Já falta pouco para a chegada do novo ano. Se é daqueles que gosta de comemorar este momento com “pompa e circunstância”, mas ainda assim quer poupar na passagem de ano, este artigo é para si.
Se já tem por hábito poupar, então não lhe custará tanto cortar algumas despesas também nesta altura do ano. Por outro lado, se tiver amigos que também estão numa onda de se divertir, mas sem gastar muito dinheiro, então traga-os para a festa. É mais fácil poupar quando estamos com pessoas que partilham os mesmos objetivos.
Em seguida explicamos o que pode fazer para se divertir sem gastar muito dinheiro, juntando assim o útil ao agradável.
Prefira um Ano Novo caseiro
Se não quer gastar muito dinheiro na passagem de ano porque não fazer a festa em casa com amigos e família? Sempre fica mais em conta do que ir para fora nesta altura.
Pode aproveitar o tempo para conviver, ver bons filmes e até fazer uns jogos divertidos. Por exemplo, um qualquer jogo de tabuleiro ou uma sessão de xadrez. Se é amante de videojogos, porque não fazer uma competição com amigos ou familiares? Ou uma sessão de cartas? Opções não faltam.
Fazer a festa de réveillon em casa não só ajuda a poupar como promove a relação mais próxima com os que lhe são mais queridos. Ou seja, ficam todos num ambiente confortável e mais familiar, convivem mais, estão mais à vontade e fazem a festa como bem vos apetecer. Quer melhor?
Seja original e peça a cada um dos seus amigos para trazer um prato para adicionar à ementa planeada para essa noite. Afinal de contas, se todos trouxerem alguma coisa e partilharem, a despesa da festa fica bem mais em conta.
Não gaste dinheiro em roupa
A roupa que usamos na passagem de ano é sempre uma das preocupações de quem vai a qualquer festa, seja em casa ou fora. Todos gostamos de estar mais arranjados naquele dia especial. Ainda assim, não tem necessariamente de comprar roupa nova para a ocasião.
Terá, certamente, no seu armário, algumas peças que comprou para um evento especial, e que acabou por usar uma única vez.
Mas se não quer mesmo deixar de comprar roupa, então tente escolher a sua indumentária com antecedência, ou seja, antes da loucura das compras para a Passagem de Ano. Aproveite as promoções e os descontos e compre quando ainda pouca gente se lembrou de que o ano está a terminar.
Pense bem no local da festa
Se quer poupar na passagem de ano, não é boa ideia celebrar fora de casa. Ainda assim, se não quer mesmo ficar em casa, então pense bem no local. Apesar de tudo, ainda existem sítios em conta para passar uns bons momentos sem gastar muito dinheiro.
Se quer passar a meia-noite num hotel ou restaurante, por exemplo, planeie com antecedência, pesquise várias ofertas e opte pela solução mais em conta, que reúna as condições que pretende. Se estiver em família ou com os seus amigos, a diversão estará certamente garantida.
Celebre ao ar livre e de forma gratuita
Quase todas as cidades nesta altura fazem uma festa de passagem de ano ao ar livre onde não falta o famoso fogo de artifício. Assim, nesta época, é possível assistir a bons concertos com artistas conhecidos e disfrutar do cartaz das festas que os municípios planeiam para o réveillon.
Assim, pode sempre optar por entrar em 2023 “na rua” e sem custos. Por exemplo, pode levar as doze passas e uma garrafa de champanhe e divertir-se “à grande” com os seus amigos. E não precisa de dinheiro, já viu?
Opte por uma ementa económica
Lembre-se que a comida que escolhe influencia muito o custo da celebração. Em muitas famílias, existe a tradição de colocar na mesa determinados pratos que, regra geral, não são baratos. Mas, na maioria dos casos, a ementa da noite não é o mais importante para os convidados.
Assim, deixe a tradição de lado e inove. Fale com os seus amigos, escolham pratos que agradem a todos e que não pesem demasiado na carteira.
Outra opção é fazer uma prova de vinhos e queijos. Pode pedir a cada convidado que leve um vinho e um queijo diferente para fazerem uma prova cega. Pode preparar uns cartões com a informação de cada um e algumas dicas. Quem acertar ganha o produto. Não é divertido e original?
Partilhe as despesas entre todos
Combine com os seus amigos o que vão precisar para a festa e dividam entre todos as compras. Ficará mais em conta e todos se irão divertir sem gastar muito dinheiro.
Se os seus convidados não quiserem ou não tiverem tempo para ir às compras antes da festa, opte por partilharem a despesa total. Assim um elemento do grupo pode ficar responsável por comprar tudo o que é necessário e trazer a fatura. Depois, no fim da festa dividem as despesas e cada um paga uma parte.
Compre com antecedência
Não espere pelos últimos dias do ano para comprar as uvas e as passas, porque de certeza que vai pagar mais do que em qualquer outro dia do ano. Lembre-se que nesta altura todos os clientes procuram o mesmo, e os preços podem ser inflacionados.
Se planear tudo com antecedência, conseguirá comparar preços e fazer as escolhas mais acertadas. Além disso, evita deparar-se com prateleiras vazias, já que nestes dias não é raro esgotarem certos artigos que são mais consumidos na viragem do ano.
Não ao desperdício: aproveite tudo!
Um dos segredos para poupar na passagem de ano é não estragar nada. Assim, se festeja o Natal em casa, aproveite as sobras (frutos secos, doces, bebidas, queijos…) e volte a colocar na mesa para o réveillon.
Fale com os seus amigos e peça-lhes para fazerem o mesmo. Afinal de contas, o Natal foi há poucos dias e certamente sobrou muita coisa que não deve desperdiçar. Se todos trouxerem alguma coisa em vez de comprarem mais comida, a despesa da passagem de ano diminui e todos agradecem.
Nomeie um fotógrafo
Se quer fotografias da passagem de ano para mais tarde recordar, pode fazê-lo sem gastar dinheiro. Pode ser você próprio o fotógrafo, ou pode nomear alguém entre os convidados. Assim poupa nas fotografias e ainda promove o convívio entre os presentes.
Leia ainda: 7 ideias para uma passagem de ano a dois inesquecível;
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário