Durante os meses de frio são precisos mais cuidados para evitar constipações e outros problemas de Saúde que podem tornar-se gastos pesados no orçamento familiar.
Quando acabam os meses de frio e começam a surgir mudanças na temperatura tendem a surgir os maiores gastos a nível de saúde. Assim, seguem-se algumas dicas para poupar na Saúde em tempos de alterações constantes.
Cuidados no dia-a-dia
A poupança começa por alterar alguns hábitos do seu dia-a-dia. Proteger a sua saúde em qualquer altura do ano deve começar por vestir-se adequadamente à temperatura. Quando está um dia de sol a primeira coisa que apetece é arrumar a roupa de inverno e começar a vestir coisas mais leves, mas cuidado. Um dia pode estar sol e temperaturas mais altas e no dia seguinte já estar mais frio ou até mesmo chover. Por isso, precisa de manter os agasalhos. Porém, atenção, não deve vestir roupa a mais ou demasiado quente, uma vez que também não é saudável passar o dia com muito calor.
Algo muito importante é a hidratação. Deve sempre consumir água durante o dia, mas pode também em dias mais frios optar por bebidas quentes. Em dias de maior calor opte por algo refrescante. O importante é manter-se hidratado.
Por outro lado, também precisa de se manter ativo. O exercício físico é importante em qualquer rotina e ajuda a prevenir doenças como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Mesmo em dias mais frios procure praticar atividade física.
Pondere ainda fazer algumas alterações na sua casa, nomeadamente no que diz respeito a limpezas, sendo que o ideal é aumentar a sua frequência. Para além de fazer limpezas mais vezes, deve ter mais atenção ao tipo de limpeza. Limpar a fundo vai tratar da humidade e ácaros no ar. O pó é responsável por grande parte das doenças respiratórias e contribui para o agravamento dos sintomas de doenças como a rinite.
Consultar regularmente um médico
Deve consultar um médico regularmente. Os médicos podem identificar sinais precoces de doenças e podem ajudá-lo a tomar medidas preventivas para evitar problemas de saúde mais graves. Assim, deve fazer um check-up geral com um médico, pelo menos, uma vez por ano. Durante esta consulta, o médico vai avaliar a sua saúde, fazer exames físicos e pedir exames de sangue, e outros testes, se necessário.
Existem algumas formas de poder fazer estas consultas regulares, mas sem gastar muito dinheiro. Em Portugal, o Sistema Nacional de Saúde não é totalmente gratuito e têm de ser pagas taxas moderadoras, mas de valores acessíveis. Assim, pode recorrer a estes serviços públicos para fazer as suas consultas.
Todos os utentes com menos de 18 anos estão isentos de qualquer pagamento, tal como as pessoas que consigam comprovar que tenham dificuldades financeiras.
Leia ainda: Como marcar uma consulta no sns através do serviço online.
Poupar na Saúde com um seguro
O seguro de saúde é um contrato que oferece cobertura financeira para despesas médicas e de saúde, mediante o pagamento de um valor mensal à seguradora, responsável por cobrir uma parte dos custos de alguns tratamentos médicos.
Existem diferentes tipos de seguros de saúde. Alguns planos cobrem apenas serviços médicos básicos, mas existem outros que oferecem coberturas mais amplas, incluindo exames de imagem, cirurgias e internações hospitalares.
As vantagens do seguro de saúde incluem a possibilidade de obter tratamento médico e de saúde privados sem ter de pagar despesas elevadas, além da possibilidade de escolher os profissionais e serviços de saúde.
Porém, é importante lembrar que o seguro de saúde não cobre todas as despesas médicas e que existem algumas limitações. Por isso, deve ler com atenção as condições do contrato e entender quais são as coberturas e os limites de reembolso para cada tipo de tratamento e serviço.
Os seguros de saúde, apesar de serem uma despesa adicional para o seu orçamento, acabam por ser vantajosos a longo prazo. Mesmo que utilize o SNS, existem alguns serviços de saúde que não estão incluídos, como dentista.
Leia ainda: Seguro de saúde: Como escolher e o que ter em consideração?
Poupar na farmácia
Existem várias formas para poupar nos gastos de saúde e uma delas é poupando na farmácia. Poupar na farmácia não significa evitar comprar os medicamentos de que precisa, mas sim tentar encontrar promoções ou preços mais acessíveis. Veja as seguintes dicas.
- Compre genéricos: os genéricos são medicamentos equivalentes aos medicamentos de marca, mas com um preço mais baixo. Eles são tão seguros e eficazes quanto os medicamentos de marca, mas são mais baratos, por isso sempre que poder deve optar por comprar genéricos.
- Compare preços: As farmácias podem ter preços diferentes para os mesmos medicamentos. Irá precisar de comparar os preços do mesmo medicamento em diferentes farmácias. Assim irá garantir que compra sempre ao preço mais baixo.
- Use programas de desconto: Muitas farmácias oferecem programas de desconto que podem ajudar a reduzir o custo dos medicamentos. Esses programas podem ser baseados em cartões de fidelidade, cupões ou promoções que podem estar a acontecer.
- Pergunte ao seu médico sobre amostras grátis: Os médicos às vezes recebem amostras grátis de medicamentos de representantes farmacêuticos. Pergunte ao seu médico se ele tem alguma amostra grátis quando lhe receitar algum medicamento.
- Utilize as farmácias online: Algumas farmácias online podem oferecer preços mais baixos em medicamentos. Entre as que pode utilizar constam, a títuloo de exemplo, A Tua Farmácia e Farmácias Portuguesas.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário