A Endesa tem uma nova tarifa onde oferece uma fatura grátis todos os anos, para sempre. A oferta chamou-nos à atenção e fomos averiguar de realmente vale a pena.
Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.
Antes de tudo importa referir que embora este artigo se refira a um serviço de uma marca concreta, queremos deixar claro que não foi patrocinado.
Nos últimos tempos a Endesa tem feito publicidade a uma Tarifa Aniversário Luz & Gás, onde oferece uma factura grátis todos os anos, para sempre, a todos os clientes que subscreverem o serviço até ao final de 2016. Achámos a oferta potencialmente interessante e fomos analisá-la melhor, para ver se vale mesmo a pena.
Quem pode aderir?
A oferta aplica-se a clientes em Portugal Continental, de Baixa Tensão Normal - Simples, com potência contratada de 3,45 até 6,9 kVA, não sendo válida para tarifa bi-horária ou tri-horária, e para fornecimentos de gás natural para os escalões 1 ou 2 de consumo, que não sejam alimentados pelas redes de distribuição abastecidas por Unidades Autónomas de Gás (usadas em locais onde não existe rede de gasodutos).
Assim, julgamos que se destinará à esmagadora maioria dos residentes em Portugal Continental, excluindo quem opte pela tarifa bi-horária.
Detalhes sobre o desconto
O desconto consiste em atribuir anualmente um bónus que anula para o 12.º período de facturação os valores a cobrar referentes a potência/termo fixo, consumos de energia (electricidade e gás), tarifas de acesso, imposto audiovisual e imposto eléctrico. Este bónus é atribuído no 12.º período de facturação e a cada 12 facturas seguintes, caso o cliente mantenha a mesma tarifa após o primeiro ano.
Ou seja, se subscrevesse esta tarifa dia 1 de Novembro de 2016, na factura de Novembro de 2017 a Endesa iria oferecer-lhe um bónus referente aos consumos fixos e variáveis desse mês (desde que dentro do tipo de valores acima mencionados). Este processo repeter-se-ia anualmente enquanto mantivesse a mesma tarifa.
Outros detalhes
Pode consultar o Anexo de Preços e a Ficha contratual padronizada para obter todos os detalhes, mas queremos destacar que esta tarifa não tem período de fidelização e que, conforme já referido, não se aplica a tarifas bi-horárias ou tri-horárias.
Vale a pena?
De uma análise prévia, este serviço parece interessante, uma vez que permite obter um desconto anual na ordem dos 8,3% (1/12), que incide sobre a parte fixa e variável da factura, além de que não obriga a qualquer fidelização. Ainda assim, importava saber se:
- Os preços eram competitivos face à concorrência;
- A oferta deixa de ser atractiva para quem opta pela tarifa bi-horária, já que o tarifário em análise cobra todos os consumos por igual (tarifa simples).
Para tirar as dúvidas, recorremos então aos simuladores da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), colocando três cenários diferentes, todos eles com consumos de electricidade mensais de 200 kWh:
- Tudo em tarifa simples
- Bi-horária, com 33% do consumo no vazio
- Bi-horária, com 50% do consumo em vazio.
Juntámos ainda uma simulação de 65 kWh no gás, para perfazer o pacote completo.
Na tarifa simples e na bi-horária a 33% a oferta da Endesa é a melhor colocada, oferecendo valores mais baixos. Já na tarifa bi-horária a 50%, aparece num lugar muito distanciado nos lugares de topo. Na componente de gás aparece novamente na primeira posição.
Resumindo
Esta oferta deverá ser boa para si se: i) não estiver de todo interessado em ter uma tarifa bi-horária, ou ii) admite ter tarifa bi-horária mas os seus consumos no vazio são significativamente inferiores a 50% do total.
Por outro lado, existem opções melhores para si se: tem ou admite ter tarifa bi-horária e os seus consumos no vazio ficam próximos ou superiores a 50%.
De qualquer forma, recomendamos que analise o seu caso concreto, o que é bastante fácil. Basta ir buscar as suas últimas facturas de electricidade de electricidade e gás, visitar os simuladores da ERSE, introduzir os dados das facturas e obter o resultado da simulação.
Aproveite para partilhar connosco qual foi a sua decisão.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
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Boa tarde,
Estando neste momento a analisar o mercado para possível alteração de fornecedor, efetuei a simulação descrita que me deu como melhor solução a ENDESA. A minha duvida recai sobre se simples ou bi-horária visto que a ultima me apresenta um menor valor no tarifário e-luz do que a primeira em tarifa aniversário.
Como tal questionaria se me conseguem esclarecer a dúvida se o valor da fatura anual apresentado na simulação da tarifa aniversário faz a previsão para os 12 meses ou se já contempla o desconto do 12º mês.
Agradeço atenção.
O maior lucro vai mesmo para a china porque é a percentagem maior conhecida da lista de accionistas. Não há mais nenhum accionista oficialmente conhecido com uma percentagem de acções maior que 21% – os 36,86% de accionistas “restantes” não se sabe quem são, nem podem ser representados nos actos de gestão da empresa. Até podem ser titulares chineses dessas acções.
你知道,我的??
Pela maioria dos comentários vejo que a ENDESA é um firma a evitar …
lá diz o ditado ‘de Espanha nem bom vento nem bom casamento’.
Endesa é 70% italiana e a EDP nem portuguesa é!!! O maior lucro vai para a China
Boa tarde,
Embora seja a favor da concorrência, não podemos utilizar informação incorreta para a diferenciação.
Jose, a:
Cumprimentos
Concordo contigo, essas coisas de lucro mexe com a cabeça das pessoas…
Cuidado, mas muito cuidado mesmo com esta empresa. Depois não digam que não foram avisados. No final de cada ano, um cliente que tenha um consumo,por exemplo de 100 kW por mês, pode vir a pagar quase o dobro do que lhe seria cobrado pela EDP. Eu sinceramente fico estupefacto como pode existir neste país uma empresa a ter o comportamento que esta tem com os seus clientes.
Posso saber como fez esses cálculos? De pagar o dobro?
Sou cliente EDP, gasto cerca de 80 Kwh mês em luz, em horário simples.
Pelas minhas contas (que englobam tudo), caso mude para a Endesa, com esta promoção, fico a poupar quase 40 € ao ano.
Ora explique lá essa sua teoria?
boa tarde, eu para alem de ter varias confusoes com faturas nao consigo aceder á minha area de cliente para ver faturas,enviar contagens ,etc….
Meu caro Senhor Jose Tavares, compreendo que aceite, depois de dar todos os dados de cliente, ainda lhe peçam o seu nif no caso de estar a comunicar de uma empresa, afinal somos portugueses. A edp nao o faz. A Endesa tem comerciais que enganam as pessoas e depois de chatices desligam se dizendo que ja nao estao ligados a essa empresa. Pura e simplesmente sao aldraboes. A que dizer a verdade. Nem de graça…..cruzes canhoto.
Nem pensar aceitar alguma oferta dessa empresa! Fui cliente e acabei por desistir porque era um tormento todos os anos para me devolverem a taxa audiovisual de que estou isenta por ter um consumo inferior a 400kw/ano ( era uma 2ª casa ). Aliás, ainda estou à espera da devolução de 2015, há 7 meses. Já fiz imensos contactos por telefone e por e-mail e, nos telefonemas dizem que vão ver, aos e-mails nem sequer respondem! Como podem ignorar por completo os clientes! Já reclamei na Erse mas também nada acontece…
A minha filha viveu exactamente a mesma situação que eu e também desistiu de ser cliente, portanto, não fui eu que tive azar. É o procedimento corrente deles.
Os comerciais ainda me telefonam a propor que volte a ser cliente! Só podem estar a gozar!
O atendimento a clientes é uma VERGONHA!
Endesa até me pode oferecer a luz completamente, que eu jamais voltaria a ser cliente deles.
Essa fornecedora de energia ate pode oferecer tudo e mais alguma coisa so que nao pode fazer o que faz.facturas que nao chegam, duplicacao de facturas, qualquer contacto pede o nif de quem liga o que e ilegal. No caso de uma empresa, a Endesa fica com o nif de todos que ligam. Deveria ser banida do mercado.
Todas as empresas que fornecem energia dispõem dos NIF dos seus clientes. Quando pedem o NIF apenas querem identificar sem ambiguidades a pessoa do cliente para acederem mais rapidamente ao seu processo. Sinceramente não vejo mal algum em que peçam o NIF, que eu saiba, a ENDESA é a única com telefone gratuito ao dispor dos clientes “800…….” nas restantes o n.º para onde ligamos é de valor acrescentado.
Já fui cliente endesa e jurei que nunca mais. Tive uma nota de credito em meu poder por erros deles e demoraram 8 meses a pagar, de seguida dei baixa da electricidade e a mesma demorou 4 meses a ser desligada, resumindo, endesa nunca mais.
A minha experiência é diferente: a Endesa atendeu com toda a cordialidade uma reclamação que apresentei. Outro tanto não posso dizer da EDP comercial que perante mim, mantém uma dívida de várias dezenas de euros e teima em enviesar todas as respostas que dá às reclamações que lhe apresento de há três anos a esta parte.