O último episódio do podcast "No final de contas" contou com a presença de Nuno Gonçalves e Carlos Abade, representantes do IAPMEI e do Turismo de Portugal, respetivamente. Em conversa com Sara Antunes, diretora de Comunicação e Conteúdos do Doutor Finanças, falou-se da Academia PME - das suas ferramentas e tipo de apoios - e do estado da literacia financeira das empresas portuguesas.
"A Academia PME é uma iniciativa cujo objetivo é promover a literacia financeira dos nossos empresários", explica Nuno Gonçalves, responsável do IAPMEI. O representante sublinha que a falta de conhecimento leva muitas vezes à falta de apoios de financiamento especialmente nas empresas de menor dimensão.
"O universo das empresas portuguesas é, na sua esmagadora maioria, constituído por microempresas, depois temos pequenas empresas, mas temos muito poucas grandes empresas. De facto temos um tecido empresarial bastante atomizado, com pouca massa crítica em muitos casos", refere Carlos Abade, sobre o estado da literacia financeira das empresas portuguesas.
"Cabe ao Turismo de Portugal, cabe ao IAPMEI, fazer com que estas dificuldades que existem sejam e possam ser ultrapassadas", acrescenta o responsável do Turismo de Portugal.
Nuno Gonçalves é vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, e Carlos Abade é vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. Ambos responsáveis pela Academia PME, um projeto de literacia financeira destinado a empreendedores, empresários e gestores das micro, pequenas e médias empresas.
Ouça também o podcast nas plataformas habituais e veja o vídeo desta conversa.
Leia ainda: Empreender em época de crise: Ameaça ou oportunidade?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário