O fim de ano traz consigo a promessa de um novo começo, e com ela um pensamento e convicção que assola muitos. “Para o ano é que vai ser!” ou então “Para o ano vou fazer diferente”. Neste artigo, analisamos a história da Joana (nome fictício). Na realidade, esta Joana podia ser qualquer um de nós, ou já o foi em algum momento.
Este ano, a Joana sentiu uma urgência especial. Cansada da rotina desordenada e dos gastos impulsivos, decidiu que era hora de uma revolução pessoal, começando pelo pequeno-almoço e estendendo esta revolução até à gestão das suas finanças.
Resoluções de ano novo: Mais do que promessas, planos de ação
A Joana percebeu que as resoluções de Ano Novo falham muitas vezes por falta de um plano concreto. Ela queria fazer mais exercício, comer de forma mais saudável e, o mais importante, entender as suas finanças. Por isso, decidiu inscrever-se num workshop da Academia Doutor Finanças. A primeira etapa foi definir objetivos claros e alcançáveis, como a elaboração do seu orçamento pessoal.
A transformação diária: Pequenos passos, grandes mudanças
A jornada da Joana não se limitou a grandes resoluções. Pequenas mudanças diárias, como deixar de tomar o pequeno-almoço fora para passar a tomar em casa, e cancelar subscrições desnecessárias, fizeram uma grande diferença. Ora vejamos:
- Normalmente, a Joana tomava o pequeno-almoço fora de casa três vezes por semana, sendo que, em média, gastava 3,90 euros por pequeno-almoço. São 568,80 euros num ano.
- A Joana também cancelou duas subscrições de serviços streaming, que mensalmente se traduziam em 16 euros, o que totalizava 192 euros no final do ano. Com o cancelamento das subscrições e a implementação da mudança de hábito de tomar o pequeno-almoço em casa, a Joana vai começar o ano a poupar 760 euros. Imagine o que poderia fazer com este montante!
O segredo? A arte de investir em si mesma
A mudança mais significativa veio com a decisão da Joana de investir na sua educação financeira. Através das formações da Academia Doutor Finanças, aprendeu a criar um orçamento eficaz, a cortar em gastos que identificou como supérfluos e a investir sabiamente o dinheiro poupado, garantindo um futuro mais estável e próspero.
Um futuro financeiramente saudável
Hoje, a Joana sente-se mais confiante e preparada para enfrentar os desafios financeiros. Como a Joana, muitos de nós enfrentamos desafios financeiros que parecem intransponíveis. No entanto, com a orientação certa e uma mudança de hábitos, é possível alcançar uma saúde financeira robusta. Com o conhecimento transmitido pela Academia Doutor Finanças, qualquer pessoa pode adquirir ferramentas para cumprir com as suas resoluções de Ano Novo, mas também para estabelecer uma base sólida para um futuro financeiro próspero e equilibrado. Como a “Joana”, qualquer um pode assumir o controlo das suas finanças e transformar as suas vidas.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário