Mapa de responsabilidades de crédito
O mapa de responsabilidades de crédito é um documento a que pode aceder via site do Banco de Portugal. Este mapa resume a nossa situação financeira, já que contém informação sobre todos os créditos em que é devedor, avalista ou fiador.
Se os seus créditos colocam em causa o equilíbrio da sua carteira, considere a consolidação antes de entrar em incumprimento. Fale com os nossos especialistas e poupe dezenas ou mesmo centenas de euros por mês.
Quem pode consultar o mapa?
O mapa pode ser consultado por entidades financeiras (nomeadamente bancos) caso a pessoa esteja a pedir um crédito. Pode, ainda, ser consultado pela própria pessoa ou por alguém com um mandato para consultar.
Qual a periodicidade de atualização do mapa?
O mapa, por norma, é atualizado numa base mensal, através de comunicação por parte dos bancos e outras entidades.
Leia ainda: Alugar um cofre no banco: Como proceder e quais os custos?
Qual a informação presente no mapa?
O mapa contém um conjunto bastante variado de informação, nomeadamente:
- Créditos para compra de habitação, automóveis e outros que a pessoa tem atualmente em dívida;
- Valor de eventuais descobertos bancários;
- Montante em dívida nos cartões de crédito;
- Informação sobre a situação atual de todos os empréstimos, ou seja, se a pessoa tem vindo a cumprir o pagamento das prestações ou se, pelo contrário, há algum incumprimento;
- Informação sobre a data em que os empréstimos foram contraídos, assim como informação sobre a data de fim dos empréstimos;
- Valor total em dívida em cada um dos créditos contraídos;
- Valor mensal das prestações de cada um dos créditos, bem como a periodicidade dessa prestação. Ou seja, se o pagamento é mensal, anual ou outro ;
- Eventuais garantias prestadas para obter financiamento;
- Montantes por utilizar nos cartões de crédito.
Como consultar este mapa?
Tal como referido acima, pode consultar este mapa através do site do regulador. Para tal, basta fazer oseguinte:
- Autenticar-se usando os dados de acesso ao Portal das finanças, ou seja, através da introdução do seu número de contribuinte e senha de acesso;
- Alternativamente, pode autenticar-se através da utilização do cartão de cidadão.
Para além disso, é de referir que para o caso de empresas esta informação também se encontra disponível (basta entrar no site utilizando as credenciais de acesso ao portal das finanças).
Qual a importância desta informação para os bancos?
Este documento é muito importante para os bancos, sendo sempre um documento solicitado, aquando do processo de pedido de um crédito. Assim, com base no mesmo, os bancos podem obter um conjunto de informações muito importantes, nomeadamente:
- Verificar se o cliente tem histórico de incumprimento noutros empréstimos. Assim, se for um cliente com um histórico negativo, é um mau indicador para o banco, pelo que a probabilidade de obter um novo empréstimo é reduzida;
- Com esta informação é possível calcular a taxa de esforço do cliente com outros créditos, já que este documento possui o valor total das prestações pagas atualmente.
Para além disso, a comunicação de todas as informações ao regulador é obrigatória.
Em resumo, é uma informação muito importante para os bancos, sendo que todos eles podem ter acesso a este documento. Assim, o mesmo permite ao banco identificar potenciais clientes de risco, reduzindo no geral o número de incumprimentos.
Ou seja, é um instrumento muito importante no sentido de manter a estabilidade no sistema financeiro como um todo.
Leia ainda: Quem renegociar créditos não fica “marcado” no Banco de Portugal
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário