contactos é possível partilhar conhecimentos, informações, motivações, objetivos e, claro, os seus serviços. E, quando esta rede é bem criada, existe um espírito de entreajuda que pode ser muito útil ao nível de desenvolvimento profissional, empregabilidade ou na hora de fazer crescer um negócio.
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Networking traz-lhe visibilidade profissional
Criar uma rede de contactos é útil em qualquer altura da sua carreira. Porém, muitos consideram que só é benéfico perante uma situação de desemprego ou quando abraçamos novos desafios profissionais. E, embora nestas situações uma boa rede de contactos ajude bastante, em termos de visibilidade, o networking pode sempre impulsionar a carreira que construiu.
Quando começa a criar a sua rede de contactos tem a vantagem de poder apresentar-se enquanto profissional. Tendo em conta que não é fácil destacar-se no mercado de trabalho, esta rede pode ajudá-lo a ganhar reputação e visibilidade.
Ou seja, quando existe uma relação de entreajuda entre os membros de uma rede, debatem-se ideias, aconselhamentos, e, claro, inevitavelmente mostram-se competências e conhecimentos especializados.
Logo, com o passar do tempo existe a possibilidade de se tornar uma referência para a sua rede de contactos e não só. O resultado deste trabalho, muitas vezes, traduz-se em convites para eventos, colaborações ou novos desafios profissionais.
Além disso, se estiver disposto a ajudar os seus contactos, também pode beneficiar de testemunhos e referências. Atualmente, estes têm um peso muito importante, pois validam o seu trabalho.
Que outras vantagens traz o networking à vida profissional?
Para além do networking ajudar a abrir novas portas e fazer com que ganhe visibilidade, traz ainda outras vantagens. Por exemplo, uma boa rede de contactos podem trazer benefícios na hora de:
- Aumentar os seus conhecimentos: A troca de ideias com profissionais experientes permite-lhe manter-se atualizado e ter outros pontos de vista sobre diversas temáticas;
- Introduzir novas práticas no local de trabalho (que outros profissionais já experimentaram e tiveram sucesso);
- Ter uma rede de suporte que ajuda a enfrentar os diferentes obstáculos ao longo da sua carreira;
- Aumentar a sua confiança enquanto profissional;
- Melhorar as suas capacidades de socialização e de comunicação.
Se tiver uma visão abrangente sobre o networking e se se dedicar à sua rede de contactos, vai, seguramente, evoluir enquanto profissional. Afinal, o que está a trabalhar são relações humanas e profissionais. E, como estas se fortalecem com o tempo e dedicação, é importante que esteja consciente que ao dar apoio aos outros também está a evoluir.
Como criar ou aumentar a sua rede de contactos?
Apesar de uma rede de contactos poder alavancar a carreira profissional e abrir espaço a novos desafios profissionais, nem todas as pessoas sabem como criá-la. Assim, saiba que existem várias formas de fazer networking, presencialmente ou online. Mas, para ajudá-lo a dar este passo, apresentamos quatro soluções que pode colocar em prática.
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Comece por estabelecer contactos nas redes sociais
As redes sociais são muito úteis para estabelecer novos contactos, seja a nível pessoal ou profissional. Mas, quando falamos em networking, é importante ter alguns detalhes em atenção para que possa desenvolver a sua marca pessoal e, ao mesmo tempo, criar relações com quem tem os seus interesses ou objetivos.
Em primeiro lugar, é aconselhável que comece a desenvolver a sua marca pessoal enquanto profissional. Por exemplo, use o Linkedin para partilhar os seus conhecimentos, informações relevantes, dicas, etc. No fundo, quando alimenta as suas redes sociais com conteúdo pertinente está aumentar a probabilidade de outras pessoas descobrirem o seu valor e interagirem.
Importa destacar que a interação com outros profissionais assume um papel muito relevante. Ao comentar publicações de outras pessoas vai estabelecer um primeiro contacto, que pode facilitar o início de uma conversa pertinente em privado.
Outra forma de interagir com outros profissionais é aderir a grupos que abordem temáticas relevantes para a sua área ou que sejam do seu interesse. Se tiver um papel ativo no grupo é normal que outros profissionais discutam tópicos e ideias consigo. Ao manter este hábito, pode encontrar pessoas que sejam uma mais-valia para a sua rede.
Por último, as redes sociais também permitem restabelecer relações antigas, seja com ex-colegas de trabalho, professores ou amigos. Pense em pessoas que tenham objetivos idênticos e que benefícios mútuos podem existir ao restabelecer o contacto.
Participe em eventos online de partilha de experiências
Hoje em dia, existem muitos eventos online, nos quais os profissionais podem apresentar-se ou contribuir com os seus conhecimentos. Este tipo de evento pode ter um impacto relevante para a sua marca pessoal, mas também pode ajudá-lo a estabelecer novos contactos.
Como pode participar neste tipo de evento? Por norma, o primeiro passo é informar-se para perceber se pode, ou não, contribuir com os seus conhecimentos e experiência. Depois, se achar pertinente, tente estabelecer contacto com o organizador.
Idealmente, deveria primeiro interagir com a pessoa, através da troca de ideias e opiniões. Mas, se tal não acontecer ou não for possível, avalie a abertura para uma possível participação. Não se esqueça: é importante mostrar interesse pelo projeto, explicar o porquê deste ser relevante e mostrar porque considera pertinente o seu contributo.
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Meetings, conferências e palestras
Se fizer uma breve pesquisa, encontra diversos tipos de meetings, conferências ou palestras, focadas em empreendedorismo ou em áreas profissionais específicas. Este tipo de eventos são ótimos para fazer networking, porque agregam diversos profissionais e empresários com interesses em comum e com um vasto nível de conhecimento. Assim sendo, ao inscrever-se nestes eventos, não só pode desenvolver novas competências, como pode interagir com oradores e espectadores.
Em caso de dificuldade em estabelecer contactos presenciais, chegar mais cedo pode ser uma boa estratégia para interagir de forma natural. Outra estratégia para desbloquear estas situações é convidar um colega ou amigo para o acompanhar.
Não se esqueça de levar cartões de apresentação ou outro documento profissional com o seu contacto.
Crie um evento e convide profissionais que queira na sua rede
Por último, pode sempre criar o seu próprio evento e convidar profissionais que gostaria de ter na sua rede de contactos. Claro que esta é a solução que dará mais trabalho. Afinal, criar um evento implica um planeamento detalhado, atenção aos pormenores para que seja uma boa experiência para todos os envolvidos. Deve refletir sobre o melhor formato, o propósito, as temáticas a abordar, o local onde se vai realizar, e como vai divulgar o evento.
Atendendo à sua estratégia, procure os profissionais que mais podem contribuir para o seu evento, mas que também beneficiam com a participação. Nunca se esqueça que os eventos ajudam a aproximar pessoas, mas o networking tem de oferecer vantagens para ambas as partes.
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3 dicas para ter sucesso a criar parcerias fortes e duradouras
1 - Mantenha contacto regular com a sua rede de contactos
Fazer networking exige que disponha de algum tempo e disponibilidade para alimentar as relações profissionais que cria. Afinal, estabelecer um primeiro contacto não é uma tarefa árdua. Mas se deixar morrer a conversa numa primeira abordagem ou não retomar o contacto, o mais provável é que essa relação não se torne duradoura.
O objetivo é que a procura e interação sejam mútuas. No entanto, até conseguir consolidar certas relações profissionais dê o passo para abrir a conversação. A persistência, em dose certa, sem exagerar, pode fazer toda a diferença no networking.
2 - Seja prestável com a sua rede de networking
É fundamental relembrar o seu impacto na hora de criar relações fortes e duradouras. Quando fazemos networking, devemos mostrar que estamos disponíveis para ajudar outros profissionais. Na maioria dos casos, basta perguntar se a pessoa precisa de ajuda. Profissionalmente, lidamos com diversos obstáculos e, por vezes, quem está de fora consegue identificar soluções que nem sequer equacionámos.
3 - Aprenda a diferenciar bons e maus contactos
Numa fase inicial, é expectável que invista muito tempo a tentar criar boas relações profissionais. Como está focado em fazer networking e alimentar a sua rede, pode estar a desperdiçar tempo num contacto pouco benéfico ou que não tem futuro.
Dito isto, periodicamente, deve fazer uma análise aos seus contactos. Reflita se a experiência e conhecimentos acrescentam algo à sua rede, se a relação tem sido recíproca e se vale a pena continuar a nutrir essa "parceria". Se não existir um espírito de entreajuda ou benefícios mútuos, vai estar apenas a gastar energia e tempo.
Lembre-se, mais vale ter uma rede de contactos pequena, na qual todos os membros contribuem para o sucesso profissional do coletivo. Ao investir o seu tempo nas pessoas certas, o seu networking trará, certamente, vários benefícios.
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