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Revolut: o que é e como funciona?

Saiba o que é, como obter e quais as vantagens e desvantagens.

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Revolut: o que é e como funciona?

Saiba o que é, como obter e quais as vantagens e desvantagens.

Se é um viajante assíduo, especialmente para países fora da zona euro, sabe que, sempre que faz um levantamento de dinheiro no estrangeiro, é-lhe cobrada uma taxa nunca inferior a 5%. A este valor acrescem as habituais taxas de câmbio e impostos de selo. Para solucionar esta questão e poupar vários euros nas suas viagens, existe um cartão que serve este propósito dos viajantes (e não só) – o Revolut

O que é “Revolut”?

A Revolut é uma alternativa digital à banca tradicional, com a oferta de um conjunto de soluções de baixo custo. Permite ter uma conta exclusivamente online e um cartão de débito associado –o Revolutda rede Mastercard, que pode ser utilizado gratuitamente. A Revolut está presente em países como Estados Unidos, Canadá, Singapura, Japão, Austrália e Nova Zelândia e também em Portugal. O serviço permite a criação e carregamento de uma conta online, a partir da qual pode fazer pagamentos e compras online no estrangeiro. Tem acesso à sua conta digital através da aplicação em dispositivos móveis. É com essa app e através da criação de um cartão virtual, que realiza todas as operações, desde transferências a pagamentos. Caso queira realizar pagamentos da forma tradicional pode, através da app, requerer um cartão físico.

Como posso criar uma conta e obter este cartão?

Para criar uma conta Revolut siga estes passos:

  1. Ir ao site da Revolut – www.revolut.com – e indicar o seu número de telemóvel;
  2. De seguida ser-lhe-á enviada uma mensagem com o link para descarregar a aplicação para o seu smartphone;
  3. Após instalação, preencha os dados que lhe são pedidos: nome, data de nascimento, morada e e-mail;
  4. Após o registo pode optar por um dos três planos de serviço: Standard (gratuito), Premium (custo mensal de 7,993) ou o Metal (custo mensal de 13,99€);
  5. De seguida pode efetuar a ativação da conta bancária online, que terá um IBAN europeu e para a qual pode fazer transferências a partir da sua conta habitual;
  6. Neste momento ser-lhe-á pedido um top up (depósito de 10€), para ativação da conta. Este valor pode ser transferido da sua conta à ordem habitual, através de um cartão da rede Visa, Mastercard ou Maestro, ou mesmo através do Google Pay, ficando disponíveis para utilização imediata,
  7. A aplicação solicita o envio de uma cópia do cartão do cidadão e de uma foto do utilizador.

Quais as principais características dos principais planos disponibilizados pelo serviço?

Revolut Standard: Nesta conta o cliente tem direito a:

  • uma conta bancária corrente grátis no Reino Unido;
  • um IBAN europeu gratuito;
  • fazer compras em mais de 150 moedas à taxa de câmbio real;
  • não cobrança taxas em câmbio envolvendo as 29 divisas, até 6.000€ por mês de gastos;
  • nem comissões por levantamentos em caixas automáticas (até 200€ por mês).

Revolut Premium: Para além das vantagens de uma conta Standard, permite também:

  • o câmbio entre as 29 divisas sem limite de gastos mensais;
  • a não cobrança de taxas nem comissões em levantamentos em ATM's até um máximo de 400€ por mês;
  • acesso a seguro médico no estrangeiro;
  • seguro contra voos e bagagem atrasados;
  • acesso instantâneo a cinco criptomoedas, entre outras…

Revolut Metal: Para além de englobar todas as vantagens da Premium, oferece:

  • um cartão contactless em metal;
  • cashback de 0,1% em compras feitas com cartão Revolut Metal na Europa e de 1% nas compras feitas fora da União Europeia.

Quais as vantagens associadas a esta conta / cartão Revolut?

  • A transparência nos câmbios. É possível converter automaticamente o saldo de uma moeda para outra, entre as 29 divisas mundiais suportadas pela aplicação. Isto sem comissões de câmbio (à taxa de câmbio real);
  • A poupança maior nos câmbios está, se a conversão se fizer dentro da própria app. Isto é, imagine que viaja para os Estados Unidos da América, antes de levantar dinheiro deverá converter a quantia que pretende levantar, de euros para dólares. Só então deve fazer o levantamento numa caixa ATM norte-americana. Neste caso poupará muito dinheiro só pela taxa de câmbio utilizada;
  • Pode levantar dinheiro sem fazer previamente o câmbio na app, dado que este é feito automaticamente no momento em que é preciso. Naturalmente, se a taxa de câmbio tiver piorado entretanto, teria rendido mais fazer o câmbio mais cedo, na app. Mas, pelo contrário, se a taxa de câmbio estiver a evoluir de forma favorável, quanto mais tarde for feito, menos se gasta (e o mais tarde possível é no momento em que se passa o cartão) . Para além disso, o processo de converter primeiro o dinheiro na app é mais moroso que de deixar aguardar pela conversão automática.
  • Não cobrança de taxas e comissões em operações de pagamento de compras, transferências nacionais e internacionais, entre diferentes divisas. Sendo possível transferir dinheiro de forma gratuita para cerca de 130 nações;
  • Efetuar levantamentos nas caixas automáticas do estrangeiro, sem custos, ainda que com limites mensais;
  • Carregamento da conta gratuito, se feito a partir da associação de um cartão de débito;
  • Através da aplicação pode bloquear e voltar a desbloquear o cartão de imediato, em caso de perda ou roubo por exemplo, bem como escolher ou alterar o código PIN do cartão;
  • Pode ativar na aplicação uma funcionalidade que impeça a utilização do cartão se ele estiver afastado do seu telemóvel (por exemplo, se for roubado sem se dar conta disso);
  • Em caso de perda ou roubo do cartão durante a viagem, pode pedir uma segunda via para a morada onde se encontra no momento;
  • As transferências entre contas Revolut são imediatas;
  • Pode adicionar o cartão Revolut à sua app da Uber ou Cabify, por exemplo, e dessa forma, poupar dinheiro nas viagens.

Recentemente esta aplicação obteve uma Licença Bancária Europeia e está a anunciar novas funcionalidades para breve, incluindo em Portugal. Por exemplo: implementar, até ao final do ano, a domiciliação de vencimentos e a concessão de crédito com taxas de juro, que promete, serem atrativas.

Quais as principais desvantagens?

  • O carregamento da conta Revolut através de transferência bancária pode demorar até 3 dias e dependendo do seu banco, pode ter custos associados; 
  • O carregamento da conta Revolut através de cartão de crédito tem um custo associados de 1% do valor transferido;
  • Nas transferências bancárias internacionais, o dinheiro pode demorar entre dois ou três dias úteis a ficar disponível; 
  • Existem limites nos valores de levantamentos, para não pagamento de taxas, de 200€ na conta gratuita (Standard), de 400€ na conta Premium e de 600€ na conta Metal. A partir destes valores é cobrada uma taxa de 2% (mesmo assim, inferior à taxa cobrada por outros bancos);
  • Apesar de não ser necessário dominar o inglês (pois a empresa já disponibiliza uma versão portuguesa da aplicação), caso algo corra mal, continua a ter de estar preparado para contactar uma linha de apoio ao cliente, em Inglês;

Contas Revolut e Autoridade Tributária: 

Pode dizer-se que, o que começou por ser uma startup se está a tornar num banco digital. No entanto, as respetivas contas são contas de pagamento e, como tal, os contribuintes detentores das mesmas não estarão obrigados a declará-las no Anexo J da Declaração Modelo 3 do IRS. Em Portugal, a Revolut tem vez mais utilizadores, principalmente na comunidade viajante. Já é o sétimo país com mais utilizadores da solução. Na Europa, conta já com mais de 4 milhões de clientes, o que faz com que o volume mensal de transações tenha duplicado desde julho de 2018 até janeiro deste ano. 
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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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73 comentários em “Revolut: o que é e como funciona?
  1. Boa tarde,

    pedi o meu cartão em fins de setembro, como até novembro não recebi o cartão, pedi um novo no dia 27 de novembro, 30 de novembro acabei por o receber, mas já tinha dado baixa do mesmo e pedido outro. hoje dia 8 janeiro ainda não recebi o respetivo cartão, é normal demorar tanto tempo?

  2. Boa tarde. Acabei de voltar da Hungria onde levantei dinheiro numa ATM. Ainda que na lista da Revolut_FreeATM diga que na maioria das ATM’s não se paga taxas, experimentei levantar em várias e todas elas cobravam taxa, acabei por pagar cerca de 5€ por um levantamento de 50€, ainque que tenha convertido a moeda do cartão Revolut para a moeda do país. Alguém me pode explicar o porquê de sempre me ter sido pedida taxa de levantamento? Terá alguma coisa a ver com o tipo de ATM? As que experimentei eram daquelas que “não pertencem a nenhuma marca de banco”, será por isso? Terei de levantar apenas nas ATM’s que estejam associadas a um banco? Obrigado

    1. Olá, Ruben.

      Há essencialmente dois tipos de taxas que podem ser cobradas num levantamento de dinheiro no Multibanco:

      1. Taxas cobradas pelo emissor do cartão (Visa, Mastercard, etc). Sendo que muitas vezes há também um acrescento do próprio banco (cartões idênticos em bancos diferentes nem sempre estão sujeitos às mesmas taxas). Se estivermos a falar de levantamentos em moeda diferente da do cartão, para além da taxa de levantamento, há normalmente uma taxa de conversão de moeda.
      No caso do Revolut, não cobram pela conversão da moeda e há apenas uma taxa (salvo erro de 2% do valor da transação) depois de ser atingido um determinado montante mensal.

      2. Taxas cobradas pela entidade que gere a máquina multibanco. Esta taxa acresce às taxas do cartão e, regra geral, a máquina ATM é obrigada a avisar da sua cobrança antes de fazer o levantamento. Normalmente os clientes do próprio banco costumam estar isentos destas taxas mas nem sempre é assim.
      Tipicamente aqui a situação varia muito de país para país. Por exemplo, em Portugal, as máquinas da rede multibanco não cobram qualquer taxa adicional. Há uns anos atrás, creio que as máquinas da rede ATM cobravam, não sei se ainda é o caso. Nos EUA é muito comum as máquinas colocadas em centros comerciais ou outros estabelecimentos cobrarem estas taxas (e que variam de ATM para ATM). Quando estive no Japão, há um par de anos atrás, a situação era muito variável – havia lojas de conveniência que cobravam esta comissão (e bem alta, em alguns casos) e outras que não. Comecei a escolher as lojas de conveniência que visitava em função de querer levantar dinheiro ou não, para ir apenas às que não me cobravam. Ainda há tempos, na Galiza, tive muita dificuldade em encontrar um ATM que não quisesse cobrar comissões.

      Fiz uma pesquisa rápida por “free atm hungary” e o que encontrei é que nenhum dos principais bancos cobra comissões pelos levantamentos. Mas nada é dito quanto a outro tipo de ATM (por exemplo, as dos centros comerciais). É possível que seja isso, como refere. Na dúvida, o melhor mesmo é experimentar várias ATMs, comparar as comissões cobradas em cada uma e tentar perceber qual a mais barata ou qual o padrão. E, se não se conseguir encontrar nenhum gratuita, dar preferência a procurar primeiro ATMs localizadas em bancos e evitar as que estão localizadas nos grandes pontos de passagem, normalmente mais caras.

    1. Olá, boa noite! Aderi ao Revolut por ir viajar ao Brasil, queria já fazer o câmbio da moeda na app e não me é possível. É que nem aparece essa moeda na opção câmbio. Ao pagar e levantar dinheiro lá irei pagar taxas!? Obrigada

      1. Olá, Regina.

        No que diz respeito ao pagamento de serviços (compras em loja ou restaurante, por exemplo), o Revolut não cobra taxas.

        Quanto a levantamentos em ATM, não são cobradas taxas até ao limite mensal de 200€. A partir daí são cobrados 2% por cada levantamento (sendo que a própria ATM pode cobrar uma comissão própria, mas aí já não tem nada a ver com a Revolut).

    1. Olá, Henrique.

      Desconheço a expressão. Será que consegue descrever o que pretende com outras palavras?

      Em qualquer caso, sugiro que peça ajuda junto do apoio da Revolut, deve ser mais eficaz…

    2. No passado sábado quiz fazer uma transferência da minha conta para o Revolut dava erro e tentei 8 vezes ,qual o meu espanto , tiraram da conta 800 euros da minha conta e ainda hoje não tenho o dinheiro no Revolut….envio o e-mail para o suport vem devolvido ligo fala me em língua inglesa….
      Falei com o meu banco dizem que o dinheiro foi transferido.
      Preciso de ajuda não sei o que fazer.
      Obrigado

  3. Com o meu cartão Revolut posso levantar dinheiro na caixa MB, certo?
    Ao faze-lo com um cartão débito vulgar pede um PIN de 4 algarismos
    Tentei com o Revolut a primeira vez e pede um PIN de muitos 8 ou 9 algarismos.
    O único número grande que tenho é o número de IBAN. É esse que insiro no MB?
    Manuel

    1. Boa tarde Manuel,
      Agradecemos a sua mensagem.
      De facto poderá aparecer mais do que 4 espaços para introduzir o PIN, no entanto apenas introduz os 4 números do seu PIN e carregua no verde para avançar. 🙂
      Qualquer questão de futuro inteiramente ao dispor,
      Obrigada.

    1. Olá, Henrique.

      Salvo erro o Revolut apenas disponibiliza contas singulares ou para empresas.

      Em qualquer caso, seria uma questão a colocar no apoio ao cliente da Revolut…

  4. “não estarão obrigados a declará-las no Anexo J da Declaração Modelo 3 do IRS.” – Esta frase não terá um “não” a mais no início? Obrigada

    1. Olá, Anabela.
      Não, a frase está correta. Aliás, pode encontrar esse mesmo entendimento neste Ofício Circulado das Finanças.

      Mas mesmo que declare a conta no anexo J não terá qualquer influência no cálculo do IRS. É apenas uma informação prestada às Finanças (que, neste caso concreto do Revolut, não é obrigatório prestar), o saldo da conta não entra nas contas do imposto.

  5. Outro problema associado, é não se conseguir ter uma conta Revolut, por motivo de falta de acordo nos bancos portugueses, se por exemplo uma pessoa que tem uma conta na caixa geral de depósitos, não consegue fazer o registo e por conseguinte criar a conta!!! Ao que parece os bancos estão a ficar receosos com estás novas alternativas!

    1. Olá, José.
      Pode detalhar um pouco mais? Já fiz o meu registo na Revolut há muito tempo mas, que me lembre, não tive de dar qualquer indicação sobre se tinha conta noutros bancos e muito menos em quais.

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