Os produtos de marca branca trazem poupanças significativas nas compras de supermercado e são já a escolha de muitas muitas famílias. Contudo existem pessoas que ainda mostram algumas reticências. Neste artigo fazemos as contas e mostramos a diferença de preço de alguns produtos de marcas brancas e marcas original.
Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.
Hoje em dia não há hipermercado que se preze que não tenha um conjunto variado de marcas de distribuição (por vezes chamadas de marcas brancas), que cobrem produtos tão variados como detergentes, papel higiénico ou géneros alimentícios. A particularidade dos produtos de marcas de distribuição é que são imensamente mais baratos e, em muitos casos, a diferença de qualidade é inexistente ou insignificante.
Ainda que as vantagens dos referidos produtos sejam evidentes, há quem ainda se oponha à sua compra, essencialmente por desconfiança quanto à qualidade e status associado.
Quanto à qualidade, posso afirmar por experiência própria que na grande parte dos casos não há diferenças significativas, e certos produtos até são melhores que marcas consagradas, isto já para não falar que quase todos estes produtos têm a máxima "100% satisfeito ou devolvemos o seu dinheiro". Já quanto ao status, pode ser que com as contas que lhe vou mostrar passe a pensar que mais vale dinheiro no bolso.
As contas
Para mostrar o potencial de poupança que existe na compra de marcas de distribuição, fiz um pequeno exercício para perceber qual seria a diferença entre comprar um cabaz de marcas conhecidas e um cabaz de marcas de distribuição. Neste exercício só analisei guardanapos, papel higiénico, detergente para a loiça, sabonete e bolachas.
Neste pequeno cabaz, o valor gasto nas marcas conhecidas é €219,62 e nas marcas de distribuição é de €122,50, uma diferença de €97,12. É evidente que dependendo das escolhas concretas a diferença pode ser menor ou maior, mas é evidente que o potencial de poupança com as marcas de distribuição é enorme - neste exemplo "poupámos" quase € 100, agora imagine as centenas de euros que poderá poupar se adoptar esta solução para muitos mais produtos.
Partilhe connosco: se já usa marcas de distribuição diga-nos quanto é que acha que poupa ao fim de um ano; se [ainda] não usa marcas de distribuição, diga-nos o porquê.
Já agora! Aproveitamos para partilhar consigo o artigo "Compensa comprar em maiores quantidades?"
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #marcas brancas,
- #poupança
Comprar produtos mais baratos, como as marcas brancas pode contribuir para balancear as economias pessoais. No Brasil, atualmente existe uma redução de impostos (IPI) para a chamada linha branca que são produtos mais simples – como eletrodomésticos – que são essenciais para todas as pessoas. Parabéns pelo site. ADMR
Muito bom seus artigos uma ótima fonte de pesquisa, parabéns.
seu blog é ótimo com informações inovadoras e colocadas de uma forma gostosa de se ler, parabéns e sucesso!!!!
O que o David Neves diz é a pura das verdades. Já uma vez aqui o tinha referido, tinha um amigo que trabalhava no continente e era ele que me dizia qual a marca que em determinado momento fornecia por exemplo o leite marca continente, e outros produtos.
É tudo uma questão de se perder alguma meia hora nas compras (pelo menos ao inicio, depois habituamo-nos), mas ao passar na caixa compensa bem.
E depois temos outras lojas como por exemplo o Lidl, que ao principio também punha algumas dúvidas, porquê? Porque não conhecia as marcas. Comecei por levar alguns produtos para experimentar, verdade seja dita alguns não valem mesmo nada, mas também é verdade que outros compensa muito bem, mesmo em relação às marcas brancas dos hipermercados.
É tudo uma questão de irmos experimentando.
Olá, muitas pessoas continuam com a ideia que os produtos de marca branca não tem qualidade, na verdade os produtos de marca branca são produtos de marca, apenas é retirado o logotipo do real produtor e assim o produto fica mais barato pois não temos de pagar a publicidade, pois é, a diferença de valores referem-se a pagamento de publicidade e a algum abuso por o produto ser enventualmente “melhor”. Em alguns produtos é facil saber de que marca é o produto de linha branca que levamos. Faço um desafio a quem ler isto e duvida desta realidade, nos produtos de alimentação de origem animal é obrigatorio o selo de celebridade que indentifica a marca do produto, que é um simbolo oval e contém tres inscrições, o codiço do pais, o codigo do produtor e o Codigo da organização que pertence. no caso dos produtos portugueses sera PT no pais e CE de comunidade europeia, o codigo do porudutor dependera de qual seja. Desafio entao a vereficar esse selo de celebridade nas salsichas de marca nobre e salsichas continente, são iguais; nas salsinhas isidoro e nas salsichas marca “é” , são iguais.