Finanças pessoais

Paypal: Em que consiste e como funciona?

Com as compras online cada vez mais "na moda", o Paypal é um método de pagamento que pode facilitar as transações. Saiba com funciona.

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Paypal: Em que consiste e como funciona?

Com as compras online cada vez mais "na moda", o Paypal é um método de pagamento que pode facilitar as transações. Saiba com funciona.

Com o PayPal pode efetuar compras online de produtos e serviços de uma forma rápida e segura, já que não precisa de indicar os dados do seu cartão aos vendedores. Ao facilitar as transações entre consumidor e comprador, este serviço tem vindo a assumir uma maior importância, cada vez maior, no contexto do comércio internacional.

Neste artigo, explicamos como funciona este serviço digital, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Sabe o que é o PayPal?

O PayPal é um serviço intermediário para a compra e venda de produtos e serviços através da internet. Mas não só. Pode também receber ou enviar dinheiro usando a sua conta nesta plataforma.

Este método de pagamento, criado nos Estados Unidos, trouxe a possibilidade de adquirir um produto ou serviço via internet. Na prática, facilita as transações comerciais e veio impulsionar o crescimento dos canais digitais no “universo do consumo”.

Assim, reúne várias vantagens, tanto para os consumidores como para as empresas: o consumidor tem mais uma opção de pagamento: e as empresas podem receber pagamentos de uma forma mais ágil.

Para aceder a este serviço, tem de criar uma conta. Pode fazê-lo através do site ou da aplicação PayPal, e sem custos. E, atenção, saiba que é possível ter duas contas PayPal no caso de uma se destinar ao uso privado e a outra para fins comerciais (com o nome da respetiva empresa).

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Como funciona o PayPal?

Para poder utilizar o PayPal, deve seguir os passos abaixo indicados:

  1. Entre no site do PayPal;
  2. No canto superior direito da página, escolha a opção “Criar Conta”;
  3. Em seguida, escolha se pretende uma conta pessoal ou profissional;
  4. Indique os dados que lhe são solicitados (como por exemplo, o número da sua conta bancária ou endereço de email);
  5. Depois de confirmar seus dados, receberá um email para confirmação de conta;
  6. Por fim, no email, carregue no link enviado para confirmar a sua conta.

Ao criar a sua conta PayPal, tem de associar uma conta bancária ou cartão de crédito, bem como uma conta de email. Contudo, não existe um número de conta. Assim, é através do endereço de email que a mesma será identificada no momento de realizar pagamentos.

Se não pretender associar diretamente o seu cartão ou conta bancária, pode criar um cartão virtual através do sistema MB Net. Para isso, siga os seguintes passos:

  • entre na sua conta PayPal;
  • depois selecione “meu perfil”;
  • escolha a opção “meu dinheiro”;
  • em seguida, clique em “atualizar”;
  • Por fim, insira os dados do cartão.

Agora que já tem a sua conta criada, pode fazer e receber pagamentos através deste meio. Para tal, só precisa de iniciar sessão na plataforma com os seus dados de acesso.

Fazer pagamentos

Quando faz uma compra online, para pagar através do PayPal, só necessita de ter sessão iniciada. Atenção, seja qual for a transação, nunca é comunicado ao vendedor os dados da sua conta bancária ou cartão, nem os respectivos códigos de segurança. Esta é uma das vantagens deste serviço.

Mas como são feitos os pagamentos? Realizam-se através de débito automático do valor em dívida na sua conta PayPal com destino imediato e direto para o vendedor. Ou seja, não existe qualquer tipo de contacto entre o consumidor e o vendedor.

E, caso um pagamento não seja reclamado, pode cancelá-lo acedendo à sua conta através do site ou da aplicação Paypal.

Outra opção que este serviço permite é enviar dinheiro a um familiar ou amigo. Só precisa de entrar na sua conta paypal e escolher a opção “enviar pagamentos”. Em seguida, tem de indicar:

  • o email do destinatário;
  • o valor que deseja enviar;
  • e a forma como vai pagar.

Por fim, pode também pagar presencialmente utilizando o PayPal. Para isso, precisa de ter a aplicação deste serviço no seu telemóvel.

Também aqui, não precisa de indicar os dados do seu cartão. Em outras palavras, apenas precisa de ler o código QR disponibilizado no momento da compra.

Receber pagamentos

Em sentido contrário, para receber pagamentos, já precisa de fazer um pedido para esse efeito. Assim, siga os seguintes passos:

  • entre na sua conta pessoal;
  • escolha a opção “solicitar pagamentos”;
  • por fim, indique o email ou o número de telemóvel do pagador e o valor a ser cobrado.

Quando concluir a transação, vai receber a respetiva confirmação por email e o dinheiro que recebeu irá para a sua conta PayPal. Em seguida, tem duas opções:

  • ou usa essa quantia em futuras compras;
  • ou transfere para a sua conta bancária pessoal.
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Quais os custos?

À semelhança do que acontece com a criação da conta, o uso desta plataforma não tem igualmente nenhum custo. Mas existem exceções:

  • Vendas onde são aplicadas taxas de utilização e estas podem variar entre os 0,90% e 2,90%;
  • Acresce ainda uma comissão fixa, dependendo da moeda utilizada (por exemplo, para o Euro é de 0,05€).

Já para enviar ou receber dinheiro, poderá haver custos se a transação for uma operação realizada com uma pessoa que viva no estrangeiro. Se for o caso, poderá ter de pagar uma tarifa extra que vai desde 1,99€ até 3,99€, dependendo do país do destinatário.

Se comprar um produto com Paypal e seja necessária a conversão de moeda, então aí serão aplicadas taxas a pagar pela utilização.

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PayPal: vantagens e cuidados a ter

Vantagens

A principal vantagem que este serviço apresenta é a segurança que confere ao utilizador em todas as transações. Tal acontece, porque ao realizar uma compra não lhe são pedidos os dados do cartão (seja o número do mesmo ou o código de acesso).

Por outro lado, e não menos importante, tem a vantagem de poder comprar produtos ou serviços sem ter de sair de casa.

Além disso, pode realizar transações em qualquer dispositivo através da aplicação Paypal (computador, telemóvel ou tablet, por exemplo).

Por fim, potencia as transações comerciais com claros benefícios tanto para o vendedor como para o comprador. Isto porque, são cada vez mais lojas online (e até físicas) que já disponibilizam este serviço. Não é de estranhar que tal aconteça, dado que podem ser feitas transferências rápidas e de uma forma simples, seja para quem compra como para quem vende.

Cuidados

Existem alguns cuidados básicos a ter, nomeadamente:

  • Se tiver algum problema com sua conta, faça login no PayPal e resolva aqui o mesmo;
  • Não use serviços de entrega que não conhece;
  • Não compartilhe informações pessoais, como senhas ou dados de login;
  • Inscreva-se no programa de Proteção ao Vendedor do PayPal para ter mais proteção contra golpes, caso seja um vendedor online;

Outros riscos no uso do Paypal

Existem ainda outros riscos que importa conhecer, mais concretamente, algumas ameaças de segurança. Assim, o PayPal é um "alvo apetecível" para a prática de crimes cibernéticos, e não só. As ameaças de segurança mais comuns são:

  • o phishing;
  • e a fraude de identidade.

Tentativa de "phishing": 6 sinais a que deve prestar atenção

Existem "pequenos sinais" aos quais deve estar atento e que podem indicar que está a ser alvo de uma tentativa de fraude. São eles:

  • Erros de escrita – Grande parte das mensagens de phishing são mal escritas e podem conter erros de ortografia, de digitação ou gramática.
  • Saudações generalistas - O PayPal utiliza sempre o nome completo que indicou na sua conta. Assim, se você vir uma saudação como "Prezado cliente" ou "Olá membro do PayPal", desconfie logo (o mais certo é ser um e-mail fraudulento).
  • Anexos - Cuidado com os e-mails que vêm com anexos, pois eles podem conter vírus ou outro malware que pode infectar o seu dispositivo. Assim, só deve abrir um anexo se tiver 100% certeza sobre o que é e quem é o seu remetente.
  • Pedido de informações pessoais: O PayPal nunca pede informações pessoais por e-mail, mensagens de texto ou telefone. Nunca compartilhe as informações da sua conta, senhas, números de cartão de crédito ou códigos de validação com outra pessoa.
  • URLs falsos - Os e-mails e textos fraudulentos, regra geral, encaminham-no para um site não seguro, portanto verifique cuidadosamente o URL, a ortografia do nome da empresa e se o e-mail veio de um domínio que não é o PayPal.
  • Avisos: As mensagens que contêm avisos sobre a segurança da sua conta podem ser golpes. A melhor forma de verificar a atividade ou se está tudo “OK” com a sua conta é fazer isso dentro da app do Paypal. Ou então, entre diretamente no site do PayPal.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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