Atualmente
O desconto consiste no seguinte: faz compras de pelo menos €30 de compras no Continente, depois vai à Galp e recebe no seu cartão Continente €0,10/litro, que pode utilizar nas próximas compras no Continente.
Agora vejamos, para aproveitar ao máximo o desconto, compro €30 no Continente, abasteço 60 litros de combustível (o máximo) na Galp e obtenho €6 em cartão, que aproveito para compras no Continente, que pago integralmente com o saldo do cartão. Com este cenário obtemos um desconto de 4,8%.
Leia ainda: Como a Internet o pode ajudar a poupar combustível
Cálculo do desconto
- Gasto: €30 [Continente : 1ª vez] + €1,473 x 60 litros [Galp] + (€6 - €6 [ver desconto abaixo]) [Continente: 2ª vez, em que utilizo integralmente o valor em cartão]= €118,38.
- Obtenho um desconto de: 60 litros * € 0,1 = € 6.
- Obtenho bens no valor de: €30 [Continente: 1ª vez]+ €1,473 x 60 litros [Galp] + €6 [ Continente: 2ª vezl] = €124,38.
- Desconto: 4,8% = ( 1 - €118.38/€124,38).
Anteriormente
Mas como era antigamente?
Antigamente o Continente oferecia um desconto de €0,05/litro em compras a partir de €30, que poderia ser usado na Galp. Por sua vez, após o abastecimento a Galp oferecia um desconto adicional equivalente a €0,05/litro em compras superiores a €15 no Continente.
Para maximizar este desconto, o procedimento seria semelhante ao anterior: compras de €30 no Continente, abastecia 60 litros na Galp (com €0,05 de desconto imediato em cada litro) e depois fazia compras de pelo menos €15 no Continente, pagando apenas €12, devido ao desconto obtido na Galp. Com este cenário o desconto seria de 4,5%
Cálculo do desconto
- Gastava: €30 [Continente: 1ª vez] + ( € 1,473 - €0,05 [ver desconto abaixo]) x 60 litros [Galp] + (€15 - €0,05 x 60 litros [ver desconto abaixo]) [Continente: 2ª vez, em que pago apenas o diferencial] = €127,38
- Obtinha um desconto de: 60 litros * € 0,1 = € 6 (€ 3 na Galp, €3 no Continente)
- Obtinha bens no valor de: €30 [Continente: 1ª vez] + € 1,473 x 60 litros [Galp] + €15 [Continente: 2ª vez]= € 133,38
- Desconto: 4,5% (1 - €127,38/€133,38)
Desconto atual aparentemente mais favorável
Pelos resultados acima, podemos ver que, maximizando os descontos, a nova modalidade de descontos parece financeiramente mais vantajosa do que a anterior, embora a diferença seja pequena.
Contudo, esta nova modalidade de descontos tem o problema acrescido de que só se concretiza com a 2ª compra no Continente, ao contrário da anterior, em que €0,05/litro eram logo obtidos no abastecimento de combustível. Ou seja, para ter qualquer desconto é "obrigado" a fazer uma visita adicional ao Continente; se é cliente habitual não tem grande impacto, mas se só queria aproveitar o desconto ficará mais condicionado.
Adicionalmente, o novo desconto é menos flexível, uma vez que está sempre associado a um cartão Continente, enquanto anteriormente bastaria a apresentação de um talão. Esta situação limita claramente a transmissão de descontos entre familiares e amigos.
A decisão é sempre sua
Acima de tudo, a ideia deste artigo é realçar que no que toca a descontos o importante é conhecer em detalhe os pormenores e modo de funcionamento dos mesmos, por forma a ser possível decidir de acordo com o que lhe é mais favorável.
Uma questão para debate
Vê mais algum cenário em que a modalidade anterior do desconto fosse mais favorável?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #combustíveis,
- #Continente,
- #descontos,
- #poupança
Eu já usufrui do desconto por duas vezes e sempre sem quaisquer problemas.
No final e após pagamento do combustível é entregue um talao idêntico ao do continente onde consta qual o valhor ganho e a data a partir da qual está disponível!
… Verifiquem sempre no final da operação se consta efetivamente lá o valor comigo nunca falhou.
NOTA: Em abastecimentos em pré-pagamento, à semelhança de quando era emitido o talao de desconto para o continente, tem de se ir buscar o talao após abastecer uma vez que ele nao é dado aquando do pagamento. Nao custa nada e ficam com a confirmaçao…
Manuel, já somos dois. E certamente haverá bem mais pessoas com o mesmo problema. Já abasteci na Galp, entregando o “famoso” talão acompanhado com cartão continente e o saldo não foi parar ao cartão. Fui fazer compras NO DIA SEGUINTE e nada ! Vieram com a desculpa de erro no sistema, ou seja, estas grandes empresas têm muito esta mania de culpar o sistema. É como o que se passa com os descontos nas prateleiras que, quando passam na caixa, desaparecem como por magia. E a culpa é novamente do sistema ! Escusado será dizer que fiquei sem o desconto e empurram a culpa uns para os outros: Continente diz que é a Galp a responsável e vice-versa. Tiraram o nome vice-versa da campanha, mas acho que agora é que se aplica na perfeição ! Redes sociais e comunicação social ! Temos de divulgar e proteger os enganados pelos tubarões !
Abasteçam em Setúbal , Bombas do Jumbo, ou Volta da Pedra a caminho de Palmela. Abraços
O app Gasol, da Optimus, diz-vos quais são os preços diários das bombas de gasolina mais próximas, no raio que escolherem, estejam onde estiverem (tem função de geolocalização).
ALERTA !!!
Faz 15 dias que efectuei um abastecimento de combustível num posto Galp com talão de desconto fornecido pelo Continente.
Na factura que me foi entregue constava o montante pago e o crédito efectuado ao cartão. No dia seguinte fui fazer compras ao hipermercado Continente do Colombo e verifiquei que o crédito não constava no cartão. Reclamei no balcão de apoio ao cliente e disseram-me que devia apresentar a reclamação no posto de abastecimento (imaginem que tinha abastecido em Faro ou no Porto!). Não aceitei a justificação e preenchi o livro de reclamações. Em simultâneo ficaram fotocópias das facturas Galp e Continente para que internamente se procurasse uma justificação a ser dada por contacto telefónico. Acrescentei que seria certamente do interesse do Continente perceberem o que se estava a passar, já que alguns clientes não teriam certamente a mesma tolerância que eu estava a ter.
Hoje, 15 dias passados, efectuei novo abastecimento e a situação repetiu-se.
Voltei ao balcão de apoio ao cliente e a atitude foi a mesma (reclamar no posto de abastecimento!). Confirmei ainda que o primeiro crédito não tinha sido efectuado e o segundo idem. Normalmente deito fora as facturas de combustível (em regra) e foi uma sorte não o ter feito nestes dois últimos abastecimentos, caso contrario não teria qualquer comprovativo quer do abastecimento quer do crédito que consta no talão Galp a reflectir no cartão de cliente Continente. Pedi para falar com alguém que acompanhasse estes problemas e a funcionaria deslocou-se a um gabinete anexo e reportou a situação a um colega a quem ouvi em tom jocoso comentar: “ai ele quer falar com alguém, eu vou lá falar com ele”. Apresentou-se como o director da loja numa atitude vaidosa do seu cargo e de total falta de humildade e modéstia dizendo que a reclamação que eu tinha feito há 15 dias era primeiro analisada por um advogado e que essas coisas demoram (…). Referi que tinham também ficado cópias de todos os talões e que era suposto que a loja ou o continente tivessem analisado (extra livro de reclamações) e me contactassem já que era um assunto que interessava a ambas as partes. Este director de loja teve a lata de confirmar que já estava a par da situação e acha estranho que eu me indigne por ao fim de 15 dias não tenha ainda tido uma resposta. Falei-lhe que iria para a comunicação social divulgar o problema e nesse momento tornou-se agressivo, afirmando que eu estava a querer fazer chantagem e que se o quisesse fazer para avançar, dando a entender que se estaria borrifando para a situação.
Em conclusão: dois abastecimentos com talão Continente em posto de abastecimento aderente da Galp e 0€ no cartão Continente! Péssimo atendimento por parte de quem tinha obrigação de resolver o problema.
Já pensou em colocar a questão no facebook? 🙂
ja me aconteceu debitarem em cartao o desconto de 5€ 1%em 500€de conpras e no dia seguinte ja la nao estava tendo sido reconhecido pela opertadora de caixa que me disse
ontem o sr tinha 5€ em cartao lembro-me perfeitamente
deve reclamar no balcao o que entretanto nao fiz por falta de tempo para la estar a esperaNão terá o Manuel de Brito um cartão perdido, em mãos alheias?
Neste caso, alguém está a utilizar os seus créditos em cartão. Terá que anular o cartão perdido.
Já perdi muitos euros à custa disso.
Creio que na anterior modalidade, os descontos de fim de semana eram à Sexta e Sábado, E agora? Serão ao Sábado e Domingo?
Para as empresas o desconto atual é mais vantajoso.
A Galp tem beneficios em termos de tesouraria / liquidez, uma vez que o desconto deixa de ser imediato e passa a estar disponivel apenas no dia seguinte, numa compra no Continente.
respondendo à questão para debate: no novo modelo de desconto “Com este cenário obtemos um desconto de 4,8%.” sendo que tem que colocar 60 litros de combustível, o que é muito difícil, dado que a maioria dos veículos ter um depósito de 50 litros (valor já por cima). Retirando os litros da reserva, 5 litros no mínimo.
Já se foi a vantagem. 🙂
Na realidade a Galp e BP baixam ou sobem os preços conforme tem concorrência, perto, das “low cost” ou não. Além disso tem bombas que só baixam os preços, normalmente 5 ou 6 cêntimos em determinados dias da semana, por exemplo na minha zona Azeitão, Setúbal, Almada umas baixam à 4ªfeira outras ao fim de semana e ainda outras todos os dias da semana. Claro que é preciso saber os dias, antecipadamente. Eu por exemplo prefiro meter na BP nos dias em que tem descontos e pago com o cartão de crédito da BP porque tem sempre um desconto adicional de 6% o que corresponde normalmente a 8 cts
por litro no gasóleo. Quanto ao desconto da Sonae só uso se a Galp estiver com preço reduzido.
De salientar que no dia a seguir o preço era de 1,41x.
Existe um promenor que ocorreu na Galp de Viseu, eles subiram os preços do combustivel(afixado no placar) e depois deram o desconto de 5cent + 10cent em cartao continente.
Ou seja na prática apenas obtivemos um desconto de 10cent em catão, uma vez que para darem o desconto de 5 cent subiram no placar o preço em 5 centimos.
Cambada de labrões são o que são, estive 1h na fila a espera para ter esta surpresa, imaginem o preco do gasóleo estava a 1,464, ali ao lado estava a BP a 1,388..Façam as contas e vejam para onde vão os descontos..Marketing, Ganham o continente e a Galp, porque ninguem me paga o combustivel que tive de utilizar no carro para não passar frio.