Comprar um carro é uma decisão que exige esforço financeiro e, claro, planeamento. São muitas as pessoas que optam pela compra de automóveis usados, uma vez que são mais em conta comparativamente aos veículos novos.
Comprar um carro usado pode ser uma forma de poupar alguns milhares de euros, mas tenha em mente que corre o risco de desconhecer as condições em que se encontra realmente. Por isso, para garantir que está a fazer um bom negócio e não terá uma fatura maior no futuro, é essencial estar atento a várias questões antes de avançar.
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Examine o exterior e interior do carro
Antes de mais, deve examinar atentamente o estado do carro. E deve fazê-lo à luz do dia. Procure ferrugem, riscos na pintura, amolgadelas ou algum tipo de mossa. Tenha especial atenção às partes mais expostas à ferrugem como o guarda-lamas, debaixo do carro e das portas, à volta dos vidros, das extremidades do capô e da bagageira.
Verifique também a pintura, as luzes e os pneus. Por exemplo, o desgaste irregular dos pneus pode indicar defeitos de suspensão, geometria, equilibragem das rodas ou pressão deficiente. Além do mais, se estiverem muito gastos, vai ter de os trocar num futuro próximo, o que implica uma despesa considerável.
No interior, deve estar atento ao estado de conservação do carro, assim como ao funcionamento dos instrumentos de bordo, como rádio, piscas, buzina, limpa para-brisas, faróis, desembaciador ou sistema de climatização.
Verifique a pressão dos pedais e ainda se existem folgas na manete da caixa de velocidades.
Verifique o motor e a bateria do carro usado
Abra o capô do carro e verifique o motor. Para se certificar da idade do automóvel, basta comparar o número do chassis com o do livrete ou certificado de matrícula.
Quanto à bateria, veja qual é a data de validade - em média, a bateria dura quatro anos - e se os bornes estão oxidados, corroídos ou cobertos de pó branco.
Faça um test drive
Antes de comprar qualquer carro, seja ele usado ou não, é essencial testar. Seja por questões de conforto, seja mesmo para perceber questões de segurança.
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Conduza durante algum tempo e num circuito diversificado, com retas, curvas, subidas, descidas, piso em terra batida e alcatrão e use todas as velocidades. Deve estar atento a todos os ruídos.
Para perceber se a embraiagem está em bom estado, carregue no pedal com o motor ligado e o carro parado e vá controlando. Depois, puxe o travão de mão a fundo, engate a segunda velocidade e levante levemente o pé da embraiagem. Se o motor não parar imediatamente, a embraiagem está em fim de vida.
Não se esqueça de ver se a direção está alinhada e de testar os travões também. Para saber se estão em perfeitas condições, faça várias travagens de emergência.
Peça a documentação para saber o histórico do carro usado
Antes de avançar com a compra, também é importante saber o histórico do carro. Já teve acidentes? Foi modificado? Quantos proprietários teve?
Para saber a resposta a estas questões, deve ter acesso a alguns documentos. No livro de revisões pode encontrar informações, desde o concessionário que vendeu o carro, à assistência ou manutenção de que foi alvo. E nas folhas de inspeção vai poder ver notas de possíveis problemas registados, ao longo dos anos.
Peça também a certidão do registo automóvel, para saber quantos donos o veículo já teve. É necessário ir a um notário, loja do cidadão ou conservatória do registo automóvel para o pedir e tem um custo de 17 euros.
Aceda também ao portal do consumidor da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões - ASF, para saber se a matrícula está registada. Ao colocar a matrícula, terá acesso a informação sobre a seguradora, a data de início e fim do seguro e o número da apólice. Por exemplo, se o carro não tiver seguro, pode querer dizer que está parado há algum tempo.
Peça opinião a um mecânico de confiança
Se não perceber de automóveis ou mecânica, ou mesmo percebendo, peça a opinião de um profissional da área da sua confiança para o ajudar.
Peça ao vendedor para levarem o carro à oficina do seu mecânico ou, na sua visita ao stand, peça ao mecânico para o acompanhar e fazer uma “inspeção” minuciosa a todos os componentes. Há sempre coisas que lhe podem escapar.
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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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