Deixou passar as mega promoções dos manuais escolares? Leia este artigo e descubra onde ainda pode conseguir livros a preços mais acessíveis ou até mesmo gratuitos.
Setembro é sinónimo de dizer adeus às férias e começar a organizar o regresso às aulas. Muitas famílias, aproveitaram logo os descontos que estiveram disponíveis em alguns sites durante os meses de verão para encomendar os seus livros escolares. No entanto, entre banhos de piscina e idas à praia, é possível por vezes meter água e deixar escapar estas oportunidades.
Mas não se preocupe, pois reunimos alguns websites onde poderá vender e comprar manuais escolares em segunda mão e que vão dar bandeira verde às suas poupanças.
1. Mega
MEGA - Manuais Escolares Gratuitos - é a nova aposta do Ministério da Educação para que as famílias portuguesas possam adquirir manuais escolares novos ou usados de forma gratuita. Esta ação, que abrange os alunos do 1º ao 6º ano de escolaridade, entrou em vigor no passado dia 1 de Agosto. Para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares, os encarregados de educação terão que registar-se na plataforma www.manuaisescolares.pt. Para saber mais clique aqui.
2. Reutilizar.org
O Reutilizar - “Movimento pela reutilização dos livros escolares” - é um projeto desenvolvido por cidadãos que promovem a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha gratuita de manuais escolares por todo o país.
Caso esteja à procura de livros escolares basta procurar o banco mais perto de si. Mas, se pelo contrário tem livros em casa que o seu filho já não precisa, poderá entregá-los num dos bancos disponíveis. No entanto, existem ainda muitas cidades que não dispõem de um banco de partilha de livros. Se é o seu caso, não se preocupe, poderá contactá-los para colaborar neste movimento e ser pioneiro na sua zona.
3. O Sítio da Troca
Ao contrário da plataforma anterior, no Sítio da Troca os livros não são gratuitos. Aqui, poderá comprar livros escolares mais baratos, bem como vender manuais antigos. São aceites para venda apenas livros escolares e auxiliares, não sendo possível vender livros que não sejam de uso escolar.
Este processo é realizado através dos CTT. Após o utilizador efetuar o pagamento do livro pretendido, o vendedor recebe uma notificação para proceder ao envio do mesmo, ficando os portes de envio a seu cargo.
4. Manuais usados
No site Manuais Usados consegue encontrar uma junção das duas plataformas anteriores. Pois poderá comprar, vender ou até mesmo trocar manuais escolares, livros universitários ou ainda livros de literatura em segunda mão. Toda a logística, desde a seleção do livro, dos preços e dos modos de pagamento/envio são da inteira responsabilidade do comprador/vendedor, sendo o website completamente gratuito e sem intermediários.
5. Book in Loop
A Book in Loop é uma plataforma online onde poderá comprar os manuais escolares usados, do 5º ao 12º ano, com um desconto de 60% face ao PVP. No entanto, caso tenha em casa livros de anos anteriores que já não necessite, pode igualmente vendê-los nesta plataforma e receber até 20% do PVP. Contas feitas, poderá poupar até 80% e pelo caminho ainda poupa o meio-ambiente.
6. Portais de venda online
Sites como o Custo Justo, OLX ou o Grande Mercado também são uma boa aposta para procurar livros escolares em segunda mão. Pode optar por procurá-lo perto ou longe da sua área de residência, visto que pode sempre tentar renegociar o valor e solicitar que seja enviado para a sua casa.
Para além destas opções, recordamos que são várias as juntas, Câmaras, escolas públicas e colégios que promovem a reutilização de livros escolares usados. Não deixe de se informar diretamente com cada agrupamento.
Aconselhamos ainda a não prescindir de consultar a página oficial do Ministério da Educação com o intuito de confirmar a lista de livros que terá de comprar para os seus filhos.
E, já que estamos a falar em despesas escolares, aproveite para ler o nosso artigo sobre: IRS: Como aproveitar ao máximo as despesas de educação?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #livros escolares; poupar; segunda mão
Deixe o seu comentário
2 comentários em “6 sites para poupar (muito) nos manuais escolares”