Os aumentos no preço da eletricidade vieram reforçar a necessidade de recorrermos a energias renováveis para produzir energia, sendo que uma das alternativas para poupar algum dinheiro é a instalação de painéis solares.
No entanto, esta solução não será a mais indicada para todos os casos. Assim, se está a ponderar esta alternativa e ainda tem dúvidas, fique a conhecer o que deve ter em consideração antes de tomar a decisão.
Analise o seu estilo de vida antes de instalar os painéis
O seu estilo de vida pode fazer toda a diferença na hora de decidir entre instalar painéis solares, ou optar por outra solução. Por exemplo, se trabalhar em casa durante o dia ou consumir muita energia durante as horas de sol, a instalação destes painéis pode tornar-se numa boa solução de poupança. Mas se apenas consumir energia durante a noite ou fora das horas de sol, este investimento pode não ser a melhor alternativa.
Ainda que até possa mudar o estilo de vida e acabar por usufruir mais das vantagens que os painéis solares oferecem, a verdade é que estes servem para tornar o seu estilo de vida mais eficiente, ao contrário de alterá-lo por completo. Por isso, antes de fazer este investimento, analise se o seu estilo de vida é compatível com esta solução de produção de energia.
Leia ainda: Investir em painéis fotovoltaicos: Como escolher e que apoios posso pedir
Redução das despesas de eletricidade
Um dos principais objetivos para instalar painéis solares é a redução das despesas com eletricidade. Os painéis solares ajudam a diminuir a dependência da eletricidade produzida por energias não renováveis, no entanto, deve ter sempre em consideração que ao instalar um painel solar, por si só, não significa que a conta da eletricidade vai reduzir.
Antes de decidir avançar com a instalação, deve analisar se, a energia que consome, justifica o investimento inicial dos painéis solares. Mesmo que o custo dos painéis (além da mão de obra na instalação) seja acessível, em determinados casos pode não compensar. Por exemplo, suponha que faz um investimento inicial de 1500€ e, após a instalação, consegue poupar 15€ por mês na conta da eletricidade. Isto significa que, apenas ao final de um pouco mais de 8 anos, consegue recuperar o investimento. Isto, assumindo que não existe nenhum contratempo ou alguma manutenção adicional que tenha de realizar neste período. Caso contrário, pode mesmo acabar a perder dinheiro.
Leia ainda: Vender excedente de painéis solares compensa? Saiba que passos dar
Ajuste o número de painéis solares ao que necessita
Mais do que instalar painéis solares na sua habitação, deve antes de tudo saber de quantos vai necessitar. Por isso, para tirar o melhor partido dos seus painéis deve primeiro fazer uma simulação, consoante as suas necessidades, para saber exatamente o investimento que terá de realizar.
Além disso, deve ter em consideração que a poupança que pode ter com a instalação de painéis solares está diretamente ligada à capacidade de armazenar a energia produzida. Isto significa que se, durante o dia, em que existe uma maior exposição solar, não fizer uso da energia produzida, não estará a tirar partido das vantagens que os painéis lhe oferecem.
Para ajudá-lo a tomar a sua decisão, alguns fornecedores de energia fornecem simuladores online. Nestas plataformas terá de ceder várias informações, nomeadamente a área do telhado, qual o valor da sua fatura mensal, os períodos em que tem pessoas em casa, os equipamentos que tem ligados (frigorífico, máquina de lavar roupa, etc.), entre outros fatores relevantes para determinar a configuração ideal para si.
Leia ainda: Conheça os principais tipos de painéis solares fotovoltaicos
Instalação dos painéis solares como investimento a longo prazo
Geralmente, os painéis solares têm, em média, um tempo útil de vida de cerca de 25 anos. Isto significa que o investimento neste tipo de equipamentos é a longo prazo e, como seria de esperar, requer um esforço financeiro inicial superior. No entanto, devido à subida dos custos da energia nos últimos tempos, este investimento pode fazer toda a diferença.
Em vez de estar dependente e recorrer constantemente à energia da rede, o custo que terá com os painéis será maioritariamente com a sua instalação. Após o equipamento estar em funcionamento, o potencial prejuízo que pode vir a ter, ou a impossibilidade de rentabilizar o investimento, apenas estará relacionado com as duas variáveis de que falámos: o seu estilo de vida ou falta de exposição solar.
Ao remover a dependência da energia da rede, consegue estar mais protegido de potenciais aumentos no preço da eletricidade. Se a sua habitação tiver sempre uma boa exposição solar (e tirar partido dela durante as horas de sol), na prática a energia produzida pelos painéis será gratuita para si.
Leia ainda: Eficiência energética: Em que investir para ter maiores poupanças?
Preocupa-se com a sua pegada ecológica
Outro fator que pode pesar na sua decisão é a capacidade de reduzir a sua pegada ecológica ao instalar painéis solares na sua habitação. Os painéis solares ajudam a reduzir a emissão de gases de efeito de estufa, além de diminuir a dependência de energias não-renováveis. Isto significa que, por cada kwh produzido, estará a ser mais amigo do ambiente.
No entanto, não existem soluções perfeitas. Embora durante a sua utilização, os painéis solares ajudem a reduzir a sua pegada ecológica, durante a produção, estes causam alguma poluição através da emissão de gases para a atmosfera. Ainda assim, ao final de poucos anos consegue recuperar este custo inicial para o ambiente, comparativamente com a pegada ecológica que teria se só utilizasse energias não-renováveis.
Leia ainda: Como funcionam os painéis solares para casa?
Valorização do seu imóvel
Além de ajudar a reduzir as suas despesas com a eletricidade, a instalação de painéis solares também pode ajudá-lo a valorizar a sua habitação. Na hora de vender o seu imóvel, se este tiver painéis solares instalados, a sua casa pode ter um valor de mercado superior. Além disso, também pode ser um fator adicional para convencer um comprador a investir na sua habitação.
Isto porque, por um lado, significa que o futuro comprador vai gastar menos dinheiro em eletricidade todos os meses. Dependendo da exposição solar da habitação, este fator pode ser determinante. Por outro lado, ter painéis solares, em caso de um desastre natural, pode usufruir da energia armazenada, se optar também por colocar baterias.
Ainda assim, tenha em consideração que ter painéis solares nem sempre aumenta o valor de uma habitação. Por exemplo, se a sua habitação estiver num local onde não tenha muita exposição solar, o mais certo é que o valor da casa se mantenha inalterado. Isto significa que a localização em si tem uma grande influência na valorização do seu imóvel. Da mesma forma, painéis solares que já tenham sido instalados há alguns anos não têm o mesmo o valor, comparativamente com instalações mais recentes. Diferenças na eficiência e tecnologia mais avançada são algumas das razões para que exista uma maior preferência por painéis solares mais recentes.
Leia ainda: Eficiência no consumo de energia e água: Como e porquê?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário