Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, reconhece que o comportamento dos consumidores se alterou em tempos de pandemia. As restrições horárias dos estabelecimentos e o confinamento fez com que muitos optassem por fazer compras online.
"Os primeiros a receberem reclamações foram os supermercados", conta o responsável do Portal da Queixa. "Depois começaram a surgir as reclamações às empresas de entrega de refeições ao domicílio."
Não há dúvidas de que o consumidor se tornou mais digital. "Embora tenha sido quase empurrado numa fase inicial [para o comércio online], depois percebeu as vantagens que tinha”, afirma Pedro Lourenço.
Contudo, o responsável admite que esta alteração de comportamento demonstrou que os consumidores apresentam dificuldades ao nível da literacia digital. Pedro Lourenço explica também a iniciativa #NãoSejasPato, promovida pelo Portal da Queixa, para ajudar os consumidores a fazerem compras online em segurança.
"A literacia digital é o ponto que falha no comércio online"
Pedro Lourenço não tem dúvidas de que ainda há caminho a percorrer no que toca à literacia digital.
"Os próprios organismos do Governo ou da própria comunidade europeia, a única coisa que podem fazer é orientar-nos, dar-nos orientações daquilo que podem ser os nossos direitos, mas do ponto de vista da salvaguarda concreta é muito complexo", aponta o responsável.
Pedro Lourenço defende que devia ser criado um mecanismo para levar a informação até aos consumidores, pois só com informação se podem tomar decisões mais conscientes.
"Houve uma transição digital, que foi fomentada através dos apoios, para que as empresas pudessem estar cada vez mais online. Contudo, não houve a preocupação de fazer a transformação digital", finaliza.
Veja ou reveja o episódio na íntegra: Conversas sem Preço com Pedro Lourenço.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #consumidor,
- #consumo online,
- #conversas sem preço,
- #literacia digital,
- #pandemia
Deixe o seu comentário