Ter carro, por mais que seja sinónimo de uma maior facilidade de deslocação, também se traduz em despesas, por vezes avultadas e inesperadas. Desde o seguro, ao imposto único de circulação, inspeções e revisões, a lista é grande. Porém, existem formas de minimizar estes gastos.
Assim, no dia a dia, pode, e deve, adotar alguns comportamentos e estratégias de modo a preservar o seu carro e, consequentemente, reduzir despesas inesperadas.
Leia ainda: Carregamento de carros elétricos com apoio do Fundo Ambiental em 2023
Verifique os níveis de óleo do seu carro
A verificação do nível de óleo do seu carro é algo simples de fazer e que lhe pode poupar bastante dinheiro. Com o tempo é normal que o nível do óleo diminua ligeiramente. Assim, deve garantir que o verifica regularmente para evitar danos no seu automóvel.
Níveis baixos de óleo no carro podem levar a problemas com o motor e arranque. Se não verificar os níveis e continuar a conduzir assim, pode mesmo levar a danos que "obriguem" a reparação. Por sua vez, esta reparação, dependendo dos danos causados, pode ser dispendiosa. Assim, verifique os níveis regularmente, por exemplo uma vez por mês e, caso seja necessário, acrescente óleo. A verificação dos níveis de óleo é feita no capô, utilizando a vareta amarela.
Leia ainda: Mau tempo: O que fazer com o seguro da casa e do carro
Pressão dos pneus
Outro aspeto importante a ter em consideração é a pressão dos pneus. Tal como o óleo, também a pressão dos pneus vai diminuindo ao longo do tempo. Pneus com baixa pressão podem levar ao seu desgaste precoce, a uma direção desalinhada e, consequentemente, aumenta o risco de acidentes.
Deve verificar a pressão nos seus pneus com regularidade, especialmente antes de viagens longas. Além dos perigos inerentes à baixa pressão, também existem questões a nível financeiro, pois o desgaste dos pneus será maior e terá de os substituir mais depressa, o que resultará me mais gastos.
A pressão relativa aos pneus do seu carro encontra-se na lateral da porta do condutor. Aí, pode verificar os níveis de pressão requeridos para os pneus da frente e de trás, que pode variar. De seguida, deve dirigir-se a uma bomba de gasolina, selecionar a pressão que pretende que seja atingida e encher o pneu. É completamente gratuito.
Leia ainda: Sabe porque deve ter um Certificado de Conformidade do seu carro?
Veja o estado das escovas do limpa para-brisas
Outro aspeto que deve ter em consideração é o estado das escovas do limpa para-brisas. Estas escovas estão no vidro da frente e de trás e o seu papel é bastante importante. Elas são responsáveis pela limpeza dos vidros, especialmente em dias de chuva ou, quando decida usar água para limpar outro tipo de sujidade. Assim, é importante verificar o estado destas escovas de tempos a tempos, pois o seu desgaste pode ser rápido. Por exemplo, se vive numa zona onde neva muito no Inverno ou faz muito calor no verão, deve estar particularmente atento. As condições climáticas promovem a deterioração mais rápida das escovas, o que faz com que as deva substituir com regularidade.
Estas escovas podem ser encontradas em diversos sítios, nomeadamente super e hipermercados. Também as encontra em lojas de automóveis, no entanto, o preço pode ser mais elevado. A mudança destas peças é simples, já que são acompanhadas das instruções e asim evita pagar a mão de obra numa oficina.
Leia ainda: Vai comprar carro? Saiba o que são usados certificados
Tenha a revisão e inspeção em dia
Ter em dia a inspeção e a revisão do seu carro é fundamental. A inspeção é obrigatória e deve ser feita anualmente no respetivo mês de aquisição do carro. Se deixar passar o prazo para a fazer e tiver o carro em circulação, pode ser multado pela polícia.
No que diz respeito à revisão do seu carro, esta não tem tanta obrigatoriedade, no entanto, não deixa de ser importante. A frequência da revisão do automóvel é feita segundo o fabricante do mesmo. Além disso, deve ter em consideração o número de quilómetros, sendo que, o intervalo pode variar entre os 15.000 e os 50.000 km, dependendo do uso da viatura e do desgaste do motor. Deve também ter em consideração o intervalo entre revisões. Por exemplo, se utiliza pouco o seu carro, significa que vai demorar muito mais tempo para atingir os quilómetros necessários. Assim, se apenas tivesse esse aspeto em consideração, iria demorar muito até fazer a revisão seguinte. Nesses casos deve fazer a revisão, mesmo não tendo atingido os quilómetros necessários.
Leia ainda: Posso carregar o carro na garagem do condomínio?
Modere o seu estilo de condução
Algo que está diretamente relacionado com despesas inesperadas com o seu carro é o seu estilo de condução. Por vezes, é fácil esquecermo-nos disto, no entanto, a forma como conduzimos pode ter influência negativa no desgaste do automóvel.
Por exemplo, ter o hábito de conduzir com velocidade aumenta o consumo de gasolina por parte do carro. Assim, consequentemente, irá aumentar os seus gastos em combustível. Da mesma forma, conduzir com velocidade e fazer muitas travagens bruscas, aumenta o desgaste dos pneus e dos travões, o que levará a que os tenha de substituir com mais frequência.
Assim, deve adotar um estilo de condução regrado. No entanto, os benefícios não são apenas financeiros, pois uma boa condução previne acidentes e, consequentemente, protege a sua vida.
Leia ainda: Bateram no seu carro quando estava estacionado? Saiba o que fazer
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário