Em 2024, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro, a menos de um mês do Natal. Dado que pode encontrar promoções bastante atrativas, é normal que pondere aproveitar a Black Friday para os presentes de Natal. Mas será que já analisou os prós e contras de comprar os presentes neste dia, seja presencialmente ou online?
De seguida, saiba como poupar de forma consciente e quais são as vantagens e desvantagens de aproveitar a Black Friday para comprar presente de Natal.
Leia ainda: Promoções na Black Friday: Como aproveitar de forma equilibrada?
Black Friday: Aproveite para poupar de forma consciente
São muitas as pessoas que esperam pelo dia da Black Friday para comprar certos produtos a um valor promocional atrativo. E, na verdade, esta é uma estratégia que pode gerar uma poupança significativa, quando é feita de uma forma consciente e não por impulso. Afinal, é fácil deixar-se levar pelo espírito consumista e comprar vários produtos de que não precisa ou que nem estão com uma grande promoção, face ao valor que estava apresentado há algumas semanas.
Por isso, para aproveitar a Black Friday e poupar de uma forma consciente, deve:
- Estipular um orçamento para as suas compras;
- Fazer uma lista dos produtos que quer comprar. Se quer usar a Black Friday para os presentes de Natal, defina com antecedência o que vai oferecer a cada pessoa. Para controlar os gastos, defina qual o teto máximo que pode gastar no presente de cada pessoa.
- Pesquise com antecedência os produtos que quer comprar e veja onde estão mais baratos. Anote os valores. Assim, na Black Friday fica a saber se a promoção apresentada compensa a compra naquele dia.
- Pesquisar reviews dos sites e produtos para confirmar se estes são de confiança. Informe-se sobre as condições de envio, trocas e devoluções.
- Usar o dinheiro que tem disponível ou numa poupança (num caso de um compra de valor mais elevada e urgente). Tente ao máximo não mexer no seu fundo de emergência e nem recorrer a cartões de crédito.
Leia ainda: Black Friday: O que fazer para que os descontos não saiam caros
As vantagens de aproveitar a Black Friday para os presentes de natal
Não há como negar que se usar a Black Friday para comprar a grande maioria dos seus presentes de Natal, consegue poupar bastante dinheiro. Por exemplo, os produtos tecnológicos, roupa, acessórios, perfumes e até brinquedos podem ter uma redução de preços para metade ou até mais.
No entanto, nem todos os produtos vão ter descontos atrativos. Mas se souber exatamente o que quer comprar e pensar em uma ou mais alternativas para oferecer a cada pessoa, é quase impossível não conseguir poupar em certos presentes.
Outra das grandes vantagens de usar a Black Friday para os presentes de Natal é que, ao despachar grande parte da sua lista até ao fim de novembro, vai fugir aos preços inflacionados perto da época natalícia. Além disso, diminui o stress emocional que pode ser gerado quando não tem presentes para oferecer perto da data.
Desvantagens e cuidados a ter ao antecipar as suas compras de Natal
A Black Friday é realmente uma excelente oportunidade para poupar com os seus presentes de Natal. Contudo, para não ter surpresas desagradáveis com as suas compras deve ter alguns fatores em consideração, como os prazos de entrega de compras online e as políticas de trocas e devoluções.
Prazos de entrega em compras online
Quanto aos prazos de entregas de compras online, estes variam muito de loja para loja. Por isso, deve ler as políticas de entrega e devolução no site onde está a encomendar para saber qual o prazo máximo para a entrega de encomendas.
Em Portugal, o tempo máximo para a entrega costuma rondar os 30 dias, (mas existem muitas exceções com um tempo máximo de entrega inferior). Se a encomenda não for entregue neste prazo, pode acordar um novo prazo de entrega ou pedir o reembolso.
Já se fizer as suas encomendas numa loja online estrangeira, o tempo máximo de entrega pode superar os 30 dias. No entanto, este tem de estar identificado no site. Caso não seja cumprido, tem direito a reclamar.
Dito isto, se vai comprar online os presentes de Natal na Black Friday, tem de ter dois fatores em conta:
- Escolher uma loja online que entregue a sua encomenda o mais rápido possível;
- Estar preparado para os possíveis atrasos. Dado o elevado número de encomendas nesta altura, tanto os CTT como as transportadoras podem não conseguir cumprir com os períodos estipulados.
Se não tiver estes aspetos em consideração, pode chegar à troca de presentes com os seus amigos e familiares de mãos vazias.
Leia ainda: Encomenda online atrasada? Saiba o que fazer e que direitos tem
Trocas e devoluções
Em relação a trocas e devoluções dos presentes que quer adquirir na Black Friday, antes de pagar, informe-se sobre as políticas de trocas e devoluções de cada loja. Nos períodos normais, o período de trocas costuma rondar os 15 a 30 dias. No entanto, nesta altura do ano, muitas lojas físicas têm uma política de trocas alargada para atrair e fidelizar mais clientes, alargando o período de trocas para o início de janeiro.
Contudo, numa loja física, os comerciantes não são obrigados legalmente a aceitar trocas ou devoluções de artigos sem defeito. Por isso, se quer comprar os seus presentes na Black Friday, informe-se bem se a pessoa a quem oferecer poderá devolvê-lo após o período festivo e qual a data limite.
Já se comprar algum presente e este apresentar um defeito no prazo de 30 dias, pode pedir a troca do bem ou o reembolso do valor de forma imediata. Neste caso, é aconselhável dizer às pessoas para experimentarem os presentes, pois o período para a troca será bastante curto se comprar na Black Friday.
Por último, quando decide aproveita a Black Friday para os presentes de Natal em lojas online, os artigos podem ser devolvidos no prazo de 14 dias, a contar desde o momento em que a encomenda foi entregue ao consumidor. Esta regra está presente na Lei n.º 10/2023, de 3 de março, relativa à defesa dos consumidores.
Mas também nas lojas online as condições para trocas e devoluções podem ser diferentes e com um período mais prolongado. Assim, deve verificar as condições de devolução para não existirem problemas, caso a pessoa queira devolver ou trocar o presente que ofereceu.
Leia ainda: Black Friday: Vá às compras com cuidados redobrados
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário